2 de abril de 2011

Totalmente dependente


Discípula do Pastor Adhemar de Campos, Danny Grace alcançou notoriedade nacional ao substituir o cantor Paulo Rogério na ministração do Comunhão e Adoração 5, lançado pela Aliança em 2006. Danny descobriu seu talento para a música ainda pequena e na adolescência começou a fazer pequenos trabalhos como back-vocal de grandes artistas do gospel nacional.

Em 2008, a cantora foi contratada pela Graça Music e, no mesmo ano, lançou seu primeiro álbum – Na hora certa – gravado ao vivo com produção de Ed Oliver (SP) e Rafael Castilhol (RJ). Agora, dois anos depois, ela volta ao mercado com um novo disco intitulado Dependente que possui treze faixas e foi lançado na ExpoCristã 2010 pela gravadora Graça Music. Mais uma vez, a produção recebe a assinatura de Ed Oliver.

A equipe chamada pra realizar a gravação é formada por Ted Furtado, Silas Viana e Fabio Aposan no baixo; Cleverson Silva, Denis Mariano e Alexandre Aposan na bateria; Júnior Camilo, Edson MZ e André Calore nos teclados e Ed Oliver e Cacau Santos na guitarra, entre outros, além do maestro Ronaldo Oliveira nos arranjos de cordas.

As canções seguem o estilo de louvor congregacional. Basicamente, todos os hinos entram com facilidade no repertório do grupo de louvor das igrejas locais. As melodias são bem interessantes e os refrões muito bem montados. Quase todos se enquadram na categoria ideal-pro-dirigente-interagir-com-a-igreja. A tão elogiada e muito comentada arte da capa ficou por conta da Imaginar Design de Belo Horizonte com fotos de Marcus Castro. Na parte instrumental, Ed Oliver foi muito competente na programação dos loops e nos efeitos de teclado. Os arranjos são sólidos e seus espaços recebem coberturas bem consistentes. Alguns hinos trazem bridges com convenções interessantes e muito bem interpretados pela banda.

A gravação inicia com Boas-Novas, que faz alusão ao texto de Isaías 61 e é uma excelente canção de celebração. O hino é de autoria de Anderson Freire e foi gravada por Marina de Oliveira no CD Na extremidade. Nesta versão ele recebeu uma roupagem muito mais pop, com loops, efeitos de teclado e muita guitarra. Impossível ficar parado!

Caminhar na luz mantém a pegada do hino anterior. Disserta sobre entrega e conta com um riff de guitarra sincopado abrindo e fechando o arranjo. Destaque para o back-vocal formado por Paloma Possi, Elis Negress e Melk Villar.

Um pouco mais lenta, mas sem perder a pegada pop-rock, Amo Te adorar trata sobre o amor do homem para com Deus. Possui uma levada marcada, bem cadenciada, conduzida por licks de guitarra. Me ensina prega sobre nossa necessidade de aprendermos com o Senhor. Destaque para o back vocal arranjado e executado por Denis Gounsard do Kades Singers.





O Missionário R. R. Soares participa com os versos da balada Primeiro amor, musicalizada por Ed Oliver. Destaque para o naipe de cordas gravado a vera. Oferta disserta sobre entrega e disponibilidade. Essa é bem swingada, com uma pegada de baixo cheia de groove. Destaque para o base de Rhodes e para os riffs de órgão executados pelo pianista Felipe Zampierre. Uma das melhores do repertório.

Anderson Freire também é o autor da faixa título. Dependente é uma bela oração de contrição e entrega. Destaque para o desenvolvimento do tema que alterna diversas nuances de dinâmica. Clama a mim conta com a participação de Nívea Soares nos vocais. A letra do louvor é versada em primeira pessoa (como se fosse Deus falando). Destaque para a interpretação da canção que é um dueto envolvente entre as adoradoras.

Debaixo de Tuas asas versa sobre segurança e confiança. Possui uma orquestração que flerta com um estilo um pouco mais clássico. Calvário é um belíssimo louvor de reconhecimento da obra de Cristo na cruz que da continuidade a este momento erudito. Ficou bem interessante o diálogo realizado entre o coral e as cordas.

Compromisso é uma exortação contra nossas “zonas de conforto”. Possui uma pegada um pouco mais densa, mas com um clima cativante e envolvente. Senhor da criação é uma declaração da soberania e grandeza de Deus com uma levada bem pop. As cordas estão bem pra frente e conduzem o tema junto com os licks de guitarra.


Finalizando o repertório, ouvimos Tu és santo. A música é bem pop, dançante e recheada de guitarras e efeitos de synth. André Calore e Ed Oliver separam alguns compassos perto do fim e mandam ver no órgão e na guitarra, respectivamente. Fatores que só preenchem o conteúdo desse álbum que vem confirmar o talento dessa que é uma das maiores cantoras da atualidade do gospel nacional.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...