7 de abril de 2010

"Estamos trabalhando muito para fazer história no meio gospel"

Foi-se o tempo em que a música gospel era vista com maus olhos. Apesar de ainda enfrentar certa resistência, o estilo conquistou status na sociedade brasileira e tem ido além das quatro paredes e despertado o interesse de gravadoras de renome no cenário fonográfico como a Sony Music cujo selo gospel está sob a direção executiva de Mauricio Soares. O publicitário e consultor de marketing que atua há 20 nesse segmento e já passou por empresas como MK Music, Line Records e Graça Music conversou com nosso colunista Tarcísio Wallace Sant’Anna e adiantou alguns projetos da gravadora e se mostra esperançoso com os rumos que a música cristã tem tomado no país: “Os primeiros sinais têm sido bastante estimulantes”.

1. A Sony Music é uma gravadora que tem trabalhado muito no formato digipack. Teremos apenas esse formato na área gospel ou teremos o formato mais tradicional também?
Nossa intenção é priorizar embalagens especiais para os lançamentos do catálogo gospel, incluindo modelos Digipack. Como também teremos produtos de catálogo de selos nacionais e internacionais, nesses casos seguiremos com embalagens padrão.
2. Conte-nos um pouco sobre o que você acha que será o seu maior desafio neste trabalho?

Nesse momento o desafio é formar o cast artístico com nomes mais consagrados. Agora em abril minha equipe de trabalho se integrou à empresa e as ações tendem a acontecer com mais agilidade e eficácia. Antes de começar este trabalho imaginava que teria certa dificuldade em lidar com a desconfiança do público pela chegada de uma empresa multinacional ao mercado gospel, mas hoje constato que a receptividade está muito acima das expectativas e que havia uma vontade de mudanças por parte dos consumidores.
3. Você acha que a outra gravadora secular, que pertence a um grande grupo de comunicação, tem dado o valor que a música gospel merece ou
ainda precisa melhorar em muita coisa?

A Sony Music estudou esse mercado durante muito tempo e foram corretos em entender que sem uma equipe de profissionais com expertise no mercado gospel o projeto deles não daria certo. No mercado gospel há uma série de peculiaridades que não fazem parte do dia a dia de uma gravadora secular. No caso de outras gravadoras seculares, essas deverão montar suas equipes com profissionais cristãos se realmente quiserem entrar no mercado gospel.
4. As mídias da Igreja Renascer em Cristo como a Rede Gospel de TV e rádio vão estar apoiando a Sony Music Gospel ou irão focar somente os artistas que fazem parte da denominação? Existe alguma parceria?

Não contratamos o Renascer Praise pelo fato de terem vínculo com a Rede Gospel e, sim, pela qualidade do trabalho que eles desenvolvem ao longo de mais de uma década. No entanto, nesse momento contamos com a parceria de todas as TVs, rádios, sites e mídias impressas do meio gospel. Já começamos a conversar com a própria Rede Gospel e também com a Rede Super para realizarmos projetos especiais e também programas de TV. Como temos acesso a muito conteúdo internacional queremos produzir um programa diário e oferecer esse material para as emissoras de TV.
5. Como será a pa
rceria com a Rede Super?

No mesmo molde da Rede Gospel, ou seja, na produção e fornecimento de conteúdo de qualidade, priorizando artistas nacionais e estrangeiros de nosso catálogo e selos. A direção da emissora nos propôs a produção de um programa diário com 15 a 30 minutos de duração com clipes, musicais, matérias e entrevistas. Nesse projeto devemos formatar uma campanha buscando o (a) apresentador (a) para o programa e isso já iria gerar uma visibilidade inicial ao projeto.
6. Existe algum pr
ojeto de comercias da área gospel serem circulados em grandes emissoras de televisão?

Nosso maior objetivo é utilizar a web como principal mídia de divulgação da gravadora. O mercado de música digital é encarado pela empresa como prioridade máxima e hoje não o vemos mais como futuro e, sim, como realidade atual. Temos iniciado conversas com emissoras de TV abertas e a cabo para inserirmos anúncios, clipes e programas. De qualquer forma, todas essas ações são muito recentes e no tempo certo irão se tornar mais prioridade dentro de nossas ações de marketing e promoção.
7. Existe algum projeto de mídia que será o carro chefe da gravadora, falando de TV, rádio ou internet que você acha que tem mais potencial?

Como já afirmei anteriormente, a web é nossa maior prioridade de mídia. Temos hoje um departamento exclusivo de mídia digital e novos negócios que vem ampliando significativamente o alcance de nossos projetos e promoções. A web é rápida, ágil, tem um público cativo e atuante. O mercado fonográfico está migrando ano a ano para este novo ambiente e a Sony Music detém a vanguarda neste segmento em nosso país. Para o meio gospel é a chance de recuperar tantos e tantos anos de inércia no meio digital. Em breve teremos os lançamentos da Banda Resgate e Renascer Praise que serão baseados em ferramentas web e inclusive com faixas exclusivas para download.
8. Como voc
ê assiste ao preconceito de alguns evangélicos quando falamos de gravadoras seculares investindo no meio evangélico?

Em geral tenho observado que o público está ansioso por novidades. A entrada da Sony Music no meio gospel veio acompanhada de muita expectativa por novos ares no segmento gospel que estava há algum tempo estagnado e reduzido a poucos players. Essa democratização da música gospel era ansiada por muitas e muitas pessoas. Tenho recebido diariamente mensagens de incentivo de pessoas que jamais conheci e que muitas das vezes sequer têm algum vínculo profissional com a música. Creio também que o fato de eu estar envolvido neste processo contribuiu para eliminar algumas desconfianças pela entrada da Sony Music no meio gospel, afinal já atuo nesta área há 20 anos. Para mim é uma enorme responsabilidade, mas os primeiros sinais têm sido bastante estimulantes.
9. Você p
oderia nos adiantar, em primeira mão, alguma negociação avançada do meio gospel, sendo ela de algum artista ou algum projeto de mídia e divulgação?

Já temos contratados neste momento a Banda Resgate, Renascer Praise e a dupla Rayssa & Ravel. Nos próximos dias assinaremos contrato com a cantora Elaine de Jesus, estamos apenas aguardando ela chegar ao Brasil (ela reside em Boston, EUA). Nessa semana assinamos contratos com mais outros artistas, mas não podemos ainda divulgar. Creio que em mais duas ou três semanas faremos essa divulgação em grande estilo. Sobre as mídias, iremos começar a trabalhar nos próximos dias o single do CD Ainda Não é o Último da Banda Resgate que será lançado em maio. Vamos começar a campanha de marketing desse projeto por São Paulo, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Recife e Salvador.
10. Agora é a sua vez! Use este espaço para falar o que quiser, sendo de você, da gravadora ou do momento que está vivendo. É você quem sabe do que e sobre o que vai falar:

O que posso adiantar aos leitores do Gospel no Divã é que estamos trabalhando muito para fazer história no meio gospel. Entendo que vivemos um momento super especial para o mercado fonográfico gospel e essa oportunidade deve ser aproveitada com todo empenho e dedicação. Nossa meta é trazer a qualidade dos produtos Sony Music, empresa líder de market share no país, para o mercado e produções gospel. Em breve chegaremos com muitos lançamentos, contratações, novidades e inovações. Muito obrigado pelas orações, apoio e interesse em saber o que estamos fazendo por aqui. Abraços a todos!

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