20 de janeiro de 2010

Baiana abençoada

Uma carreira iniciada em 1982 na EMI-Odeon foi o início de uma história de sucesso na vida dessa baiana abençoada. Mais de 20 anos se passaram e, em 2009, Eliemary Silva da Silveira, mais conhecida como Mara Maravilha, lança o melhor trabalho de sua carreira que vem marcar uma nova fase em sua vida: o DVD Novo coração, gravado em São Paulo com a assinatura de Regis Danese que reúne antigos sucessos da cantora, regravações e canções inéditas, além de participações muito especiais.

O nome do álbum foi impresso em toda a concepção artística do trabalho desde os efeitos do menu repleto de coraçõezinhos até o palco que é um coração estilizado. O show mostra a capacidade de Mara em interagir com a plateia e mostra seu talento de apresentadora já na abertura ao interpretar Cria em mim, sucesso da Comunidade Evangélica de Nilópolis, que ganhou uma versão mais swingada com predominância de tambores e metais. A cantora adentra ao palco com um vestido de gala enfeitado com flores e luzes vermelhas e fotos de Mara preenchem o telão.


O céu vai se abrir, escrita por Kelly Danese e Joselito, autores do sucesso Faz um milagre em mim, é bem dançante e tem uma letra de fácil assimilação – “O céu vai se abrir sobre mim / O milagre vai acontecer / O impossível vai ser possível sim / O invisível eu vou ver”. Já a canção título é um momento teclado e voz após uma troca de roupa. A câmera reveza entre imagens de Mara sentada no palco e closes captados por cima do tecladista Josué Godoy.

O primeiro convidado é chamado ao palco: Regis Danese com quem Mara divide os vocais de Restaura minha casa, uma espécie de Faz um milagre em mim 2. Na introdução da canção, um curioso instrumento formada por molhos de chaves é filmado e é uma das mais belas faixas do DVD com grande chance de concorrer à Música do Ano. A faixa conta com uma bela execução do guitarrista Duda Andrade.


Gravada anteriormente por Rose Nascimento no CD Uma questão de fé (2006), O tempo de Deus ganhou uma roupagem mais leve e virou uma canção de adoração e combinou muito bem com a voz de Mara e teve uma participação bastante ativa do público. Outra regravação foi Noites traiçoeiras, já gravada pelo Padre Marcelo Rossi e Belo, onde o palco ganhou uma aparência noturna com cenas gravadas à noite.

Após mais uma mudança de figurino, Mara interpretou Vou conseguir e Fé inabalável, duas canções com uma pegada mais pentecostal que contaram com uma maior participação do back-vocal formado por Raquel Mello, Jill Viegas e Marcos Moreno e mostrou imagens de cenas filmes bíblicos antigos.

Um grande sucesso de Marco Aurélio retorna na voz da baiana – Sonda-me – que foi acompanhada apenas pelo teclado o que a fez perder a força que tinha na voz do cantor, mas mesmo assim Mara soube como conduzir a canção. Espírito Santo também é um canção leve e se encaixa muito bem naqueles momentos de oração. Luta por mim é baseada na vida de Davi e fez a plateia levantar – “Luta por mim / Vence por mim / Pois eu tenho limitações / Luta por mim / Vence por mim / E o gigante vai cair”.

Outro figurino pontua o momento romântico da noite com a regravação de Começo, meio e fim, sucesso do grupo Roupa Nova, com direito a iluminação especial no palco e corações dourados no telão. O tom baiano de Mara combinou bastante com a música que foi encerrada ao som de sinos.


Assim me sinto sem você “Um arco-íris sem a cor / Um marinheiro sem o mar / Eu sei / Não sou ninguém sem o teu amor / Não tenho asas pra voar / Como um jardim que não tem flor / Como um dia sem calor / Eu fico triste sem você” – sucesso de 1996, não poderia ficar de fora desse trabalho assim como Deus de Maravilhas (indicada à Música do Ano no Troféu Talento 2002) que contou com as participações de Sula Miranda, Isis Regina e Soraya Moraes que conseguiram deixar a canção ainda melhor.


Encerrando o espetáculo, Mara aparece com um conjunto preto e uma flor vermelha na cabeça para interpretar Sou de Deus com uma levada flamenca com direito a passos de dança e um leque gigante na entrada do palco. Os metais arrasam na execução da faixa que ainda tem uma versão em espanhol nos Extras. Cortes rápidos de câmera e efeitos de computação gráfica marcam a agitada Vencer ou vencer com direito a grupo de dança masculino e tudo. Mas o DVD não fica só nisso, os Extras ainda trazem making-of, ensaio, depoimentos dos produtores do trabalho, fotos e quatro músicas extras: Quando o vento soprar (sucesso na voz de Tino no CD Coração sonhador em 2003), Nosso sonho não é ilusão, A força que Ele tem (gravada em 2005 no CD Feliz pra valer) e Ando pela fé. Não deixe de ter esse trabalho em sua casa, adquira já e tenha um novo coração.

6 comentários:

  1. Era fã da Mara na minha infância, por causa do meu nome, preferia ela às outras apresentadoras infantis. Quando ela se converteu, aceitei ouvir música evangélica pela primeira vez e gostei. Hoje não curto muito, acho fraquinhas demais e a voz dela é meio cansativa.



    Até fiquei curiosa pra assistir esse DVD, já que estão dizendo que é o melhor trabalho dela. Mas a presença de Régis Danese e Rose Nascimento não me estimulam nem um pouco. Ando meio cansada da música gospel nacional. Tudo muito igual. Muita importância pra frases de efeito e refrões fáceis de cantar, mas muito pouco da palavra de Deus. Acho que não suporto uma "Faz um milagre em mim 2", cansativo demais, apesar de ter a letra ser baseada na Bíblia. O "público gospel" do Brasil é muito pouco exigente com relação à qualidade das letras. Me desculpe pela sinceridade, mas essas coisas realmente me incomodam MUITO.



    "Noites traiçoeiras" foi gravada primeiramente pelo ministério Além do Louvor, de Venda Nova (MG). Pouca gente se lembra de citá-los quando falam da música, imagino que eles não tenham feito muito sucesso fora daqui.



    "Sonda-me" é aquela que foi gravada pela Aline Barros? Se for, com certeza vou querer conhecê-la, pois tenho vontade de cantá-la na igreja, mas minha voz não tem a força da Aline. O fato de a canção ter "perdido a força" na voz da Mara é um ponto a meu favor.



    "Começo, meio e fim" eu não conheço, mas imagino que seja boa, considerando que é de uma das melhores bandas do Brasil. Muita gente vai torcer o nariz ao saber que é de um grupo "secular", mas eu acho que o mais importante é a letra e isso eles sabem fazer muito bem.



    Bjs

    ResponderExcluir
  2. esse Dvd nem de longe é o melhor da carreira da Mara, tem um aproduçã pobre de masi o jóa Rara da de 10 a zero.

    ResponderExcluir
  3. sou Fan da Mara desde criançã tenho todos os cds dela e Concordo com a pessoa abaixo comprei o DVD, e tmabém não achei qeu esse deva levar o titulo de melhor trabalho da carreira dela até aqueles qeu ela fez para as crianças é muito melhor; esse tem uma produção muito confusa.joia Rara é muito melhor. Acho qeu a Mara canta muito melhor quando ela se solta e canta com emoção coisa qeu ela fazia quaando cantava musicas seculares cantando musicas evangélicas ela se prende muito qeum é fan delaq percebe o esforço qeu ela faz para se conter , como a música eu sou de Deus em outra e´poca ela arrazaria ao cantar essa musica.

    ResponderExcluir
  4. sou fã da Mara há anos, desde criança, e sempre acompanho o seu trabalho... tenho vários cds e dvds, incluindo o mais recente e tão bem comentado aqui, o UM NOVO CORAÇÃO... espero que quem ainda não o tem, possa logo o adquirir, não se arrependerão, ratifico tudo o que foi dito neste espaço... apenas uma observação; de fato, o Jóia Rara teve uma produção aparentemente mais rica, mas ainda assim a Mara dá um show para a glória de Deus, pois ela é e continuará sendo uma MARAVILHA... Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
  5. Não sei se esse é o melhor trabalho da Mara, só sei que esse CD e DVD esta maravilhoso, benção pura..

    ResponderExcluir
  6. A Mara é cristã? Não dá testemunho de que Cristo vive nela não...

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...