25 de julho de 2011

Primor de técnica e emoção


Os clipes gospel internacionais há muito evoluíram na questão da qualidade. Produções impecáveis que poderiam muito bem ser exibidas em canais como a MTV. Por isso fica a pergunta: por que o mesmo não acontece com a maioria das produções brasileiras? Por que os clipes gospel nacionais sempre tendem para a mesmice com paisagens ao ar livre ou banda tocando em um galpão? Poucos são os vídeos que conseguem fugir do lugar comum e realmente surpreender o espectador e poucos são os profissionais que optam por romper a barreira da cristandade e, além de fazer um clipe bom para o público cristão, fazem um trabalho que consegue atingir outras tribos sem soar piegas. Afinal, não precisa inserir um versículo bíblico para anunciar o Evangelho de Cristo, concordam?


Dentre os profissionais que têm conseguido romper esse lacre destaca-se Bruno Fioravanti que é um que sempre consegue deixar as pessoas boquiabertas com seus trabalhos. Não foi à toa que, além dos artistas independentes, gravadoras como Onimusic, CanZion Brasil, Salluz, Sony Music Gospel e, mais recentemente, MK Music se renderam ao seu talento. Ou alguém duvida da capacidade desse diretor que conseguiu gravar em uma Times Square vazia ou transformar Elaine de Jesus em uma diva da Era do Rádio? A nova empreitada do diretor fecha a parceria com a Gravadora Aliança que tem conseguido reunir um cast de peso e investido também na música pentecostal.


A escolhida para abrir essa parceria foi a gravadora Vanilda Bordieri que tem sido muito elogiada pelo CD Assim sou eu. A canção escolhida foi Choro de Joquebede, escrita pela própria cantora que narra a trajetória de Moisés. O que poderia ser um tema para uma filmagem óbvia, tornou-se um enredo emocionante pelas mãos de Fioravanti que já começa com uma cena forte com um homem empurrando uma mulher grávida. Trocando em miúdos: o clipe mostra uma versão moderna do drama de Joquebede que precisou abrir mão do seu filho para não vê-lo morto pela ira de Faraó.


O figurino da cantora e os detalhes do cenário foram muito bem pensados, sem falar da qualidade técnica das imagens. Para situar melhor o leitor, a grávida que falamos no início é obrigada a dar seu filho ainda bebê para adoção que é acolhido por um casal de situação financeira elevada. O que se vê durante os quase seis minutos de vídeo é a busca dessa mãe por seu filho. As passagens de tempo foram muito bem utilizadas e contribuem para fazer o expectador torcer pelo reencontro entre mãe e filho. O final pode até parecer evidente, mas a emoção é certa. Não é à toa que o vídeo já ultrapassou as 7200 visualizações em menos de 15 dias no ar. Confira agora e tire suas próprias conclusões:


2 comentários:

  1. Excelente matéria! É isso vamos inovar + e + em clipes gospel! Chega de cafonice!kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria, e o vídeo excelente .. Parabéns ao Gospel no Divã e a Aliança, Vanilda que decidiram se render ao talento do Bruno Fioravanti.

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...