15 de dezembro de 2010

Um registro para gerações

Quero ser encontrado fiel marca a estreia de Asaph Borba na Onimusic. Considerado uma referência no segmento de louvor e adoração da música gospel nacional, o ministro de louvor gravou esse que é seu 69º CD entre março e julho de 2010 em Porto Alegre, Belo Horizonte e São Vicente e promoveu um verdadeiro encontro de representantes das várias gerações de adoradores sob a batuta do produtor Alexandre Vieira. Abrindo o repertório ao som dos riffs e distorções das guitarras de Alexandre Vieira, Quero ser encontrado fiel conta com a participação de Fernandinho que deixou sua marca registrada na faixa com sua voz.

Todas as canções do repertório possuem respaldo em versículos bíblicos que estão disponíveis no encarte ao lado de suas respectivas canções. O Salmo 27, por exemplo, foi a inspiração para O Senhor é a minha luz que começa com o solo de Nívea Soares que teve seu ministério bastante influenciado pelo músico. O famoso yeah! da cantora não poderia faltar.

Jonathan Gottfridsson compôs Aos pés do monte com base no momento em que Abraão sobe ao monte para oferecer Isaque a Deus – “Aos pés do monte estou / O próximo passo eu dou / Confiando em Ti / No Teu guiar, Senhor / A força não vem mais de mim / Meus pés já não podem andar / Se Tua graça não me guiar / Fortalecendo o meu andar”. Asaph faz dueto com Michael Gottfridsson e conta com Daniel, Jonathan e Martha Gottfridsson no back-vocal. O violão pontua Deixa a tua luz brilhar em referência ao texto de Mateus 5.14 sobre a importância de sermos luz neste mundo e iluminar aqueles que jazem em trevas. Ponto para o back-vocal formado por Adelei Schimitt, Alexandre Vieira, Carmélia Tonin e Eduardo Flor.

Sóstenes Mendes participa de Oh vinde a mim que começa com um piano durante 30 segundos por Samuel Oliveira. Asaph foi buscar inspiração no texto de Mateus 11.28-30 para escrever a canção que ganha acréscimo de outros instrumentos. Bendize, oh minh’alma, ao Senhor tem base no capítulo 103 do livro de Salmos e conta com a participação de Daniel Souza com uma interpretação impecável. Asaph faz uma declamação ao dedilhado do piano que dá um ar de jazz à faixa.

Dizem que por trás de um grande homem está uma grande mulher e na faixa Jesus, Tu és tudo pra mim conhecemos o talento de Lígia Rosana Borba, esposa de Asaph. Com sua voz de soprano, Lígia faz um dueto emocionante com o ministro de louvor nessa que é uma canção de ações de graças. Com arranjos vocais bem produzidos por Eduardo Flor, Pelo Teu sangue tem uma pegada bem forte com as distorções das guitarras – “Pelo Teu sangue, Jesus, nós recebemos a vida / Nos foi curada a ferida e temos pleno perdão / Pelo Teu sangue, Jesus, profetizamos vitória / Foi resgatada a história / Nasce uma nova nação”.

Muito mais que emoção vai além do título. Asaph Borba e seu convidado Mateus Otto transitem com bastante intensidade cada frase dessa canção para declarar todo seu amor ao Senhor Jesus – “O que eu sinto por Ti, meu Jesus / É muito mais que emoção / É muito mais que uma paixão / Tenho uma aliança / Eterna de amor”. Se o meu povo é baseada no trecho de II Crônicas 7.14 e ao som do violão é declarada uma verdadeira profecia em virtude dos últimos acontecimentos em nossa nação, mas somente se o povo que se chama pelo nome do Senhor fizer a sua parte – “Vou tirar a idolatria / E toda feitiçaria / Vou curar a violência / Sararei sua nação / Vou curar seus governantes / Reis, rainhas, presidentes / Sararei a economia / Restaurarei sua alegria”.

O Salmo 139 é matéria-prima de Senhor, Tu me sondas e me conheces que começa com um solo de flauta doce interpretado por Abner Borba, irmão de Asaph que teve o prazer de contar com a participação da irmã Carmélia Tonin e de Donald Stoll. Sem dúvida é uma das faixas mais bonitas do repertório que é finalizado com Não deixes teu sonho morrer que conta com o saxofonista Filipe Cardoso e a interpretação mais uma vez de Lígia Rosana Borba e um solo de violino feito pelo filho do casal – André Borba. O álbum fecha com uma bela mensagem aos corações e com certeza irá falar ao seu quando você ouvir as primeiras frases da música – “Quando Deus põe um sonho no teu coração / Você o segura, acalenta em suas mãos / Mesmo sendo invisível, algo impossível / Foi Deus quem te fez sonhar / Quando Deus põe um sonho no teu coração / Eu sei que Ele mesmo te ajudará / Pois dEle é o querer e o realizar”.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...