
Abrindo o repertório, a lindíssima Som do amor, produzida por Emerson Pinheiro. Escrita por Davi Fernandes e Renato César, a faixa fala de um dos temas muito abordados nos trabalhos de Cristina que é o sacrifício vicário de Cristo. Ao som do violão de Sérgio Knust, a interpretação é impecável e o realce fica por conta da gaita de fole tocada por Emerson. E se não bastasse o time de primeira no back-vocal – Joelma, Josy e Jairo Bonfim, Adiel Ferr e Jessica Ramalho – a música ainda conta com a magnífica atuação do Coral RenovaSoul. Só ouvindo para entender.
Cristina Mel assina a letra de Leva-me ao Teu coração que foi musicada por Adelso Freire. Que a cantora é boa em notas altas isso todo mundo já sabe, mas não tem como não surpreender ao ouvi-la arrasando nos timbres mais agudos. Nas mãos de Deus é a primeira produzida por Paulo César Baruk. Assinada por Robson Ras, a faixa tem uma pegada bem pop característica de outras produções de Baruk e conta com Queila Martins, Denise Ueno, Jéssica Augusto, Ellis Negrês, Gustavo Mariano, Melk Villar e Samuel Mizrahy no back.
Jerusalém e eu, sucesso de Josué Teodoro imortalizado pela saudosa Denise Cerqueira foi regravada como modo de homenagear a eterna amizade entre as cantoras. Diferente da versão de 1998, Baruk optou por começar a faixa com o violão de Cacau Soares e som de cordas arranjado por Ronaldo Oliveira, o mesmo responsável pelos arranjos do Renascer Praise. O produtor optou em ir mostrando o back em doses homeopáticas até alcançar o clímax na famosa subida de tom. PC realmente mostrou que veio para fincar seu nome nas grandes produções gospel. Se estivesse viva, Denise Cerqueira estaria muito feliz com a nova versão de seu sucesso.
Momento família com o esposo Isaias Costa e a filha Isabela |
Emerson Pinheiro usou arranjos com sonoridade africana em A prova eu venci (algo já visto na canção Ahumba do CD Tudo por você de 2001) graças à percussão de Leonardo Reis. A composição de Josias Teixeira e Junior Maciel tem uma letra pentecostal que é uma característica que a cantora vinha mostrando desde o álbum Sempre te amei (2000) – “Eu soube que falaram que eu não era mais um adorador / Calúnias inventaram, misericórdia, Senhor / Mas em silêncio Deus me viu e logo me levantou / Como antes e depois, minha história assinou”.
Consolo para o inconsolável é uma regravação do CD Ainda é tempo – Para orar e adorar 5, lançado por Ludmila Ferber em 2006. O tempero fica por conta da participação de Fernanda Brum (encontro inédito no gospel nacional) onde os dois timbres tão diferentes se encaixam perfeitamente. Apesar da participação de Fernanda, a faixa é produzida por PC Baruk. Anderson Freire (ele não podia faltar, né?) assina Um milagre (não confundir com a canção do CD Uma voz do Quatro por Um escrita por Kleber Lucas) que profetiza bênçãos sobre as famílias, outro tema favorito de Cristina Mel que não deixou suas firulas de lado.
Com leve inspiração no texto bíblico de Filipenses 3.13-14, Embaixador de Deus (Jozy Santos) é pontuada pelo violão e pela guitarra de Cacau Santos e também tem uma direção de voz muito bem feita por Jairo Bonfim. Cristina e Adelso assinam Mais santo que caiu uma luva nas mãos de Emerson Pinheiro que trabalhou nos efeitos digitais. O tema da canção é semelhante ao de Na corte do Egito, gravado por Fernanda Brum no CD Profetizando às nações (2006) – “Eu não vou tolerar esse mundo / Sou quem sou, sou de Deus, não imundo / Santo, eu quero ser mais santo / Geração que está me ouvindo / Fique alerta e não dormindo / Santo precisa ser mais santo”. A canção é um ótimo recado para a moçada que precisa ter “Cuidado com a aparência do pecado / Se der bobeira pode ser enganado”.
Anderson Pontes escreveu Sinto falta que é um apelo àqueles que se distanciaram dos caminhos de Deus. A temática é semelhante a das canções Sempre te amei (2000) e Sempre te amarei (2001) – “Sinto falta de te ver / Cruzando as fronteiras pra falar do meu amor / Dizer que só Eu Sou o Senhor / Sinto falta de curar / Quando você estendia as mãos / E eu derramava a minha unção”. Depois que o sol nascer foi escrita por Daniel e Samuel, mesma dupla que assinou Tudo por você (2001), um dos grandes sucessos da carreira da cantora. A canção se baseia na passagem de Jacó pelo Vau de Jaboque e seu encontro com o Anjo do Senhor. A cantora faz uso de segunda voz na canção bem pentecostal com peso no refrão.
Entretanto, é com uma mensagem de esperança para nossa geração que a cantora encerra o álbum. Rio 2016 é escrita por Solange, Beno e Davi César e, apesar de não ser mencionado na ficha técnica, conta com um coral de crianças que traz a certeza de que dias melhores virão para o Rio de Janeiro, para o Brasil e para o mundo – “A lágrima de ontem vale a medalha de amanhã / A mão de Deus escreve: / ‘É tempo de vencer’”.
Uaaaaaau!! Perfeita a análise!!
ResponderExcluirSOM DO AMOR é Digno de Aplausos, Discos de Ouro, Platina, Grammy Latino...
O CD SOM DO AMOR é um Marco na História da Música Gospel, e é sem sombra de dúvidas, o Melhor e Mais Bem Produzido CD de TODOS os Tempos!!
Nossa Linda Abelhinha Se Superou!!
Ela é DIVA.. Ela é TOP.. Ela é ÚNICA.. Ela é LINDA.. Ela é MEL!!
A VOZ Perfeita da Música Nacional!!
sem duvidas ela e muito competente so falta mais divulgação . essas gravadoras so querem divulgar Aline cassiane .. e a mel q mostro para o brasil e para o mundo com sua voz quem e deus eles ñ lembra.. ela mereci mais. seu talento e muito brade para ficar escondido ..
ResponderExcluirReforçando a análise do anônimo também concordo que que outras cantoras tem seu trabalho divulgado de forma diferenciada, acredito que o povo goste por uma questão de costume, as vezes nem tão bom assim, mas o povo dá o ibope devido, já a Mel não, ela tem história, talento, unção, testemunho,mais de 40 cds gravados, ela não caiu de paraquedas cantando gospel, ela é linda, simpática, seus olhos brilham por amor ao que faz, vamos divulgar, prestigiar e dizer que a Mel é maravilhosa, Deus seja com ela sempre!!!!
ResponderExcluirA única coisa que "pode" prejudicar os trabalhos da Mel é a ausência de divulgação e, mesmo assim, ela ainda consegue, pela competência que possui, brilhar em suas interpretações (em estúdio e ao vivo).
ResponderExcluirEsse cd é simplesmente incrível, me lembra o álbum "Tem coisas que a gente não esqueçe", impecável.
Excelente análise!