14 de dezembro de 2010

Valente até no nome

A história de vida de Claudia Valente é marcada por uma experiência dolorosa que ensinou a cantora a entender a vontade de Deus. Imagine o que é para uma mãe ver a filha mais velha de 16 anos falecer em seus braços devido a uma má formação cardíaca e ainda assim precisar se manter forte para cuidar das filhas mais novas. Claudia passou por isso e soube tirar forças da fraqueza e assim poder Nascer de novo como diz o título de seu primeiro álbum lançado de forma independente produzido pelo badalado Wagner Carvalho.

O repertório é composto por 14 faixas, sendo dez escritas por Claudia, três versões feitas pela própria cantora e uma oração de encerramento. Abrindo o álbum, Restaura minha vida traz um dueto com o cantor Camilo Nunes e apresenta uma espécie de diálogo entre Claudia e Deus onde ela pede por restauração e Deus responde: “Te restauro minha fila / Pro meu louvor / Pois tudo o que eu mais quero / É ver-te feliz”. Alabastro é um pouco mais ritmada e conta com os loops característicos das produções de Waguinho e a presença do guitarrista Márcio Carvalho, irmão do produtor e também auxiliar na gravação. Agora, é na faixa Eu preciso falar que você terá oportunidade para saber mais sobre o drama enfrentado por Claudia no episódio da perda de sua filha durante os 1’27” iniciais. A canção foi escolhida para ser a primeira faixa de trabalho.


O único porém do CD é a troca entre as faixas 04 e 12 no repertório. Enquanto no encarte aparece a canção Molda-me como sendo a próxima, na verdade é Entrega que vem na quarta posição. Com o baixo de Charles Martins e o violão de Márcio, a canção é uma oração pela família pedindo pela unção de Deus no meio do lar. Minha fortaleza já é um pouco mais ritmada e os arranjos produzidos por Waguinho, Derek e Silas Lago conferiram um ritmo meio nordestino à faixa.

A grande surpresa do álbum é, sem dúvida, a versão gospel de The power of love Com o meu Deus. Se não está ligando o nome em inglês ao hit que foi um dos sucessos dos anos 80 – O amor e o poder –, a canção ficou conhecida na voz da cantora Rosana e foi tema da personagem de Vera Fischer na novela Mandala (1988). Agora convertida ao evangelho, Rosana participa da canção e mostra seu talento que a destacou na música popular brasileira. Os arranjos com sons de cachoeiras e de pássaros somados ao back-vocal formado por Betânia e Valéria Lima, Moyses Bezerra e Demetrius fazem da faixa uma versão à altura desse grande sucesso da MPB.


Seguindo temos a singela Boas novas que ao som dos teclados de Derek e Silas Galo anuncia o amor de Deus ao pecador na forma de canção – “Então vamos / Caminhar com Jesus / Pois só Ele tem / A solução pra tua vida / Levante-se daí agora / E creia no poder do Senhor”. Pra Teu louvor é marcada pelo violão e tem a mesma temática da anterior – “Tu me restauraste / Pra Teu louvor / Agora eu quero andar / Segundo o Teu coração / Caminhar na Tua bondade / Proclamar Tua palavra”.

Vem me conduzir é mais carregada nos riffs de guitarra e com o peso da bateria. Em Eu creio em Ti, Camilo Nunes faz a segunda voz da canção que é a expressão real daquele que confia no Senhor – “Eu não vou desistir / Eu não vou questionar / Pois um dia a minha vida / Eu entreguei para Ti / E por isso eu descanso / E posso confiar”. Charles Martins imprime sua agilidade ao baixo na canção Libertador e (agora sim) a canção Molda-me tem o belo toque dos teclados e segue a tendência das demais canções que falam sobre entrega a Deus e disposição para fazer Sua vontade.

Obrigada Senhor é uma canção de ninar que a cantora fez em homenagem à sua filha Catharina de dois anos de idade. A filha Victoria de nove anos forma um coral infantil com a prima Giovana e as amigas Júlia e Manuela que mostram o perfeito louvor que só as crianças sabem interpretar. Destaque também para o arranjo de cordas contido na faixa. Encerrando o álbum, a cantora faz uma oração que é um apelo para quem ainda não conhece a Jesus como Salvador.


O desejo de Nascer de novo está impresso até mesmo na arte do encarte feita pela Digital Design que teve as belas fotos tiradas por Sérgio Menezes em uma cachoeira remetendo à ideia do batismo nas águas que é o símbolo do novo nascimento. Tudo foi pensado até mesmo no figurino que traz a cantora trajada em vestes que lembram as usadas nas igrejas no ato de batismo. Sem dúvida, Claudia Valente é alguém que nasceu de novo para transmitir as boas novas do Reino de Deus e que segue em frente para o alvo que é Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...