Foto: Gapa |
Nesse 09 de junho foi a vez de Manaus estar nos holofotes midiáticos. Junto com a tradicional Marcha para Jesus, que já é um evento tradicional na cidade, o Diante do Trono gravou o 15º álbum de sua série anual. Diante de todas as notícias que chegavam de Manaus e percebendo como as coisas aconteciam por lá, é possível constatar: sim, gente, o nosso gospel music possui um mainstream irresistível! De acordo com os dados da Polícia Militar, cerca de 750 mil pessoas participaram da marcha este ano e durante a gravação do álbum Creio, 350 mil pesoas superlotavam o sambódromo; ou então, o “santódromo”, como foi nomeado durante o evento.
No início da década de 2000, no auge do grupo musical mineiro, era bastante comum suas gravações ajuntarem um grande número de pessoas: as gravações do DT5 e DT7 registraram um número de mais de 1 milhão de pessoas e a gravação DT6 é conhecida como a maior de todas com 2 milhões no Campo de Marte em São Paulo.
Foto: G1 Amazonas |
Nos dias que antecederam a gravação, as mídias locais receberam integrantes do ministério para vários momentos de entrevistas sobre a gravação do projeto, o Conselho de Pastores do Estado do Amazonas participou ativamente da organização e os Governos da Prefeitura de Manaus e também Estadual investiram para que tudo acontecesse. No dia 09, desde cedo, as redes sociais dos manaruaras insistiam em repercutir o evento e os integrantes do coral, que ensairam por dias, começaram a chegar por volta das oito da manhã.
Foto: Reprodução de Internet |
A tradição do show business para grandes eventos como o Rock in Rio e o que foram as apresentações de U2 e Rolling Stones no Brasil expressa todo um comportamento de expectativa de um público que comparece em peso. A grandiosidade e o glamour de eventos como esses faz com que o instante em si consiga marcar um momento notório para qualquer cultura de música popular. Em Manaus, com todos os elementos trazidos por essa gravação construíram todo um espetáculo como poucas vezes se vê não só na produção cultural gospel brasileira, como na mundial.
Foto: Reprodução de Internet |
Alex Passos, diretor do DVD Creio dispensou as projeções de LED e ousou apresentar um show teatral numa passarela de samba com característica de avenida, bastante comprida por sinal. Talvez quem estivesse mais atrás não conseguisse sequer enxergar Ana Paula Valadão e sua banda. “Sou o diretor do DVD e não do show”, justifica Alex. Explosão pirotécnica, pirofagia, um piano que sobe num elevador, bolinhas coloridas, um coral de cinco mil pessoas com luvas brancas fazendo coreografias e um show de luzes que impressiona; por fim, uma porta laranja que promete levar a vocalista do grupo à outras dimensões (que serão representadas através de videoclipes que serão gravados de algumas canções do projeto)... Todo esse quebra-cabeça promete se encaixar quando a edição do DVD ficar pronta em novembro.
Várias foram ar participações especiais: Ludmila Ferber, Pr. Gilmar Brito e a Pra. Ana Lúcia Câmara cantaram com Ana Paula a música Casa de oração, que pretende ser um clamor de restauração para Manaus, o Amazonas e também para o Brasil. Mariana Valadão e Felippe Valadão cantaram junto com Thomas Miller a já mundialmente e tradicional canção Santo, Santo, Santo. Thomas é líder de um dos maiores ministério de música dos Estados Unidos, o Gateway Worship de Dallas, e sete das canções gravadas neste projeto são versões do mais recente CD lançado pelo Gateway: Great, great God.
Thomas Miller e Ana Paula Valadão na passagem de som - Foto: Divulgação |
A equipe do Gateway possui a mesma formação musical de Ana Paula Valadão, que estudaram juntos na escola The Christ of the Nations (CFNI) em Dallas. Não por isso, talvez a maior diferenciação deste novo projeto proposto pelo Diante do Trono é a nova musicalidade. E seria pouco falar das canções do Gateway que compoem o repertório se um outro exemplo bem maior não fizesse mais sentido neste momento. A canção tema de um dos CDs mais vendidos da indústria fonográfica gospel no Brasil foi regravada aqui com um arranjo que remenda a contemporaneidade em seus acordes: simples, lineares, mas com um quê de rebuscamento. A nova roupagem de Preciso de Ti mostra que o Diante do Trono, após insistir por alguns anos numa musicalidade que não se encaixava mais nos iPods atuais, tornou-se o ministério em que os instrumentos de base rabiscam arte sonora com a típica qualidade que o pop é viciado em apresentar. O projeto Creio afirma que o gospel tem o seu mainstream e que um ministério com 15 anos de estrada ainda consegue causar tanto rebuliço nas mídias em geral apenas por gravar um CD e DVD. No rock tivemos os Beatles, no pop Michael Jackson e no gospel tupiniquim o Ministério de Louvor Diante do Trono.
Foto: Reprodução de Internet |
Gloria Deus!
ResponderExcluirPreciso de Ti não é um dos cds gospels mais vendidos do país e sim O mais vendido, e o 15° album mais vendido do Brasil em toda a história, de todos os generos.
ResponderExcluircomo o senhor e maravilhoso ne
ResponderExcluir