14 de novembro de 2009

Um argentino à moda brasileira

Certas canções são ótimas em reuniões de amigos. Reunir o pessoal, sentar todo mundo no chão, pegar o violão e cantar sem ter hora de acabar. Ah! Se você é um desses, então precisa conhecer o trabalho de Claudio Martos. Esse argentino, que veio para o Brasil ainda criança, acaba de lançar seu segundo CD – Vida verdadeira – pela gravadora Buena Onda (expressão do idioma espanhol que significa basicamente: pessoa de um bom espírito, pessoa legal, de bom humor, divertida. É amplamente utilizada em diversos países de fala espana em toda América Latina e Espanha).

O ministério de Claudio começou no final de 1999, mas foi em 2005 que ele se lançou com a gravação do CD TUFANO, uma brincadeira com a expressão TUdo se FAz NOvo, com um estilo pop distribuído em 15 faixas. Em 2009, ele lança Vida verdadeira, com 11 canções com influências da MPB e que já mostra um diferencial pela capa: ao invés de uma caixa de acrílico, o CD vem em um encarte personalizado com predominância das cores azul e branco com um coração formado por espinhos na capa e uma ilustração feita por Alexandre Valdivia baseada em um trecho da faixa-título, escrita por Claudio Martos e Silvestre Kuhlmann e acompanhada por Silvestre no violão de nylon e Jica na percussão: “Que abraços abundantes / Como as rosas que prosperam / Num o amor tenro e frugal / Cheiro suave que acalenta”.

Meu nome, baseada em Apocalipse 2.17, foi escrita pelo cantor em parceria com Rodrigo Viriato e é uma canção de entrega – “E eu que nada tenho Pra lhe dar / Me entrego pra ser seu, só seu / Numa eterna sinfonia” – acompanhada pelo piano de Felipe Morais e a bateria de Emerson Jordão. Mas não pense que é uma canção de adoração convencional, o instrumental do álbum contribui para toda a peculiaridade do trabalho. Assim como o som do pandeiro de Gilson Batista Oliveira em Acende a candeia, escrita em parceria com Jonas Souza levemente inspirada no Salmo 23 – “E me lembro de um salmo que levo por concerto / Que consola, me alegra e afeta / Que é da Tua voz, que me remoça a alma e me leva para lago de águas claras”.

Os 3’23” da faixa A paz são acompanhados somente pela guitarra de Jonas Souza, diferente de É graça, gravada ao vivo no Na Cena Studios, por onde já passaram nomes como Ben Harper, Seu Jorge, Zizi Possi, Kanye West e Earth, Wind and Fire. A produção ficou por conta de Emílio Mendonça que participa como pianista na faixa e dá a Claudio a oportunidade de mostrar toda sua habilidade vocal e, aos 56 segundos finais, somos presenteados com um belo solo ao piano.


O guitarrista Jonas Souza marca mais uma presença no CD na faixa Sinto que sigo como arranjador e compositor nesse rock bem leve e com uma mensagem inspiradora. Esse é um detalhe que merece ser ressaltado no trabalho do cantor que foge das letras convencionais do gospel nacional – “Cheio de graça, gosto de vinho / Não há palavras para senti-lo / Lá vem o pão que tanto aprecio / Um olhar simples vejo surgindo”.

Também gravada ao vivo no Na Cena Studios, Conforto e Alívio versa sobre os conflitos do ser humano em um verdadeiro grito da alma e traz belos arranjos instrumentais e vocais com efeitos de eco proporcionando uma gostosa sonoridade à faixa. Sonoridade gostosa também tem Questão, a faixa de mais duração e escrita em parceria com Marcelo Martos com um violão bem executado por Jorge Ervolini e o trombone de Will de Freitas que confere um molejo à canção.

Sem esquecer suas raízes, Claudio apresenta um tango argentino em Navegares, escrita com Rodrigo Viriato e acompanhada pelos bandoneons de Emílio Mendonça e Martin Mirol. Os primeiros 2’33 são apenas instrumentais preparando o ouvinte para a interpretação do cantor.

Além de compor e arranjar a faixa Sua vontade é mistério, Silvestre Kuhlmann faz dueto com Claudio na canção que é seguida por En paz (não confundir com A paz), que traz o artista em seu idioma natal versando o Salmo 4.8 – “Em paz me deitarei e dormirei / Porque só Tu, Senhor / Me fazes habitar em segurança”.

Aproveite para conhecer mais sobre o ministério de Claudio Martos acessando o site www.wix.com/vidaverdadeira/CD e não deixe de conferir o documentário sobre a produção do álbum no YouTube. Confira esse trabalho primoroso e desfrute dessa vida verdadeira que só se encontra em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Fonte: Gravadora Buena Onda (site oficial) / Claudio Martos (site oficial)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...