2009 foi um ano de grandes conquistas para a música gospel que aos poucos vem conquistando seu espaço no cenário musical. Além dos cantores já consagrados, a indústria fonográfica nos presenteou com novas vozes que souberam aproveitar a oportunidade dada pela vida. Foi o ano de fatos marcantes no meio evangélico como polêmicas, lançamentos e histórias de superação. Claro que seria impossível listar cada um desses acontecimentos e por isso contamos com a ajuda de alguns internautas para selecionar o que vai ficar na memória daqueles que apreciam esse estilo. Bem, venha conosco nessa retrospectiva especial pelo universo da música evangélica mundial:
O que logo lhe vem à cabeça quando se fala em música? CDs e DVDs, certo? Pois esse foi um ano abundante para as gravadoras, mesmo com os problemas enfrentados pela pirataria. O DVD Aline Barros e Cia 2, por exemplo, vendeu cerca de 25 mil cópias em apenas 30 minutos (um verdadeiro recorde) e o CD Uma nova história de Fernandinho teve 80 mil cópias vendidas em um mês configurando-se como mais um sucesso absoluto de vendas. O ano também foi bom para o mercado internacional com os lançamentos de Casting Crowns (CD Until the whole world hears), Barlow Girl (CD Love & War) e Jars of Clay (CD The long fall back to Earth). Os DVDs A New Hallellujah de Michael W. Smith e Faith+Hope+Love da Hillsong também entraram na lista dos mais vendidos pela loja virtual Gospel Goods.
Grandes contratações também marcaram esse ano. A Graça Music foi uma das gravadoras que demonstrou um amadurecimento forte em 2009 conquistando para o seu cast nomes como os irmãos André e Mariana Valadão, David Fantazzini, Ao Cubo (que acaba de lançar o CD Um por todos), e as bandas Discopraise, Jó 42 e a consagrada Banda & Voz. Os bons filhos também retornaram às antigas casas como foram os casos de Edilson Maia, que retornou à Line Records e lançou o álbum Segundo o coração de Deus, e Cristina Mel que lançou Ame mesmo assim em seu retorno à MK Music e prepara novo trabalho infantil. Mel ainda foi presenteada com a adoção da pequena Isabella. Outros artistas também mudaram de gravadora como Jeane Mascarenhas que foi para a Salluz e Rose Nascimento que agora pertence à ArtGospel.
Os novos nomes da geração de adoradores e a consagração dos antigos
Esse também foi um ano em que novas vozes surgiram no cenário evangélico. Quem não se perguntou quem era a menina loira que aparecia no DVD de Fernanda Brum na canção Jesus, meu primeiro amor? A jovem criou asas e alçou novos voos. Arianne lançou seu primeiro trabalho Por me amar pela MK e em pouco tempo se tornou uma das grandes vozes da gravadora e também assinaram Ministério Mãshîah, Agailton Silva (compositor do sucesso Sabor de mel) e Henrique Cerqueira. Ainda esse ano, a Line Records contratou Laysa Rocha, nova aposta do louvor pentecostal, e Priscilla Alcântara, apresentadora do infantil Bom Dia e Cia do SBT. Na Graça Music, o novo filho foi Thalles que apresentou aos admiradores do gospel uma mistura de black music com MPB e a Onimusic apresentou Arthur Netto que contou com a participação de André Valadão em seu primeiro CD Love que combina canções em português e inglês.
Mas nem só de gente nova a música é feita. Os nomes já consagrados no mercado retornaram com força total às paradas de sucesso: Mattos Nascimento lançou Sangue verdadeiro pela Gravadora Louvor Eterno e J. Neto gravou Um milagre novo pela Line Records. O poeta Sérgio Lopes e o negão abençoado Marcos Antônio lançaram seus novos trabalhos pela ArtGospel.
O mercado independente também trouxe grandes apostas como os roqueiros do Combate Vertical com seu primeiro CD Imagem de Deus, Cantor WB e o álbum Encontro e o Ministério Fogo de Sião.
Eventos que marcaram
Para quem gosta de conferir seus artistas de perto, o ano de 2009 foi lotado de shows e eventos pelo Brasil, além das premiações que trouxeram maior reconhecimento ao gênero. Em abril aconteceu a 14ª edição do Troféu Talento que foi muito bem apresentada por Paulo César Baruk e consagrou os ministérios de Regis Danese (Intérprete Masculino, Destaque 2008 e Música do Ano) e Lázaro (Álbum Alternativo, Álbum Independente, Álbum ao vivo, Álbum do Ano e Revelação Masculina).
Em junho foi a vez de São Cristóvão, bairro da Zona Norte do Rio, ser palco de um encontro de adoradores no Louvorzão 93 realizado na Quinta da Boa Vista onde se reuniram nomes de pesos como Fernanda Brum, Kleber Lucas, Quatro por Um e Oficina G3. O evento chegou a ser noticiado pelos principais telejornais da Rede Globo de Televisão:
Setembro foi mês da Expo Cristã 2009 que contou com palestras, seminários e congressos, além de apresentações de dança, teatro e cantores convidados. O Grammy Latino também é um evento cadastrado na agenda dos fãs dos cantores e dessa vez o prêmio foi para o CD Depois da Guerra, da Oficina G3, que foi consagrado como Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa durante cerimônia realizada no dia 05 de novembro em Las Vegas. E em novembro também aconteceu mais uma edição da Marcha para Jesus que reuniu três milhões de fiéis em São Paulo com o lema “Marchando para derrubar gigantes”. Novembro também foi mês de conquistas para Ao Cubo, Apocalipse 16 e DJ Alpiste que receberam o Prêmio Hutúz como melhor artista gospel da década em uma noite de emoção e reconhecimento no palco do Canecão.
E não foi só de shows nacionais que o público brasileiro viveu. Os australianos da Hillsong United pousaram em terras tupiniquins para dois grandes shows em Porto Alegre (13/11 – Ginásio Gigantinho) e São Paulo (14/11 – Ginásio Ibirapuera).
E dezembro fechou os eventos com chave de ouro em uma grande festa só que de aniversário. Isso mesmo? DJ Alpiste, um dos maiores representantes do Rap Gospel, assoprou as velinhas em uma grande festa realizada no dia 19 no Pré-Reveilon Gospel Night que aconteceu no Irajá Atlético Clube e reuniu grandes nomes do movimento como FLG, Adriano Gospel Funk, DJ Marcelo Araújo, Francisco JC, Família Acris Soul, Jay-K, Márcio RC, DJ “W”, DJ Kiko, Mr. R, MC Enny e VJ W. Júnior.
Um por todos e todos em prol do Reino
Não é de hoje que vemos cantores se unindo para gravarem trabalhos juntos. Além de mostrar a união entre os adoradores, esses encontros abrilhantam ainda mais a sonoridade das músicas. Seja em dupla, trio ou um verdadeiro coral, essas diversas vozes impressionam.
Quem adquiriu o novo DVD de Michael W. Smith teve a chance de conferir a participação do The African Children’s Choir na execução da música A New Hallelujah. No cenário nacional, alguns encontros marcantes ficaram por parte de Cristina Mel e Marcus Salles, Arthur Netto e André Valadão, Wilian Nascimento e Betânia Lima, Eyshila e Fernanda Brum, Mara Maravilha e Regis Danese, Raquel Mello e Nani Azevedo e Soraya Moraes e Adhemar de Campos. Sem falar nas grandes participações que pontuaram alguns lançamentos de 2009:
- CD Nada pode calar um adorador (Eyshila): Liz Lanne, Fernanda Brum, Jozyanne, Cristina Mel, Wilian Nascimento, Marquinhos Menezes e Lilian, Cleydejane, Thiago Fersyl, Marcus Salles, Jairo Bonfim, Emerson Pinheiro, Matheus e Lucas
- CD Tua Visão (Diante do Trono): Mariana e Felippe Valadão, Fernanda Brum e Nívea Soares
- CD Ronaldo Bezerra ao vivo: Pregador Luo, PG, Rachel Novaes, Vineyard Piratininga e Adhemar de Campos
- CD Renovo (Clamor pelas Nações): Fernandinho, Ana Paula Valadão, Fernanda Brum e Paula Santos
Produções de sucesso
Não é só de música que um CD ou DVD são feitos. A arte da capa, os detalhes na captação de imagens também são elementos que chamam a atenção para destacar um bom produto. A Imaginar Design realmente nos presenteou com excelentes artes nas capas dos CDs de alguns artistas como Mariana Valadão, Thalles, Klênio e Comunidade Batista Viva Esperança. A Quartel Design também montou belas capas para os CDs do Diante do Trono, Ludmila Ferber, Fernandinho e David Quinlan.
Os DVDs também foram um verdadeiro espetáculo de luz e som. A Onimusic lançou o novo trabalho de Fernandinho que impressiona pela qualidade, uma verdadeira produção de cinema com imagens de tirar o fôlego. Um dos DVDs mais esperados do ano – Cura-me de Fernanda Brum – também trouxe um novo conceito com um mix de louvor, teatro e arte que transformaram o templo da igreja em uma confortável sala de estar com puffs e abajures.
E não dá para esquecer os clipes impressionantes que provaram que nossa música tem se profissionalizado a cada dia. O mais recente é o de André Valadão que foi dirigido por Alex Passos em locais de referência da capital mineira como a Praça Sete, Praça da Estação, Estação Central (metrô), Viaduto Santa Tereza e Praça da Liberdade.
E por falar em Alex Passos, o diretor também foi responsável por dois clipes impressionantes de Fernandinho. O primeiro deles Faz chover também foi gravado em Minas Gerais e contou a história verídica de um casal que teve seu relacionamento restaurado após ouvir a canção. Já Sede de justiça contou com elementos de computação gráfica que fizeram o cantor saltar das páginas de jornal.
Também não podemos esquecer o clipe da canção Conquistando o impossível, uma das mais belas produções da MK Music que teve gravações em estúdio e em uma comunidade do Rio de Janeiro. A produção dirigida pela dupla Andrade contou com parte do cast da gravadora e participação da missionária Flordelis. E teve até produção internacional que parou a Times Square com a produção de Cristo Redentor do cantor Arthur Netto feita por Bruno Fioravanti e já conta com mais de 2000 exibições em apenas duas semanas no ar.
Polêmicas à vista
Nem só de boas notícias que 2009 foi feito. Algumas polêmicas envolvendo artistas gospel tomaram as páginas de sites especializados e algumas causaram até a desativação de alguns deles. Uma das mais recentes envolveu o cantor David Quinlan e a separação de sua banda. No blog oficial do artista, ele expressa sua tristeza e tenta esclarecer os fatos para o público em postagem que gerou mais de 400 comentários:
André Valadão também foi assunto com a seguinte postagem em seu blog: “Eu não matei o pai de santo”. Calma! AV não foi acusado de homicídio. A postagem falava sobre o encontro entre o cantor e um pai de santo que o acusava de ter perdido o poder das entidades após ouvir as músicas do artista.
Mas nenhuma novela foi tão longa quanto a que envolveu Cassiane e MK Music. Após anunciar no Programa Raul Gil que não tiraria o chapéu para sua antiga gravadora, a pastora voltou para casa e ao que tudo indica que um CD inédito pela MK pode chegar às lojas no ano que vem.
Além das quatro paredes
O gospel conseguiu sair dos templos e alcançou a grande mídia. Depois de ter emplacado um sucesso nas novelas em 2008, foi a vez do cinema brasileiro ser conquistado. Diferente dos EUA onde grandes bilheterias como Matrix possuem canções cristãs em sua trilha sonora, esse movimento ainda é recente no Brasil, mas duas produções começaram a desenhar o futuro do gênero. O primeiro deles foi Pra onde eu irei?, dirigido por Osnei de Lima e lançado diretamente em DVD cuja música tema é Pra onde eu irei? de Marcos Goes. Entretanto, foi Flordelis – Basta uma palavra para mudar que uniu o gospel com a sétima arte trazendo a canção Conquistando o impossível (sucesso na voz de Jamily) com uma nova roupagem ao estilo We are the world.
A imprensa também abriu espaço para o estilo como a Revista ABRAMUS, lançada pela Associação Brasileira de Música e Artes, que em reportagem de capa da edição 12 escrita por Bruno Guerra apresenta assim a música gospel:
Por falar no Programa Raul Gil, o quadro Homenagem ao Artista se manteve na programação e emocionou os corações de Lázaro, Regis Danese, Jamily, Mara Maravilha e Marcelo Crivella com os jovens talentos descobertos pelo apresentador. Na Rede Globo, o programa apresentado por Xuxa Meneghel aos sábados recebeu Bruna Melo que divulgou o CD O Teu querer. Aline Barros também amrcou presença no Show da Gente do SBT. Já Oficina G3 e Fernando Cester tiveram seus clipes divulgados na MTV.
Outra conquista foi a parceria com a gravadora Som Livre. Fundada em 1969 com a finalidade de desenvolver e comercializar as trilhas sonoras das novelas produzidas pela TV Globo, a gravadora lançou a coletânea Promessas com grandes artistas nacionais como Trazendo a Arca, Soraya Moraes e Elaine Martins, além dos trabalhos de Aline Barros, Diante do Trono, Lázaro, André Valadão e Sérgio Lopes.
Voltando na TV Globo, o Switchfoot (banda de rock cristão de San Diego, Califórnia) apareceu cinco vezes na trilha-sonora de uma matéria do Jornal da Globo com as músicas: Gone, More Than Fine, Redemption, Meant to Live e Adding to the Noise. No SBT, o Esquadrão da Moda, apresentado por Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, contou com a presença da cantora Jamile Zeidan.
Tecnologia a serviço de Cristo
O mundo virtual também foi alcançado pelos levitas. O twitter, que se tornou a grande revolução da internet, virou local de encontro de artistas nacionais e internacionais, além de gravadoras, lojas virtuais e assessores. De acordo com o gráfico do Twitter Holic de 06 de agosto a 28 de outubro, André Valadão pulou de 6.040 para 19.968 seguidores. Para quem pensa que números não dizem nada, os tweets (publicações) também alternaram de 745 para 2.275 mostrando que AV tem dialogado ainda mais com seu público. Já Mariana Valadão conquistou o 3º lugar no Top 100 MySpace 2009 publicado no blog da Folhateen, ficando acima de artistas seculares como NXZero, Strike e Michael Jackson.
A banda Discopraise foi além e lançou o primeiro clipe colaborativo da internet brasileira onde o internauta cadastra seu email e envia sua gravação que pode ser produzida através da web-cam, do celular, de câmera digital. Os melhores vídeos vão compor o clipe da canção Altos Montes.
Com o lançamento do DVD Cura-me de Fernanda Brum, a MK lançou uma promoção exclusiva unindo YouTube, Orkut e Twitter. Para isso, basta responder “Por que eu mereço ganhar o DVD Cura-me?” no Orkut e YouTube. Já no Twitter basta enviar uma menção para @MKmusicBrasil com a resposta até o dia 04 de janeiro.
E por falar em Fernanda Brum, o DVD é a primeira inserção da gravadora em imagens em alta definição (High Definition). Além disso, Nívea Soares que também lançou seu DVD em HD prepare-se para lançar o primeiro trabalho gospel em Blu-ray.
Promessas de um novo amanhã
Aqui se encerra a nossa Retrospectiva pelo universo da música evangélica mundial desejando que, assim como Eyshila que superou seus limites e voltou com força total em 2009, você possa superar quaisquer obstáculos durante sua caminhada ansiando pelo melhor de Deus que está por vir em 2010. Para os admiradores do gênero, o mês de janeiro já será marcado por duas grandes festas: Jesus Vida Verão, de 08 a 23 de janeiro nas praias do Estado do Espírito Santo, e Summer Beats 2010 que acontecerá no dia 31 de janeiro no Playcenter de São Paulo.
Claro que além desses eventos, teremos os grandes shows, as gospel nigths, os lançamentos em CD e DVD e as novas edições do Grammy Latino e do Troféu Talento. Mas o mais importante de tudo é que nossa música continuará seguindo em frente conduzindo pessoas ao Reino dos Céus através do louvor e da adoração sem limites que vai além dos templos e transpõe as fronteiras entre as nações. O Gospel no Divã deseja a todos um Feliz Ano Novo e que Deus lhes abençoe. Em 2010 a gente se vê por aqui mais uma vez. Continuem participando com seus comentários aqui em nossa página ou no Orkut e no Twitter e um muito obrigado a todos vocês e aos cantores que acreditaram em nosso trabalho. Essa vitória é de todos nós!
Colaboraram nessa postagem:
Jaime Alves
Nívia Nunes
Shirley Lysboa
Thiago Martins
Letícia Soul
Nicolas Rogério
Jefferson Leandro
Cíntia Mara
Bruno Guilherme
Loise Lorena
Raquel Lopes
Lucas Tardellys
Alomara Andrade (MK Music)
Angélica Dias Gomes (MK Music)
Fontes de pesquisa:
1. ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes
2. Aliança Produção e Distribuição
3. André Valadão – Blog
4. André Valadão – Site oficial
5. Blog da Folhateen
6. Blog do Oziel Alves
7. Diary´s Quel
8. Discopraise – Site oficial
O que logo lhe vem à cabeça quando se fala em música? CDs e DVDs, certo? Pois esse foi um ano abundante para as gravadoras, mesmo com os problemas enfrentados pela pirataria. O DVD Aline Barros e Cia 2, por exemplo, vendeu cerca de 25 mil cópias em apenas 30 minutos (um verdadeiro recorde) e o CD Uma nova história de Fernandinho teve 80 mil cópias vendidas em um mês configurando-se como mais um sucesso absoluto de vendas. O ano também foi bom para o mercado internacional com os lançamentos de Casting Crowns (CD Until the whole world hears), Barlow Girl (CD Love & War) e Jars of Clay (CD The long fall back to Earth). Os DVDs A New Hallellujah de Michael W. Smith e Faith+Hope+Love da Hillsong também entraram na lista dos mais vendidos pela loja virtual Gospel Goods.
Grandes contratações também marcaram esse ano. A Graça Music foi uma das gravadoras que demonstrou um amadurecimento forte em 2009 conquistando para o seu cast nomes como os irmãos André e Mariana Valadão, David Fantazzini, Ao Cubo (que acaba de lançar o CD Um por todos), e as bandas Discopraise, Jó 42 e a consagrada Banda & Voz. Os bons filhos também retornaram às antigas casas como foram os casos de Edilson Maia, que retornou à Line Records e lançou o álbum Segundo o coração de Deus, e Cristina Mel que lançou Ame mesmo assim em seu retorno à MK Music e prepara novo trabalho infantil. Mel ainda foi presenteada com a adoção da pequena Isabella. Outros artistas também mudaram de gravadora como Jeane Mascarenhas que foi para a Salluz e Rose Nascimento que agora pertence à ArtGospel.
Os novos nomes da geração de adoradores e a consagração dos antigos
Esse também foi um ano em que novas vozes surgiram no cenário evangélico. Quem não se perguntou quem era a menina loira que aparecia no DVD de Fernanda Brum na canção Jesus, meu primeiro amor? A jovem criou asas e alçou novos voos. Arianne lançou seu primeiro trabalho Por me amar pela MK e em pouco tempo se tornou uma das grandes vozes da gravadora e também assinaram Ministério Mãshîah, Agailton Silva (compositor do sucesso Sabor de mel) e Henrique Cerqueira. Ainda esse ano, a Line Records contratou Laysa Rocha, nova aposta do louvor pentecostal, e Priscilla Alcântara, apresentadora do infantil Bom Dia e Cia do SBT. Na Graça Music, o novo filho foi Thalles que apresentou aos admiradores do gospel uma mistura de black music com MPB e a Onimusic apresentou Arthur Netto que contou com a participação de André Valadão em seu primeiro CD Love que combina canções em português e inglês.
Mas nem só de gente nova a música é feita. Os nomes já consagrados no mercado retornaram com força total às paradas de sucesso: Mattos Nascimento lançou Sangue verdadeiro pela Gravadora Louvor Eterno e J. Neto gravou Um milagre novo pela Line Records. O poeta Sérgio Lopes e o negão abençoado Marcos Antônio lançaram seus novos trabalhos pela ArtGospel.
O mercado independente também trouxe grandes apostas como os roqueiros do Combate Vertical com seu primeiro CD Imagem de Deus, Cantor WB e o álbum Encontro e o Ministério Fogo de Sião.
Eventos que marcaram
Para quem gosta de conferir seus artistas de perto, o ano de 2009 foi lotado de shows e eventos pelo Brasil, além das premiações que trouxeram maior reconhecimento ao gênero. Em abril aconteceu a 14ª edição do Troféu Talento que foi muito bem apresentada por Paulo César Baruk e consagrou os ministérios de Regis Danese (Intérprete Masculino, Destaque 2008 e Música do Ano) e Lázaro (Álbum Alternativo, Álbum Independente, Álbum ao vivo, Álbum do Ano e Revelação Masculina).
Em junho foi a vez de São Cristóvão, bairro da Zona Norte do Rio, ser palco de um encontro de adoradores no Louvorzão 93 realizado na Quinta da Boa Vista onde se reuniram nomes de pesos como Fernanda Brum, Kleber Lucas, Quatro por Um e Oficina G3. O evento chegou a ser noticiado pelos principais telejornais da Rede Globo de Televisão:
Setembro foi mês da Expo Cristã 2009 que contou com palestras, seminários e congressos, além de apresentações de dança, teatro e cantores convidados. O Grammy Latino também é um evento cadastrado na agenda dos fãs dos cantores e dessa vez o prêmio foi para o CD Depois da Guerra, da Oficina G3, que foi consagrado como Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa durante cerimônia realizada no dia 05 de novembro em Las Vegas. E em novembro também aconteceu mais uma edição da Marcha para Jesus que reuniu três milhões de fiéis em São Paulo com o lema “Marchando para derrubar gigantes”. Novembro também foi mês de conquistas para Ao Cubo, Apocalipse 16 e DJ Alpiste que receberam o Prêmio Hutúz como melhor artista gospel da década em uma noite de emoção e reconhecimento no palco do Canecão.
E não foi só de shows nacionais que o público brasileiro viveu. Os australianos da Hillsong United pousaram em terras tupiniquins para dois grandes shows em Porto Alegre (13/11 – Ginásio Gigantinho) e São Paulo (14/11 – Ginásio Ibirapuera).
E dezembro fechou os eventos com chave de ouro em uma grande festa só que de aniversário. Isso mesmo? DJ Alpiste, um dos maiores representantes do Rap Gospel, assoprou as velinhas em uma grande festa realizada no dia 19 no Pré-Reveilon Gospel Night que aconteceu no Irajá Atlético Clube e reuniu grandes nomes do movimento como FLG, Adriano Gospel Funk, DJ Marcelo Araújo, Francisco JC, Família Acris Soul, Jay-K, Márcio RC, DJ “W”, DJ Kiko, Mr. R, MC Enny e VJ W. Júnior.
Um por todos e todos em prol do Reino
Não é de hoje que vemos cantores se unindo para gravarem trabalhos juntos. Além de mostrar a união entre os adoradores, esses encontros abrilhantam ainda mais a sonoridade das músicas. Seja em dupla, trio ou um verdadeiro coral, essas diversas vozes impressionam.
Quem adquiriu o novo DVD de Michael W. Smith teve a chance de conferir a participação do The African Children’s Choir na execução da música A New Hallelujah. No cenário nacional, alguns encontros marcantes ficaram por parte de Cristina Mel e Marcus Salles, Arthur Netto e André Valadão, Wilian Nascimento e Betânia Lima, Eyshila e Fernanda Brum, Mara Maravilha e Regis Danese, Raquel Mello e Nani Azevedo e Soraya Moraes e Adhemar de Campos. Sem falar nas grandes participações que pontuaram alguns lançamentos de 2009:
- CD Nada pode calar um adorador (Eyshila): Liz Lanne, Fernanda Brum, Jozyanne, Cristina Mel, Wilian Nascimento, Marquinhos Menezes e Lilian, Cleydejane, Thiago Fersyl, Marcus Salles, Jairo Bonfim, Emerson Pinheiro, Matheus e Lucas
- CD Tua Visão (Diante do Trono): Mariana e Felippe Valadão, Fernanda Brum e Nívea Soares
- CD Ronaldo Bezerra ao vivo: Pregador Luo, PG, Rachel Novaes, Vineyard Piratininga e Adhemar de Campos
- CD Renovo (Clamor pelas Nações): Fernandinho, Ana Paula Valadão, Fernanda Brum e Paula Santos
Produções de sucesso
Não é só de música que um CD ou DVD são feitos. A arte da capa, os detalhes na captação de imagens também são elementos que chamam a atenção para destacar um bom produto. A Imaginar Design realmente nos presenteou com excelentes artes nas capas dos CDs de alguns artistas como Mariana Valadão, Thalles, Klênio e Comunidade Batista Viva Esperança. A Quartel Design também montou belas capas para os CDs do Diante do Trono, Ludmila Ferber, Fernandinho e David Quinlan.
Os DVDs também foram um verdadeiro espetáculo de luz e som. A Onimusic lançou o novo trabalho de Fernandinho que impressiona pela qualidade, uma verdadeira produção de cinema com imagens de tirar o fôlego. Um dos DVDs mais esperados do ano – Cura-me de Fernanda Brum – também trouxe um novo conceito com um mix de louvor, teatro e arte que transformaram o templo da igreja em uma confortável sala de estar com puffs e abajures.
E não dá para esquecer os clipes impressionantes que provaram que nossa música tem se profissionalizado a cada dia. O mais recente é o de André Valadão que foi dirigido por Alex Passos em locais de referência da capital mineira como a Praça Sete, Praça da Estação, Estação Central (metrô), Viaduto Santa Tereza e Praça da Liberdade.
E por falar em Alex Passos, o diretor também foi responsável por dois clipes impressionantes de Fernandinho. O primeiro deles Faz chover também foi gravado em Minas Gerais e contou a história verídica de um casal que teve seu relacionamento restaurado após ouvir a canção. Já Sede de justiça contou com elementos de computação gráfica que fizeram o cantor saltar das páginas de jornal.
Também não podemos esquecer o clipe da canção Conquistando o impossível, uma das mais belas produções da MK Music que teve gravações em estúdio e em uma comunidade do Rio de Janeiro. A produção dirigida pela dupla Andrade contou com parte do cast da gravadora e participação da missionária Flordelis. E teve até produção internacional que parou a Times Square com a produção de Cristo Redentor do cantor Arthur Netto feita por Bruno Fioravanti e já conta com mais de 2000 exibições em apenas duas semanas no ar.
Polêmicas à vista
Nem só de boas notícias que 2009 foi feito. Algumas polêmicas envolvendo artistas gospel tomaram as páginas de sites especializados e algumas causaram até a desativação de alguns deles. Uma das mais recentes envolveu o cantor David Quinlan e a separação de sua banda. No blog oficial do artista, ele expressa sua tristeza e tenta esclarecer os fatos para o público em postagem que gerou mais de 400 comentários:
O problema é ministerial e não familiar. Não gosto de expor problemas na internet, prefiro usar este veículo para abençoar e trazer testemunhos do que estamos fazendo ao redor do Brasil e fora, já que eu sei que muitos de vocês nos incluem em suas orações sempre, contudo, já que uma nota de esclarecimento foi publicada no site do André e do Roger e no Orkut de cada um dos músicos que possui esta ferramenta, não posso mais ficar calado… Um internauta também enviou a nota para o meu blog; publiquei para que você soubesse do que estou falando… comentário de número 30 no post intitulado “um pedido de oração, ore por nós”E por falar em polêmica, a cantora Pamela foi assunto em vários sites evangélicos que fizeram críticas ferrenhas devido a fotos comprometedoras da cantora teen. O alvo principal foi o blog Crítica Cristã que chegou a ser notificado, pois estaria infringindo com o crime de difamação conforme o art. 139 do Código Penal e teve 72 horas de prazo para retirar do ar as “fotos pessoais” da cantora.
André Valadão também foi assunto com a seguinte postagem em seu blog: “Eu não matei o pai de santo”. Calma! AV não foi acusado de homicídio. A postagem falava sobre o encontro entre o cantor e um pai de santo que o acusava de ter perdido o poder das entidades após ouvir as músicas do artista.
Mas nenhuma novela foi tão longa quanto a que envolveu Cassiane e MK Music. Após anunciar no Programa Raul Gil que não tiraria o chapéu para sua antiga gravadora, a pastora voltou para casa e ao que tudo indica que um CD inédito pela MK pode chegar às lojas no ano que vem.
Além das quatro paredes
O gospel conseguiu sair dos templos e alcançou a grande mídia. Depois de ter emplacado um sucesso nas novelas em 2008, foi a vez do cinema brasileiro ser conquistado. Diferente dos EUA onde grandes bilheterias como Matrix possuem canções cristãs em sua trilha sonora, esse movimento ainda é recente no Brasil, mas duas produções começaram a desenhar o futuro do gênero. O primeiro deles foi Pra onde eu irei?, dirigido por Osnei de Lima e lançado diretamente em DVD cuja música tema é Pra onde eu irei? de Marcos Goes. Entretanto, foi Flordelis – Basta uma palavra para mudar que uniu o gospel com a sétima arte trazendo a canção Conquistando o impossível (sucesso na voz de Jamily) com uma nova roupagem ao estilo We are the world.
A imprensa também abriu espaço para o estilo como a Revista ABRAMUS, lançada pela Associação Brasileira de Música e Artes, que em reportagem de capa da edição 12 escrita por Bruno Guerra apresenta assim a música gospel:
Um segmento do mercado fonográfico parece não conhecer o significado da palavra crise: o de música gospel. O gênero, originário dos Estados Unidos, ocupa 30% do mercado brasileiro de venda de CDs e DVDs e movimenta uma média de R$ 250 milhões por ano (incluindo os lançamentos de gravadoras e selos independentes)Os programas de TV seculares também foram palco para apresentações dos cantores gospel. SBT, Band, Record e Rede Globo abriram espaço para que os artistas mostrassem seu trabalho, mas dentre eles foi Regis Danese quem bateu recorde em aparições. A canção Faz um milagre em mim foi cantada durante a primeira edição do reality show A Fazenda (Rede Record) e fez o intérprete mostrar sua voz nos programas Hoje em Dia, Geraldo Brasil e Domingo Espetacular (Rede Record), Show da Gente e Domingo Legal (SBT), além de ser homenageado no Programa Raul Gil (Band).
Por falar no Programa Raul Gil, o quadro Homenagem ao Artista se manteve na programação e emocionou os corações de Lázaro, Regis Danese, Jamily, Mara Maravilha e Marcelo Crivella com os jovens talentos descobertos pelo apresentador. Na Rede Globo, o programa apresentado por Xuxa Meneghel aos sábados recebeu Bruna Melo que divulgou o CD O Teu querer. Aline Barros também amrcou presença no Show da Gente do SBT. Já Oficina G3 e Fernando Cester tiveram seus clipes divulgados na MTV.
Outra conquista foi a parceria com a gravadora Som Livre. Fundada em 1969 com a finalidade de desenvolver e comercializar as trilhas sonoras das novelas produzidas pela TV Globo, a gravadora lançou a coletânea Promessas com grandes artistas nacionais como Trazendo a Arca, Soraya Moraes e Elaine Martins, além dos trabalhos de Aline Barros, Diante do Trono, Lázaro, André Valadão e Sérgio Lopes.
Voltando na TV Globo, o Switchfoot (banda de rock cristão de San Diego, Califórnia) apareceu cinco vezes na trilha-sonora de uma matéria do Jornal da Globo com as músicas: Gone, More Than Fine, Redemption, Meant to Live e Adding to the Noise. No SBT, o Esquadrão da Moda, apresentado por Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, contou com a presença da cantora Jamile Zeidan.
Tecnologia a serviço de Cristo
O mundo virtual também foi alcançado pelos levitas. O twitter, que se tornou a grande revolução da internet, virou local de encontro de artistas nacionais e internacionais, além de gravadoras, lojas virtuais e assessores. De acordo com o gráfico do Twitter Holic de 06 de agosto a 28 de outubro, André Valadão pulou de 6.040 para 19.968 seguidores. Para quem pensa que números não dizem nada, os tweets (publicações) também alternaram de 745 para 2.275 mostrando que AV tem dialogado ainda mais com seu público. Já Mariana Valadão conquistou o 3º lugar no Top 100 MySpace 2009 publicado no blog da Folhateen, ficando acima de artistas seculares como NXZero, Strike e Michael Jackson.
A banda Discopraise foi além e lançou o primeiro clipe colaborativo da internet brasileira onde o internauta cadastra seu email e envia sua gravação que pode ser produzida através da web-cam, do celular, de câmera digital. Os melhores vídeos vão compor o clipe da canção Altos Montes.
Com o lançamento do DVD Cura-me de Fernanda Brum, a MK lançou uma promoção exclusiva unindo YouTube, Orkut e Twitter. Para isso, basta responder “Por que eu mereço ganhar o DVD Cura-me?” no Orkut e YouTube. Já no Twitter basta enviar uma menção para @MKmusicBrasil com a resposta até o dia 04 de janeiro.
E por falar em Fernanda Brum, o DVD é a primeira inserção da gravadora em imagens em alta definição (High Definition). Além disso, Nívea Soares que também lançou seu DVD em HD prepare-se para lançar o primeiro trabalho gospel em Blu-ray.
Promessas de um novo amanhã
Aqui se encerra a nossa Retrospectiva pelo universo da música evangélica mundial desejando que, assim como Eyshila que superou seus limites e voltou com força total em 2009, você possa superar quaisquer obstáculos durante sua caminhada ansiando pelo melhor de Deus que está por vir em 2010. Para os admiradores do gênero, o mês de janeiro já será marcado por duas grandes festas: Jesus Vida Verão, de 08 a 23 de janeiro nas praias do Estado do Espírito Santo, e Summer Beats 2010 que acontecerá no dia 31 de janeiro no Playcenter de São Paulo.
Claro que além desses eventos, teremos os grandes shows, as gospel nigths, os lançamentos em CD e DVD e as novas edições do Grammy Latino e do Troféu Talento. Mas o mais importante de tudo é que nossa música continuará seguindo em frente conduzindo pessoas ao Reino dos Céus através do louvor e da adoração sem limites que vai além dos templos e transpõe as fronteiras entre as nações. O Gospel no Divã deseja a todos um Feliz Ano Novo e que Deus lhes abençoe. Em 2010 a gente se vê por aqui mais uma vez. Continuem participando com seus comentários aqui em nossa página ou no Orkut e no Twitter e um muito obrigado a todos vocês e aos cantores que acreditaram em nosso trabalho. Essa vitória é de todos nós!
Colaboraram nessa postagem:
Jaime Alves
Nívia Nunes
Shirley Lysboa
Thiago Martins
Letícia Soul
Nicolas Rogério
Jefferson Leandro
Cíntia Mara
Bruno Guilherme
Loise Lorena
Raquel Lopes
Lucas Tardellys
Alomara Andrade (MK Music)
Angélica Dias Gomes (MK Music)
Fontes de pesquisa:
1. ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes
2. Aliança Produção e Distribuição
3. André Valadão – Blog
4. André Valadão – Site oficial
5. Blog da Folhateen
6. Blog do Oziel Alves
7. Diary´s Quel
8. Discopraise – Site oficial
9. DotGospel
10. Esquadrão da Moda
11. G1
12. Gospeldownloads
13. Graça Music
14. Imaginar Design
15. Ministério Faz Chover
16. Ministério Paixão, Fogo e Glória
17. MK3 News
18. O Verbo
19. Prêmio Hutúz
20. Programa Raul Gil
21. Summer Beats 2010
22. Supergospel
10. Esquadrão da Moda
11. G1
12. Gospeldownloads
13. Graça Music
14. Imaginar Design
15. Ministério Faz Chover
16. Ministério Paixão, Fogo e Glória
17. MK3 News
18. O Verbo
19. Prêmio Hutúz
20. Programa Raul Gil
21. Summer Beats 2010
22. Supergospel
Parabéns pela excelente retrospectiva!
ResponderExcluirEmerson/MT.
Tenho certeza que o Brasil será o maior país evangélico do mundo.
ResponderExcluir