13 de novembro de 2010

Uma entrevista feita na força do louvor

Por Rafael Ramos – Fotos e vídeo: Rafael Paressa

Um ministério com uma longa estrada caminhada ao som de um louvor que brota no coração de Deus para adoradores que vivem uma vida em plena comunhão. Colhendo os frutos de uma vasta semeadura, Ebert Bispo, Fernando Shoco, Mirian Oliveira, Clovis Pinho, Oseas Carvalho, Déio Tambasco e Mônica Körber estiveram na sede da Sony Music Gospel para falar sobre o CD Andando sobre as águas, o 16º álbum do Renascer Praise. Com uma carreira tão brilhante, o Gospel no Divã não podia deixar de citar as canções que marcaram a adoração no Brasil e no mundo. Ao invés de perguntas, você verá o nome das canções nessa entrevista pra lá de musical. Ao final do bate-papo, mais uma surpresa: ao invés de uma mensagem, os levitas cantaram os sucessos de hoje (Andando sobre as águas) e de ontem (Promessa). Confira agora e deixa o som desse louvor contagiar também o seu coração.

BOM ESTARMOS AQUI
Oseas Carvalho: A mudança para a Sony Music, em um consenso geral, representa maior alcance, mas olhando para o lado do ministério representa o chamado de Deus no tempo daquilo que Deus tem marcado para a história do Renascer Praise no Brasil. Eu e o Ebert Bispo fomos comprar o CD e quando chegamos o cara falou que o CD já estava no Amapá. Para você entender o que aquilo representa para a gente enquanto cantor, enquanto pessoa que faz a composição e está esperando os resultados para o ministério. Como pastor, imagino um tempo de realização para o grupo onde Deus está trabalhando e aquilo que era promessa dEle está se realizando sobre o grupo.

FESTA
Mônica Körber: Tinha muita gente e ficamos muito felizes ao ver toda aquela estrutura montada. A gente já tinha gravado em vários outros lugares como Pacaembu e Credicard Hall, mas esse lugar foi muito especial.
OC: Eu percebo que a gente não depende de data para marcar as coisas. O apóstolo Estevam e a bispa Sônia trazem um foco muito forte. A gente marca o evento e não temos tanto a questão de qual dia será melhor para o público, mas a nossa maior preocupação é provocar um dia onde aquilo que Deus plantou possa ser feito na totalidade. Eu admito que, ao chegar no dia e vi aquele jardim grande, eu falei: ‘Meu Deus!’. Mas tive uma certeza muito clara porque a gente sentia no Espírito que era uma vitória que estávamos conquistando. Houve uma série de situações que a gente venceu para que esse CD pudesse estar aí, então quando cheguei lá senti que tinha um clima. Eu cheguei lá às duas da tarde e o Jardim do Ipiranga já estava tomado.
Déio Tambasco: O evento foi ao vivo e ao ar livre teve que reestruturar. Eu mesmo tive que tocar guitarra e cuidar de uma parte de pré-produção. Nesse eu fui como um co-produtor.
OC: Tivemos uma estrutura até maior no Pacaembu e gravando ao vivo e em tempo real. Acho que não mudou nada, mas acrescentamos. A gente se sentiu melhor com os sistemas de luz, o palco onde os dançarinos estavam foi muito melhor. Tudo foi bem pensado antes, a logística do Mauricio Soares junto com a bispa Sônia pensaram muito bem. Tudo correu muito bem, começamos e terminamos no horário. Foi um evento com cerca de 30 a 40 mil pessoas e a Polícia Militar só elogiando sem nenhum tipo de transtorno.
MK: Acho que a maior diferença vai ser nota mesmo no DVD e no Blu-ray. Isso foi o diferencial de todos os outros.
DUPLA HONRA
MK: É como se fosse uma colheita do que a gente tem semeado por tanto tempo. Foi como o pastor Oseas falou, é o resultado daquilo que é promessa de Deus. A gente está colhendo agora muitas promessas que foram dadas a nós e acreditamos e continuamos crendo perseverantes. Muitos momentos difíceis nós passamos, mas continuamos e agora realmente estar aqui hoje é muito realizador.


NÃO ACEITO SER MAIS UM

Clovis Pinho: Passar por esse momento tão grandioso que a gente está passando pela Sony e tudo mais é algo pelo qual todos os artistas do Brasil desejam passar. Acho que é o momento em que grandes cantores mudam de nome quando passam por isso e acho que a gente mudou na maturidade, na tranquilidade. Estamos fazendo um trabalho com mais verdade e consciência e a gente saber que não é mais um pelo fato de ser escolhido pela gravadora Sony Music para ser um daqueles que vão representar. No futebol tem o jogador que representa, no esporte, em todas as áreas e a gente está fazendo isso na música. A gente se sente muito honrado.
OC: Não ser mais um representa você ter resultados. A gente está aqui conversando por quê? Porque existem resultados de vendas, de números e de reconhecimento espiritual. Jesus passou numa árvore que era linda, só que ela não tinha resultado. A gente está aqui não porque estamos bem na foto, mas porque estamos bem no fruto. O Espírito produz frutos reais que a questão é o público reconhecer isso e retornar com compra de CD e visibilidade. Ontem (quinta-feira – 11/11) nós estávamos no Ministério Apascentar de Nova Iguaçu num congresso de mulheres com o povo cantando o refrão de Andando sobre as águas.
SOM DO LOUVOR
CP: O Renascer Praise sempre teve essa marca de agregar vários ritmos. Eu cheguei depois, mas sempre houve pessoas que abraçavam essa característica de trazer novos ritmos de ir pro samba, rock, o que for. Dessa vez uma das marcas mais fortes foi o apostolation desde os ensaios.
OC: A gente sempre testa tudo nos ensaios que são nossa grande oficina. Não existe esse negócio de saber qual é a regra de mercado, o que está vendendo. Todo mundo aqui senta e a bispa Sônia nos ministra e na comunhão Deus acrescenta. Tudo brota de uma comunhão, de um sentimento de mostrar ao povo o que está brotando no Espírito dentro da Igreja Renascer.
A MELODIA QUE VEM DO CÉU
MK: Dando exemplo da música Som do louvor foi uma ministração que a bispa fez para todos os levitas da Igreja Renascer quando ela ainda estava nos Estados Unidos via internet e ela falou sobre como a gente tem que ser treinado na resistência. Ela explicou que se um atleta não tiver os músculos treinados, ele não vai conseguir fazer certos movimentos ou aguentar muito tempo e assim deve ser a resistência do cristão diante das lutas. Eu anotei essa palavra e chegando em casa passei pro meu marido Emerson e ele colocou em forma de letra e eu coloquei a música. A gente tem tanta intimidade, tanta amizade, tanta vontade de louvar ao Senhor que a coisa acaba sendo natural. A gente estava no aeroporto vindo para cá junto com a bispa e de repente ela começou a colocar letra numa melodia do Oseas e a gente já tem muita coisa para o próximo CD. Não é uma coisa que a gente determina, é uma coisa que flui de Deus e eu estava até comentando com eles que, às vezes, uma melodia ou uma letra emperra e fala para Deus que essa música já existe no futuro e Deus sempre coloca na cabeça aquilo que estava sendo um ponto de interrogação. É muito bacana essa dependência de Deus, saber que aquilo que nós fazemos vem do Senhor. É claro que Ele usa seu conhecimento musical, sua comunhão com Deus, sua intimidade na Palavra, mas tudo vem de Deus e a gente fica muito tranquilo.
RESTAURAÇÃO
OC: Eu aprendo que Deus é Deus de homens e enquanto Ele for Deus de homens, o homem vai precisar procurar o caminho da reconciliação com Ele. Estamos em uma igreja onde nós temos uma visão e uma direção e como em qualquer igreja nós passamos por situações onde há perseguição, há sentimentos onde o inferno tenta trazer confusão. Eu sinto que a Igreja e o Renascer Praise têm uma estrutura que é salvar vidas acima de tudo. Quanto ao que aconteceu não abala. Eu escolhi estar cantando no grupo, eu escolhi servir a Deus, eu escolhi essa carreira. Senão de que vale eu estar aqui e ficar com dúvida? Eu acho que todo mundo que ficou é um pessoal que tem uma visão muito clara da igreja e do que aconteceu, muito clara de que em todas as coisas Deus manifestou a vontade dEle.
MK: Nós cremos num amadurecimento na vida de cada um. Como falamos em Som do louvor, somos mais resistentes. Pode vir uma luta que, sinceramente, a gente aguenta.
OC: A gente andou sobre as águas da dificuldade. Esse disco saiu num momento de turbulência porque o ser humano é uma turbulência. Jesus nos ensina que, em meio à turbulência, ele caminha em vitória e não há fantasma. Além da dificuldade há um Cristo que te chama para caminhar em vitória. Tinha tudo para não acontecer, para a gente dizer que não ia dar neste ano. Deus manifestou a vontade dEle através da Sony Music, através de cada compositor que se ajuntou e trouxe a sua oferta ao altar do Senhor para fazer esse disco. Nossa vida é uma vida de oferta. Quando você achar que suas forças acabaram, Deus começa a realização. Esse disco é totalmente feito na vontade de Deus porque onde acabavam-se as nossas forças começou a letra de Deus em cada um.
O MELHOR ESTÁ POR VIR
MK: Tem criança que deseja participar do Renascer Praise XXV.
CP: Eu morei na Bahia a minha vida inteira e eu já desejava ser do Renascer Praise, já me influenciava. Eu ouvia pelo rádio e já queria estar junto desse pessoal. Para eu estar aqui hoje, eu entendo o sentimento das pessoas como eles também entendem se tratando de louvor e adoração que a linguagem é universal.
DT: Acho que influenciar a vida das pessoas é uma coisa muito séria. A gente tem que enxergar com muita responsabilidade porque você pode formar pessoas boas ou pessoas falsas e hipócritas e é um legado que você deixa. Ultimamente estou numa fase de querer fazer o bem e formar boas pessoas também é uma boa ação, não é só dar alimento, mas dar com prazer aquilo que a gente aprende e de graça esse amor de formar as pessoas com muito zelo. Ontem mesmo (quinta-feira – 11/11), eu estava cansado e colocaram uma mão no meu ombro e quando olhei era um cara grandão falando que era meu fã desde criança. Veio uma compaixão naquele momento que era mais importante que qualquer cansaço ou dor que eu estava sentindo.
MK: Muitas pessoas chegam falando que sou um referencial. Ser um referencial é muito sério e nós temos um referencial maravilhoso que é a bispa Sônia. Temos aprendido durante esse tempo todo como ela reage a diversas situações e nós temos aprendido pelas atitudes dela.
COMUNHÃO
OC: Para cada situação, a gente se divide. Cada saída dessa gera mais comunhão. A gente tem saído muito junto e tem aprendido a enxergar e caminhar e, com tudo que a gente já passou, a gente aprendeu que algumas coisas são importantes cultivar dentro do culto. Falar de Deus e fazer tudo junto faz de nós uma família.
PODER DA ORAÇÃO
MK: Vida de oração não é importante, ela é básica. Se a gente não tiver tempo de oração com o Senhor e na comunhão com os irmãos, o Senhor não poderia ter ordenado essa bênção e essas músicas. Um momento muito difícil que nós passamos foi na queda do teto na sede e a gente começou a orar nas casas naqueles tempos e por uma contrição tínhamos uma necessidade de buscar o Senhor. Nós fizemos um café da manhã e orávamos juntos.
DEUS DA FAMÍLIA
OC: Meu filho de sete anos liga o computador e já tem os sites favoritos e minha filha de quatro me pediu um iPod. De uma certa forma, até que ponto a gente acha isso bonito? Eu acredito na família, na formação da educação, na disciplina e no que a Bíblia ensina. Você não pode favorecer até certo ponto por causa da tecnologia ou porque é bonito lá fora, mas sim por causa do que a Bíblia te rege. Pode entrar o iPod 7 e o que for de inovação que a Bíblia não muda, a Palavra se renova a cada manhã. Eu sou a favor de que a Bíblia me rege, então o meu filho vai ter acesso à internet e eu vou acompanhá-lo. A maioria dos pais chega em casa, pega o controle e vai para a televisão. Ele nem cumprimenta o filho dele que está lá no quarto trancado vendo coisas.
DT: A igreja pode passar menos tempo falando de determinados assuntos como política e falar sobre conscientização. Tem uma igreja que gosto muito que é a Batista da Água Branca que fazem fóruns profissionais. Fazer eventos desses para os jovens e para os pais. Eu não posto foto nenhuma da minha filha, ninguém sabe como é a minha filha. Vi no programa da Oprah o caso de um menino que entrou num site e fazia favores para um cara e ganhava presentes. É muito fácil perder o seu filho para um pedófilo.
OC: A criança é uma esponja que absorve tudo e o segredo está na formação. Se a igreja tem essa base de formação na criança, ela não vai ter tempo de se envolver nessa coisa de internet. O papel fundamental da igreja é estabelecer um contato com a criança para que ela seja formada nos princípios da igreja.
POVO APOSTÓLICO
OC: A Igreja Renascer tem o Marcelo Aguiar, a Denyse Bittencourt, a Soraya Moraes que não forma o artista, mas forma pessoas que levam mais alto o evangelho. Hoje somos o povo que tem acesso a escolher estar na rota de um presidente. Nós temos voz ativa em um país onde é tão carente do Evangelho da Palavra de Deus.
NÃO TEM LIMITES
CP: O Renascer Praise aprendeu a ter essa visão de não haver impossíveis e não poder ter limites desde o momento em que a gente entra na igreja e é ministrado e recebe uma pregação simples na semana que vai refletir no trabalho das pessoas. Não ter limites é não parar de crescer independente de qualquer situação. Depois de tudo, o que não me mata, me torna mais forte. O Renascer Praise está mais maduro e hoje a gente entende que não haverá impossíveis na exatidão da frase.
OC: Aquilo que o olho não viu, o ouvido não ouviu, nem jamais penetrou no coração do homem... Essas bênçãos estão preparadas para aqueles que amam a Deus. Esse versículo é muito claro. Aquilo que o olho não viu significa aquilo que você nunca conseguiu visualizar. Eu não tinha essa visão para o ano de 2010 de estar aqui sentado na Sony Music falando de um CD que está alcançando pessoas no Amapá. Deus preparou a Sony para a divulgação, preparou a bispa Sônia para ter essa visão, preparou o Clovis para cantar Não tem limites, preparou a Mônica para fazer Som do louvor, preparou o Museu do Ipiranga naquela data para que o Evangelho pudesse ser levado mais alto, preparou o André Valadão e o Davi Sacer para serem parte dessa videira. Hoje estou falando aqui e eu sei que não visualizo o XXVII, mas eu já estou entendendo o que essa Palavra me traz. Essas bênçãos já estão reservadas no XXVII no ano de 2011 para o Renascer Praise, para o Evangelho e para o louvor no Brasil. Não ter limites é entender que você não tem, mas tem o direito espiritual de ter todas as coisas em nome de Jesus.
MK: É a característica de Deus. Para Deus não há impossível nenhum. O final é a morte, mas para Ele não foi o final. A gente só tem que se alegrar por aquilo que está por vir e o legal com Deus é que a gente nem tem aquele objetivo que a gente não sabe o grande que Ele já está preparando para nós.
CP: E não ficar ansioso por nada. A gente está num tempo de tranquilidade e de muito trabalho, mas de confiança no que a gravadora tem abraçado a fazer.
OC: A gente está no meio de um processo. A primeira tiragem esgotou nas primeiras semanas. O tempo agora é de a gente trabalhar e creio que essa conversa vai se estender muito mais. Não só os números vão dizer, mas a unção de Deus que está derramada no Renascer Praise XVI vai chegar a todos os cantos do Brasil e em todos os países onde tem que chegar a nossa voz.


0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...