28 de abril de 2010

"Eu quero andar sobre as águas"

Por Rogério de Oliveira

Enfim como prometido pelo Ministério Nívea Soares, já está sendo divulgado o videoclipe da canção Sobre as águas do álbum Acústico Nívea Soares. O lançamento aconteceu na madrugada dessa quarta-feira (28) por meio das mídias digitais.

Produzido pela O2HD, o clipe traz o registro em audiovisual de uma das mais belas músicas do álbum acústico da cantora. Nívea compôs esta canção ainda na adolescência quando fazia parte do grupo Muito Mais juntamente com Thalles Roberto e Samuel Mizrhay. Contudo, Nívea apostou novamente na canção por meio desta recente regravação. Uma ótima idéia, já que Sobre as águas se tornou uma das canções mais notáveis do álbum no qual faz parte.

A letra da música nos faz refletir sobre uma vida em Cristo marcada por desafios e certas dificuldades. Porém, como o título logo sugere, andaremos sobre ás águas independente de tudo. Andaremos em cima das aflições. O clipe foi gravado em Belo Horizonte e entre os locais escolhidos para as locações das filmagens está uma favela. Imagens fortes acompanham a melodia suave da música e revela toda a bela produção da O2HD na composição do vídeo.

Logo no início da produção, que nos presenteia com a introdução suave do piano na entrada da canção, vemos, em plano fechado, Gustavo Soares mandar super bem com seu dom. O início da letra da música diz: “Estar aqui é sempre tão difícil, olhar em volta e não ver mais que a escuridão”. Assim fica expresso nas feições da Nívea logo no início e também na presença dramática do protagonista da trama cantada. O ator em questão é Caíque Oliveira, que faz parte do Ministério de Teatro Jeová Nissi. Uma das marcas desta filmagem é a presença constante de closes. É visto que aqui a emoção foi algo abundantemente buscado. A letra que pede para “andar sobre as águas” se nivela muito bem com a história de superação mostrada na obra.

O vídeo começa com o personagem de Caíque num bar, visivelmente bêbado e perceptivelmente desiludido com sua própria vida. Parou ali naquele lugar para “aparentemente” obter uma saída. Uma TV que se localiza em um dos cantos superiores do estabelecimento mostra o vídeo de uma música que poderá lhe trazer esperança e traz. É um trecho do DVD acústico de Nívea em que ela canta a música em questão. O “bebum” está embaixo em relação à TV, em relação ao atendente e até em relação aos assaltantes que entram no bar instantes depois. Ele está sentado e tal conjunção mostra bem sua condição de inferioridade naquele momento de perdição.

Em seguida se iniciam cenas de perseguição em que bandidos o persegue a fim de matá-lo. Esta sequência dramática é sempre contrastada com a singela aparição de Nívea Soares cantando sua canção interpretando um olhar de compaixão. Mediante a tudo, a mãe do moço perseguido aparece em flashes orando por ele ajoelhada e segurando uma foto antiga de quando ele ainda era criança. O clipe então mostra uma batalha: a perseguição de um lado e um clamor do outro. Por fim, Caíque entra num lugar sem saída e é aí que se encontra uma boa sacada da narrativa. Não existe mais lugar para fugir. Na verdade, não é para fugir. E neste mesmo local onde a fuga cessa, há um aviso: “Jesus, única saída”. E é justamente esta saída a que o personagem escolhe. Bem no fim, ele se ajoelha com sua mãe num sinal de arrependimento e em seguida o clipe o mostra como alguém que renasceu em Cristo.

A interpretação da Nívea é marcante e suas aparições prosseguem por toda composição do vídeo. A imagem do clipe está impecável e isso se deve ao bom trabalho da O2HD que optou pelo HD. Definitivamente, um dos melhores registros audiovisuais em termos técnicos do gospel brasileiro até aqui. Isso também serve para a seriedade na qual o Ministério Nívea Soares tem para com a obra de Deus. Confiram abaixo o resultado final do clipe Sobre as águas de Nívea Soares:

Um comentário:

  1. Clipe e música perfeitos! Parabéns a Nívea e toda a sua equipe. Que o Senhor sempre sempre louvado e exaltado. Só Ele desperta em nós a fé e a coragem para continuar. Pois Ele nos fez conforme sua imagem e semelhança, nos tornando assim capazes de sentir sua presença e amparo.

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...