28 de agosto de 2009

De fé em fé

Depois de lançar o CD Sobrenatural (2008) totalmente em estúdio, os admiradores do ministério de André Valadão estavam sentindo saudades de um CD ao vivo com o jeito que só o levita tem de celebrar. Tudo bem que ele lançou um projeto em parceria com a banda Delirious?, mas seus fãs queriam algo só dele. Pois bem! No dia 17 de janeiro deste ano, a cidade de Vila Velha (ES) tremeu com a gravação do CD e DVD , o primeiro gravado pela Graça Music que teve direção de Ruben di Souza e conta com o Coral Fé, sob regência do maestro Robson Oliveira.

Quase todas as canções do álbum foram compostas por André Valadão e são focadas na fé que estampa muito bem a capa totalmente branca com a palavra FÉ de forma estilizada formando um escudo com espada vazada. Trabalho muito bem feito por Marcus Castro.

A batida eletrizante de Adriano Pezão abre Não tenho medo, mostrando que o novo álbum promete. O trompete de Moisés Nazaré é um dos pontos altos da faixa.

Indiferente foi composta pelo Missionário R. R. Soares e Carlinhos Gerd e havia sido gravada por André na coletânea Minhas canções na voz dos melhores III, lançado em 2008. A canção traz uma palavra de despertamento à Igreja sobre a necessidade de resgatar as almas desse mundo tenebroso – “Chega, eu não posso vacilar / Eu não posso fracassar / Ajuda-me, Senhor / A livrar os oprimidos e a libertar os cativos”.

Gravada anteriormente no CD Sobrenatural, Pela fé ganhou uma nova roupagem. A introdução ao piano lembra aquelas antigas canções natalinas, mas a força da música permaneceu e a versão ao vivo foi mais do que merecida e um dos momentos mais emocionantes do álbum.

Outra canção com a temática do CD é Vou crer “Ó Deus, abre a porta para mim / Ao lugar que tens só para mim / Leva-me até o centro do Teu coração”. Renato Laranjo (guitarra) e Emerson Tatá (baixo) conferiram um ar digitalizado à canção que ainda teve um momento espontâneo com um clamor uníssono de todas as vozes e temos a oportunidade de ouvir o lado pastor do levita ordenando que as vidas saiam de dentro das covas e do domínio do medo em meio a línguas estranhas – “As pedras vão rolar na nossa geração”, declara.

A canção título possui um ritmo alucinante e descortina a galeria de Heróis da Fé como Abraão, Noé, Bartimeu, Moisés, Josué, Paulo e Silas. Os gritos característicos do levita não faltaram na faixa que tem o back como um dos pontos altos além dos efeitos sonoros de órgão.

“A nossa história vem de muito tempo / Não é uma paixão nem um momento / É como acordar em um novo dia / E ouvir Tua doce voz que me guia”. Calma! André Valadão não resolveu fazer uma declaração de amor para sua esposa Cassiane em meio ao show. Os primeiros versos de Nosso amor são uma serenata espiritual para Deus com um belíssimo arranjo instrumental.

Outra canção que pode espantar você é Abraça-me. Não pense que é a regravação do sucesso de David Quinlan. A música começa com um momento voz e piano e depois ganha adição dos demais instrumentos. É outra faixa com um momento espontâneo com mais de nove minutos de duração onde o adorador, ao som do piano, traz uma pregação baseada na parábola do filho pródigo. Momento esplêndido!

Escrita por AV e Ruben di Souza, Cura-me, Senhor é um clamor que empolgou a multidão no momento da gravação com um jazz onde ao som dos metais deram brados de júbilo ao Tremendo Jeová Rafá.

O show também reservou um momento de saudade e recordação dos antigos sucessos do cantor. Lembranças de Fé reuniu em um reggae as canções Milagres (2005), Alegria (2006) e Mais que abundante (2004).


Outro momento marcante foi a presença das irmãs de André: Ana Paula e Mariana Valadão na canção Eu nasci de novo, gravada anteriormente pelo Diante do Trono no CD Quero me apaixonar (DT 6 – 2003).


“Somos o povo mais feliz da Terra / Temos fé para vencer o mundo”. As primeiras frases de Com fé, composta novamente em parceria de Ruben di Souza, mostram que canção terá lugar cativo nos repertórios dos ministérios de louvor com uma letra contagiante. Do mesmo modo Eu vou, também gravada anteriormente em Sobrenatural e com merecida versão ao vivo, foi uma excelente escolha para fechar o show com um naipe de metais de primeira conferindo um estilo timbalada à música. E se você já se empolgou com a análise do CD, saiba que a Graça Music já disponibilizou o DVD para que você confira toda a emoção daquela noite e, em breve, o play-back estará chegando às lojas para a alegria dos levitas que admiram o ministério do Pastor André Valadão.

Um comentário:

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...