2 de novembro de 2010

Uma questão de comunhão com Deus

Elaine de Jesus sempre buscou fugir do lugar comum e deu um grande salto em sua carreira ao assinar contrato com a multinacional Sony Music Gospel. Com 15 anos de ministério, a cantora que é dona de uma das vozes que melhor expressam a força da música pentecostal traz um trabalho com a assinatura de Ronny Barbosa e Emerson Pinheiro (em apenas uma faixa) que trazem a Elaine dos tempos do CD Pérola, marco em sua carreira. As fotos com Elaine em um vestido com toques primaveris foram clicadas por Manoel Guimarães, o mesmo do CD de 2004, e a arte gráfica foi toda feita por Carlos André Gomes que se inspirou em um álbum de Gal Costa para produzir a capa que investiu em cores claras. Falando sobre as músicas, as 14 faixas trazem compositores que estão com a cantora desde o começo de seu ministério a outros que escrevem para Nani pela primeira vez. Conheça uma a uma agora:

O álbum abre com Pode ser você (Fernando Filho) que ficou conhecido como a música da roda-gigante. Começando com um solo de guitarra que permeia ao longo da música que já mostra a Elaine que todos conhecemos acompanhada também por um arranjo de cordas orquestrado por Ronny Barbosa. Fernando Filho também assina Deus visitou sua casa com arranjos vocais muito bem produzidos e a pegada do renomado baterista Sidão Pires. A faixa traz um dos novos modismos do meio gospel que é gravar canções voltadas para a família enaltecendo o grande projeto de Deus que vem sofrendo fortes ataques na atualidade – “Quem te viu saindo cabisbaixo vai ver / Você voltando, você voltando pelo alto / Sem precisar dizer o que aconteceu / Todos vão ver a tua casa restaurada, a tua família abençoada”.

Rogério Júnior, um dos mais promissores compositores da nova geração assina Celestial. O autor sabe falar muito bem sobre o céu como podemos perceber nas canções Tremendo e Santo e Abraço do Noivo gravadas por Cassiane e Celestial narra a vida de Cristo desde sua infância até o retorno triunfal para buscar a Sua noiva. O teclado de Ronny, o violão de Henrique Garcia e as cordas são um aperitivo na faixa que conta com uma declamação baseada no texto de Isaías 53 que é acompanhada pelo back formado por Hedy Barboza, Simone Barboza, Jairo Bonfim, Josy Bonfim, Raquel Farias, Paulo Zuckini e Aldo Gouveia.

Agora, quando se fala em CD de Elaine de Jesus, é notório ao menos ter uma música de Elizeu Gomes que assinou grandes sucessos da cantora ao longo de sua carreira. Sheknah é uma das letras mais simples escritas pelo pastor, mas mesmo assim traz toda a marca do estilo de Elizeu. Outro compositor da nova geração que está figurando no meio gospel é Agailton Silva (o do Sabor de mel) que assina Digno que é excelente para corais (basta ouvir os primeiros 25 segundos para tirar a prova). A música é baseada nas visões de João na ilha de Patmos que deram origem ao Apocalipse. Lenno Maia escreve Vida no altar que tem um refrão interessante que deixa uma reflexão para quem ouve – “Vida no altar não tem tempo pra pecar / Vida no altar só tem prazer em adorar / Vida no altar só quer saber de agradar a Deus / Vida no altar não abre mão da santidade / Vida no altar não desvia da verdade / Vida no altar, uma questão de comunhão com Deus”. É interessante a pequena pausa que é feita entre a primeira e a segunda estrofe.

Não nos prostaremos, assinada por Moyses Cleyton, foi a única produzida por Emerson Pinheiro que teve a voz gravada em Curitiba. Conhecido por trabalhar mais com cantores no estilo pop-adoração, Emerson repete a dobradinha feita no primeiro DVD da cantora. O produtor não economizou nos belos arranjos na canção inspirada na passagem dos três jovens na fornalha de fogo ardente e contou com Jairo Bonfim, Joelma Bonfim, Josy Bonfim e Adiel no back-vocal. Letra forte e arranjos muito bem planejados resultaram em uma das mais belas faixas do CD – “Deus de Israel está conosco, eu sei / Não vamos nos prostrar diante da imagem do rei / Só ao Deus de Abraão iremos adorar / Se Ele quiser, do fogo pode nos livrar / E aqueçam a fornalha sete vezes mais / O fogo em nossas almas arde muito mais / Ninguém vai conseguir roubar a nossa fé / Seguindo pra fornalha vamos adorar ao Rei dos reis”.

Com forte influência da música americana, Luz (Fabiana e Pastor Marcelo Dias) traz aquelas divisões de vozes, metais e loops de música eletrônica. Também é uma boa pedida para corais e mostra a faceta pop da cantora ou pop pentecostal como ela gosta de definir e deixa um recado no final – “Quem segue a Cristo não anda em trevas, mas verá a luz”. A dupla Denner de Souza e Adriano Barreto que também vem se destacando no meio gospel assina Deus de providência que versa sobre a confiança em Deus em meio as adversidades – “Pode vir o inferno, podem vir as ondas tentar me afundar, eu vou lutar / Se o exército se levantar em fúria pra me enfrentar, vou guerrear / Eu não temerei, pois sempre estarei seguro em suas mãos”.

Moyses Cleyton assina Som de adoração que, apesar do nome, é extremamente pentecostal e relembra o antigo sucesso Terremoto santo. Após um minuto de música, eis a surpresa: a participação especial de Lauriete, amiga de longa data de Elaine de Jesus. Se não bastassem as belas faixas do CD, o dueto entre as duas grandes vozes da música pentecostal é um presente a mais para os fãs. Fabiana e Pastor Marcelo Dias retornam em É tremendo com violinos e o peso da bateria na faixa que é bem diferente da americanizada Luz “O ambiente está tomado, saturado pela glória de Deus / O crente que adora sente a terra recebendo o céu / Muitos não conseguirão mais ficar de pé / Porque serão impactados por aquele que é / Há um altar de fogo fumegando aqui neste lugar”.

Apesar do título da canção de Moyses Cleyton, O casamento não é uma música romântica. A faixa retoma o tema de Celestial e Digno e fala sobre o encontro da Igreja com Cristo nos ares – “A orquestra preparada / A noiva adornada / O casamento, breve vai acontecer, / Lá nos portais da glória / Está chegando a hora, o noivo esperando vai nos receber”. Mais uma declamação acompanhada pelo piano baseada na descrição do novo céu e da nova terra descrita em Apocalipse 22.

Peraê: CD pentecostal sem um forrozinho? Calma, minha gente! Agailton Silva assina Ligado no céu. O acordeom de Augostinho Hipólito e a percussão de James Curaçá pontuam a faixa que promete agradar aos pentecostais de canela roxa e Agailton está conectado nos novos termos da atualidade – “Um clique de Deus e explode a unção” e “Quem anda com Deus nunca é derrotado / Porque está ligado, plugado no céu”. Fechando o álbum com mais uma canção de Fabiana e Pastor Marcelo Dias, O dia canta a história da travessia de Israel pelo meio do Jordão e encerra o CD da mesma maneira que começou com uma mensagem de ânimo e encorajamento – “Hoje é o dia que Deus determina a tua exaltação / Hoje é o dia, Deus te dá a liderança e abre o Jordão / Este é o dia e os teus inimigos não vão entender / Mas Deus te tira de baixo, te levanta do pó / Te exalta na terra, te põe por cabeça”. Você crê? Então tome posse e compre logo o seu CD e viva um momento Celestial, fruto de uma comunhão com Deus.

4 comentários:

  1. Elaine merece muito,tem uma voz linda e merece ser conhecida por levar a palavra de Deus através dessas lindas canções...
    parabéns pelo CD celestial ta muito lindooooooo

    ResponderExcluir
  2. Elaine de Jesus um verdadeiro presente de Deus em minha vida!
    Naniiii Amo vc!

    ResponderExcluir
  3. Lindo CD...lindas canções a Barbie Penteca arrebentou nesse novo CD.

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...