Vamos falar, então,
de uma das maiores vozes da música gospel aqui no Brasil e isso não é de agora,
é algo consolidado. Álvaro Tito é um
precursor do gospel e sua música é entoada desde a época em que não se usava o
termo “gospel” para defini-la e suas demonstrações de talento se resumiam
apenas a algumas igrejas. Seu talento é conhecido por interpretar e compor a
sua maneira e com estilo próprio. Reinas em glória, seu mais recente
trabalho pela Sony Music Gospel, está cheio de novidades e se contrasta apostando
no novo sem deixar de sentir orgulho do estilo que o consagrou. Analisamos este
belíssimo trabalho e certamente mais uma obra prima!
Somente pela graça foi a primeira música a ser divulgada pela gravadora e começa com um
solo de piano e imediatamente entram os metais carregados com um tom
melancólico. E, de repente os metais vão-se embora. Uma suave e belíssima
melodia segue de maneira linear conduzindo uma letra de gratidão oferecida a
Jesus pelo preço da cruz. O refrão diz assim: “Somente pela graça de Jesus aqui estou / Somente pela graça de Jesus
que me alcançou / Sem que nada merecesse receber de Deus”. Em síntese,
reflete sobre o que de fato é a graça de Deus: misericórdia suprema derramada a
quem não merece. Nós não merecemos.
A segunda canção já
chama atenção por seu nome incomum: Carregando piano. A introdução lembra
o irreverente pop jazz que Jamie Cullum brada
em Londres e pelo mundo atualmente. Uma irreverência na levada da música, uma
bateria descompromissada, uma guitarra performática que só entra depois
de alguns segundos. E nessa pequena desordem brilhantemente organizada é que se
faz a introdução desta canção. Foi uma bela sacada a brincadeira que a letra da
canção faz com expressões populares que citam atividades impossíveis de serem
feitas: carregar um piano é uma delas. Mas também há enxugar gelo, dar murro em
ponta de faca, etc. Isso para dizer que em meio a circunstâncias incomuns e
desesperadoras, ainda assim podemos confiar que Jesus é a única solução.
Voltando a falar do jazz como referência nesta canção, reparem na interpretação
do Álvaro no conduzir de toda a canção.
A terceira canção Reinas em glória (tema do álbum) possui um tom instrumental perceptivelmente abaixo da voz do cantor. A música, que possui uma letra extensa, segue com seu intérprete exaltando a presença de Deus em nossas vidas. Descrever o reinado santo de Deus em sua glória é o que faz do texto da canção algo belíssimo. Destaque para a interpretação de Álvaro Tito e por seus agudos em alguns momentos.
As promessas de Deus segue uma linha clássica da música congregacional muito presente nas
igrejas pentecostais. Isso na musicalidade, já que segue sua melodia sem muitas
firulas de arranjos. Aliás, não existe nesta canção qualquer arranjo
performático: os instrumentos chegam, fazem o que é preciso e aí a música
termina. A letra fala sobre as promessas de Deus pra nós dizendo que podemos
descansar nEle e que no momento certo Ele fará o que for preciso.
Uma balada super
animada se inicia na quinta canção. Deus é o nosso refúgio traz consigo
trombones e trompetes animados e uma levada dançante. Prestem atenção no
diferencial que o back faz no refrão da canção. O inusitado é que devido ao
estilo que o disco vinha nos mostrando até então, a presença deste back com
toda essa animação é uma surpresa. E uma das melhores qualidades de um CD é
quando este consegue surpreender quem está ouvindo. A letra versa sobre Deus
ser o refúgio em todas as circunstâncias, aqui Ele é dito como a nossa
fortaleza.
Por falar em
surpresas, Na beira da estrada nos apresenta uma valsa. Isso mesmo: uma
valsa! Porém, após a introdução, o arranjo nos leva para dentro do que o CD
pretende como proposta de sonoridade: uma música simples e suave na maioria das
vezes. Destaque aqui para uma simétrica orquestra de cordas que dão o charme à
canção cuja letra nos faz refletir sobre o que Jesus pode fazer em nossas vidas
quando damos a Ele permissão para isso.
Na Bíblia, Jesus
possui vários nomes: Rosa de Saron, Lírio dos vales, Estrela da manhã, Sol da
justiça, dentre outros. E é sobre isso que A sala do banquete fala.
Versa sobre quem é Jesus, nos apresenta Ele como Ele é em um encontro marcado
entre eu e o Alfa e Ômega na sala do banquete. Se destaca aqui uma
guitarra serena como poucas vezes se vê. É preciso mais de um instante ouvindo
para perceber a individualidade deste instrumento.
A oitava música do
CD se chama Deposito toda minha fé. Esta canção é conduzida por
instrumentos de base e um arranjo simples. Dentro do estilo do cantor, tem
potencial como single do projeto. A letra possui um forte apelo popular já que
descreve sobre nossas aflições e momentos difíceis aqui na Terra e, no
depositar da fé, podemos alcançar socorro e abrigo seguro na presença de Deus.
A canção mais
simples do CD se chama Aconteceu. Na filosofia fala-se muito que “menos
é mais”, que assim seja então nesta pequena poesia que declara o nosso amor por
Jesus: “Tua imagem me encantou / O amor
aconteceu... O amor aconteceu!”. Uma sonoridade simples e harmoniosa conduz
a canção no bom e tradicional estilo adoração.
A décima canção se
chama Guarda o que tens. A letra vem como um alerta citando trechos
bíblicos que se referem ao comportamento que a igreja deve ter e como ela deve
ser para subir até os céus. Talvez a música mais congregacional do projeto e se
baseia apenas nos instrumentos de base e é fácil de ser tocada nas igrejas.
Esse nome tem poder vem com um texto em primeira pessoa. O cantor oferece sua devoção a Deus
e diz que Ele é o dono de sua vida. É uma canção singela, novamente com os
instrumentos de base, e ainda mais, não há guitarra nesta música. A sutileza do
violão e do teclado mostra aqui um momento de introspecção a nos lembrar do
poder que há no nome de Jesus.
A próxima canção – O
vale de Jaboque – versa sobre a passagem bíblica em que Jacó luta com um anjo
a fim de buscar sua benção. Com isso, nos alerta a persistirmos em nossas
orações e em nosso sentimento de Esperança. O diferencial da canção é uma
viola, ao bom estilo de “chorinho”. Claro, de maneira lenta e enquadrada à
uniformidade do álbum de Álvaro Tito.
A penúltima canção
se chama Minha aprovação e traz todos os recursos instrumentais usados
antes no álbum de uma só vez: a base, as orquestras de cordas e metais, além da
viola da canção anterior. Tudo se casa de maneira surpreendente. Pode ser que
haja quem não goste, já que realmente a sonoridade desta canção busca sua
originalidade. A letra fala sobre como nos vemos como pessoa, sempre incapaz de
conseguir realizar algo. É preciso lembrar que Jesus está conosco e com ele
podemos tudo.
Assim como a Bíblia
termina com o Apocalipse, a canção que fecha este trabalho – Sete castiçais
de ouro – cita a maneira com que Deus se releva neste livro bíblico.
Sua glória é mostrada aos que creem nela. Uma balada congregacional conduz a
eficiente interpretação de Álvaro Tito.
O CD Reinas em
glória é uma demonstração de uma boa interpretação aliada a letras
carregadas de poesia e essas muito bem feitas. Isso prova um trabalho de
qualidade de grandes artistas da música gospel que não possuem um apelo
popular. Aos que apreciam música para reflexão e momentos íntimos de adoração a
Deus, vale muito a pena. A parte gráfica do projeto traz simplicidade e ares de
um gospel conservador. Um projeto de essência de Álvaro Tito.
eu gosto muito da musica pois não ha barreiras,marcou muito munha vida na época que ele gravou,e fico feliz por mas um disco parabens!!
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