1 de fevereiro de 2010

Amizade que transcede o tempo

Duas amigas que marcaram a história da música gospel. Não, não estamos falando de Eyshila e Fernanda Brum, mas de duas mulheres de Deus que fizeram jus ao seu talento no cenário evangélico e são as homenageadas do nosso Acervo Gospel dessa semana: Denise Cerqueira e Cristina Mel. Infelizmente, Denise não está mais entre nós devido a um acidente de carro em 15 de novembro de 1999 na rodovia que liga a cidade de Teresina, no Piauí, a Parnaíba. Ela viajava em companhia de ministros da igreja onde cantaria naquela noite e foi a única vítima fatal. A cantora começou sua carreira em 1991 com o CD Novo ser, mas o CD Eterno amor (lançado em 1995) ainda é um dos mais lembrados na carreira da artista com a canção escrita por Josué Teodoro que lhe rendeu seu primeiro Troféu Talento. Outros sucessos foram Renova-me, versão do sucesso de Marcos Witt, Vaso perfeito “Faz de mim um vaso / Quebra-me por dentro / Faz um movimento bem no fundo do meu coração” –, Filho pródigo e Quero levantar minhas mãos.


O último trabalho da cantora foi Meu clamor (lançado pela Line Records) com a canção Jerusalém e eu que foi consagrada a Canção do Ano no Troféu Talento 1999 e, mesmo com a morte trágica do seu marido, Denise seguiu em frente e preparava um novo trabalho quando perdeu a vida no fatídico acidente. O CD se chamaria Uma nova unção que acabou sendo gravada por Léa Mendonça em 2002. Outra canção que faria parte do repertório é Basta uma palavra que foi gravada por Cassiane em 1999 no CD Com muito louvor.

Recentemente, David Cerqueira (filho mais velho da cantora) lançou um CD em homenagem à mãe chamado Eternamente com os melhores louvores da cantora, um verdadeiro acervo da nossa música.


Em vida, Denise era grande amiga de Cristina Mel, dona de uma voz doce, aveludada e incrivelmente aguda. Podemos afirmar que sua voz é uma das mais agudas entre as cantoras. Sua classificação vocal é soprano ultra leggero e tem a extensão vocal incrível de 4,8 oitavas (G#2 ao G6). Apesar de ter uma voz tão aguda alcança graves com uma grande facilidade assim como Mariah Carey. Mel começou a carreira no início dos anos 90 pela gravadora Bompastor com o álbum Tá decidido, permanecendo por lá até 1996 com o álbum Gratidão. Ela ainda passou por diversas outras gravadoras como MK Publicitá, Line Records, Franc Records e Clevan Music. Atualmente ela retornou à MK (agora MK Music) e lançou o CD Ame mesmo assim no ano passado e se prepara para levar ao mercado o seu primeiro CD infantil pela atual gravadora.

Voltando no tempo, um dos grandes sucessos da cantora foi A mão do Mestre, também escrita por Josué Teodoro, no álbum Refúgio de amor. Na gravação do VHS Dê carinho, em 1997, a cantora conseguiu a marca de 18 segundos em uma mesma nota durante a execução dessa canção.


Em relação à amizade nutrida pelas nossas duas homenageadas de nossa seção, a morte de Denise abalou muito Cristina Mel que chegou a gravar uma canção em homenagem à amiga no CD Sempre te amei em 2000 pela Line Records Nunca diga adeus, composição de Abílio Varella, que você confere agora:


Fonte: Revista Enfoque Gospel / Wikipédia

4 comentários:

  1. Nossa! Que saudade que tenho da Denise Cerqueira! Como temos ainda hoje, motivo para lamentar sua partida tão antecipada... Amo Cristina Mel tbm. São duas pessoas tão queridas... realmente, tinham tudo p serem amigas uma da outra. Que todos possamos matar as saudades lá na glória!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por essa matéria, pois além de remeter à minha infância (cresci ouvindo elas cantando), também faz homenagens a quem fez por onde recebê-las, porque apesar de terem gravado esses hinos há + ou - 1 década atrás, ainda hoje elas conseguem através desse trabalho, emocionar àqueles que escutam tais obras-primas da música evangélica nacional. Meus parabéns aos responsáveis por essa matéria e que Deus os abençoe e também a esse projeto!!!
    Jefferson-São João de Meriti-R.J.

    ResponderExcluir
  3. Denise Cerqueira, eterna, o que é inesquecivel não morre, pois continua em nossos corações, Deus gostava tanto de Denise que a levou para cantar diretamente para ele. Cristina mel outra benção do Senhor que amo do fundo do coração, em minha opnião, não há hoje no mundo gospel cantora como Cristina mel, nenhuma outra cantora alcança seus agudos, outra ungida do Senhor. Tenho todos os Cds dela e da Denise, Amo as duas! Deus abençõe ao site pela reportagem, e se vcs tiverem videos da Denise postem para nós no you-tube, sou de um fan clube dela.! Abraços. A Paz. Daniel.

    ResponderExcluir
  4. Saudade do nil, de uma epoca que a Tv tinha um programa tão edificante.

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...