13 de julho de 2010

Quem brilha agora é Jesus

O sucesso na carreira secular não preenchia o vazio do coração do jovem Márcio Nato. Apesar da fama e dos gritos histéricos das fãs, o cantor viu que sua vida precisava de mais e resolveu seguir o caminho de Cristo e agora só adora ao nome desse Jovem Carpinteiro que endireitou as veredas desse servo de Deus que, além de músico, ainda é um apaixonado por jornalismo. Nascido no Rio de Janeiro, mas morando atualmente em Curitiba, Márcio contou um pouco de sua trajetória que você confere agora no Gospel no Divã.

1. Você encarava a música como algo sério desde a infância ou era apenas um divertimento na época?
Sempre levei a sério, pois, além de gostar muito de música, o meu sonho era ser cantor e devido às condições precárias que eu vivia com minha família, entendi que este meio poderia ser uma forma de ajudar a todos e modificar minha história, além ainda de poder viver do trabalho que amo fazer.
2. Como foi ver uma música se tornar sucesso já no disco de estreia?
Uma benção! Tudo que faço, faço orando a Deus. Cada música que escrevo é escrita depois de oração, então abro a Bíblia, vejo o tema e começo a transliterar a história para acordes e melodias. É muito bom ver Deus confirmando em nossas vidas as suas promessas. Eu não esperava tanto, mas dou glória a Deus por tudo! Sou muito grato a esse Deus tremendo!
3. Você tinha uma linha romântica em sua carreira secular. Era muito assediado em suas apresentações?
(Risos) Sim. Em um programa de TV rasgaram minha camisa e arrancaram um tufo do meu cabelo, recebia bilhetinhos com números de telefones com a frase ‘Me liga, gostoso’ (risos). Certa vez numa apresentação em uma festa de uma rádio no RJ, as meninas invadiram o palco e os seguranças tiveram que me tirar de lá.
4. Quais foram os principais artistas que influenciaram sua carreira musical? Jerry Adriane foi um deles?
Sim! Jerry Adriane sem dúvidas, e conhecê-lo foi algo maravilhoso, uma pessoa simples humilde e de bom coração. O primeiro artista que gostei mesmo foi Elvis Presley por tudo que ele representou no cenário musical, a história de vida dele antes da fama é bem tocante. Recebi influência também de Roberto Carlos e Fábio Junior.
5. Qual foi o momento decisivo para largar tudo e se dedicar ao Reino de Deus?
O meu mundo não era mais tão colorido, enfrentava problemas pessoais e desde criança já conhecia o caminho de Jesus. Aos 20 anos havia me batizado em uma igreja, mas devido à carreira secular acabei deixando a casa de Deus. Entre o final de 2005 e inicio de 2006, vivi momentos aterrorizantes, tentei até tirar a minha vida, Satanás tentou me destruir de todas as formas, porém Deus foi misericordioso comigo e me concedeu vida para voltar aos braços de Jesus. Eu estava entre dois caminhos e uma decisão: continuar com a carreira secular e viver talvez em tormenta ou parar com tudo, mas, no entanto, ter paz no coração. Eu fiquei com a segunda opção e claro que foi a melhor e mais sábia.
6. Qual foi a reação do público com essa decisão? Ele permaneceu fiel ao Márcio Nato ou você enfrentou o preconceito de alguns fãs?
Depois que parei com a carreira secular, fiquei três longos anos sem gravar (parecia uma eternidade). Alguns ficaram decepcionados, pois afirmaram que eu tinha uma carreira linda pela frente de muito sucesso, outros apoiaram a mudança dizendo que com Jesus mesmo era o meu lugar, pois segundo eles as minhas músicas eram puras e nem pareciam músicas românticas. Uma vez ao sair de um show fui parado por um rapaz e ele me perguntou: ‘Você é evangélico? É que tem algo diferente na tua música’. Ainda hoje recebo e-mails de alguns que continuam a acompanhar o trabalho. Muitos que conheceram o meu trabalho antes, graças a Deus, estão sendo evangelizados hoje com este meu novo CD.
7. Como foi o começo no ministério? As pessoas chegaram a duvidar de sua conversão?
Muito difícil. Estava em uma situação não muito confortável, mas Deus quando tem um chamado na sua vida, Ele abre o Mar Vermelho para que as coisas aconteçam para o bem daqueles que o amam e na minha vida, acredite, realmente Ele abriu o Mar Vermelho. Em relação a dúvidas das pessoas, graças a Deus não, pois os que me conhecem viram a mudança e o poder de Deus no meu viver. Hoje, graças a Deus, tenho em mim o reflexo do amor de Jesus.
8. Como foi sua primeira apresentação não como o cantor, mas como o levita de Deus Márcio Nato?
Voltar a cantar na igreja, a louvar a Deus, foi muito gratificante e emocionante, pois me lembrei de todos os problemas que passei, os desafios, as lutas, e estar na casa de Deus o louvando em espírito e em verdade foi emocionante. Eu pude realmente provar como é intenso o amor dEle por mim. Vendo as pessoas cantando junto comigo, agora canções que exaltam o Senhor foi magnífico! Aleluia! Glória a Deus! Bendito seja o nome do Senhor para todo o sempre, amém!
9. Ter escrito todas as canções do álbum torna o trabalho mais fácil ou mais desafiador?
Os dois! (Risos) Mais fácil porque na hora de fazer o registro, tirar o ISRC, você não precisa ficar correndo a traz dos autores (risos). Desafiador porque para escrever canções que sejam realmente inspiradas pelo Espírito Santo, nós temos que buscar além de cada dia, uma comunhão maior com Deus. Para mim foi ótimo ter feito todo o repertório, pois me aproximou ainda mais de meu Senhor, pois antes da minha música tocar na vida de alguém, ela primeiro tem que tocar na minha. Eu tenho que viver a mensagem para que eu possa passar aos outros, pois de outra maneira estaria sendo hipócrita cantar algo que eu não vivi ou não vivo. As canções que você me ouvir cantar ou as que eu escrever, certamente são experiências incríveis que tive com meu querido Deus.
10. Simão, o Cirineu é um verdadeiro sucesso. Qual a história dessa canção?
Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Os três relatam que este homem foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus e, muitas vezes, nós nos encontramos na mesma situação de Simão. Certamente o Cirineu não queria carregar a cruz, pois talvez julgasse que quem a levasse seria um criminoso, todavia, naquele tempo somente os piores criminosos morriam com a morte de cruz. Nós, com um coração às vezes cheio de preconceitos e indiferenças, pensamos ser melhor que beltrano ou fulano, confiamos em nosso próprio poder, nos achamos fortes o bastante e assim muitas vezes desdenhamos do nosso semelhante. Às vezes, cometemos esse grave erro de julgar as pessoas pelas aparências. Se ela se veste bem, é uma boa pessoa, se está humildemente trajada, não damos a devida atenção. Simão viu Jesus todo machucado, com a coroa de espinhos na cabeça, um farroupilha. Foi preciso que um soldado romano o obrigasse a carregar a cruz, para que ele pudesse entender que a cruz que Jesus levava não era se não a nossa mesma. Se aproximando de Jesus, Simão entendeu o verdadeiro sentido da salvação, deixou os preconceitos de lado e reconheceu ali o Senhor de nossas vidas. Será que um soldado terá que nos obrigar a carregar uma cruz para reconhecermos Jesus no nosso dia a dia e em nossos semelhantes? Espero que não meus irmãos! Vivamos pois o verdadeiro cristianismo e façamos a cada amanhecer a entrega total do nosso ser nas mãos do nosso querido Jesus. Recentemente recebi um e-mail de uma irmã de Santa Catarina no qual ela pedia liberação para usar a música num projeto intitulado Cirineu que será realizado em Moçambique. De pronto liberei, pois sei da importância da mensagem dessa música que Deus me escolheu para escrever na vida das pessoas. Simão, o Cirineu nos leva a refletir sobre os nossos atos e atitudes para com o próximo e nosso Deus.
11. Além dela destaca-se Lírio dos Vales que foi gravada ao vivo no Rio de Janeiro. Por que decidiu gravá-la ao vivo e no Rio?
Na verdade, é uma regravação, pois no CD está com versão de estúdio. É que achei que este louvor merecia um algo a mais por trazer uma proposta de confiança e entrega total do nosso ser nas mãos de Deus. O Rio é a minha casa, lá estão os meus grandes amigos. No Rio amarguei, chorei, sorri, e quase me perdi, e ao cantar ao vivo Lírio dos Vales na Cidade Carioca, é declarar para todo o universo que agora tudo o que sou e tudo o que tenho é por Jesus, o Senhor da vitória. É dizer que eu me entreguei totalmente nas mãos de Jesus e que nada sou e nada mais tem valor sem Ele na minha vida. E é um convite também para aqueles que não conhecem profundamente o Senhor, que venham conhecer e se entregar a Ele, pois realmente Jesus nos ama e quer cuidar carinhosamente de cada um de nós.
12. Seria esse o indício de um possível álbum ao vivo?
É um sonho, pois além de Lírio dos Vales gravei mais duas canções inéditas. Mas, no tempo de Deus, se for da vontade dEle faremos um álbum ao vivo sim. Não agora, não hoje, mas seria ótimo fazer um trabalho todo com a participação dos milhões de adoradores anônimos que existem em nosso mundo. Seria uma benção! Mas, o momento ainda penso que não seja ideal, não hoje, porém o futuro a Deus pertence... Amém?
13. Você é carioca, mas mudou-se para Curitiba. Como foi a adaptação em ter que deixar as praias e o calor do Rio pelo frio da Região Sul do Brasil?
(Risos) Rapaz! Até hoje não me adaptei com esse tempo louco principalmente aqui de Curitiba onde faz as quatro estações do ano em duas horas (risos). Quando cai a temperatura aqui, sinceramente a vontade é correr para o RJ e ir tomar banho de cachoeira perto casa de onde eu morava no interior de Nova Iguaçu. Pois sei que o nosso inverno aí é como se fosse o verão daqui (risos), todavia, eu vim morar aqui por um chamado de Deus, aqui o Senhor abriu as portas para mim e tem sido uma benção minha vida com Jesus no sul. Sinto saudade de meus amigos e toda a minha família que está no Rio, mas por enquanto Deus me quer aqui e onde Ele me mandar irei, sou um servo do Senhor e onde Ele disser que tenho que estar, eu direi: ‘Eis-me aqui, Senhor, cumpri em mim o Teu querer’.
14. E sua vida pessoal: é casado, está namorando?
Estou namorando e minha namorada é uma benção! Foi enviada por Jesus para abrilhantar a minha vida. Agradeço a Deus por dar paciência a ela por me aturar (risos).
15. Além de cantor, você estuda jornalismo. Como começou essa paixão pela área?
É que também sou radialista e sempre gostei de estar bem informado e acredito que a comunicação é o meio para passar a perfeita mensagem e em uma mensagem perfeita não pode haver ruídos. Às vezes tem pessoas que falam, falam e falam e ninguém entende nada. Essa paixão começou no rádio quando eu ia para as ruas fazer reportagens ou cobrir um evento. Achei o máximo.
16. Como conciliar a carreira musical com a acadêmica? Elas se completam de alguma forma?
Sim! Completam-se sim! Música é comunicação, é informação. A conciliação é um pouco complicada por causa do calendário acadêmico e minhas agendas. Por exemplo, neste semestre tive que trancar o curso porque eu estava reprovado por faltas. Na última temporada precisei de mais tempo para cumprir todos os compromissos, aí quando retornei para a faculdade, eu estava reprovado. Por este motivo fui obrigado a suspender temporariamente o curso, mas fora isso é uma benção.
17. Quais são seus jornalistas favoritos? Já se decidiu em que área vai atuar?
Cid Moreira, Hermano Henning, Celso Freitas, Sérgio Chapelin, Elias Teixeira. Gosto muito da área esportiva, mas ainda não defini uma exclusiva, se possível quero dominar todos os temas para que se abram mais os horizontes e realmente seja um jornalista completo.

18. Que notícia sonha cobrir um dia?
Hum... A notícia dos meus sonhos não será preciso cobrir, pois ‘todo o olho verá’: a volta de Jesus.
19. O que ainda falta realizar em sua vida?
Quero que Deus me ajude a cada dia, nos meus sonhos e objetivos. Neste momento que Ele possa permitir que este ministério que Ele confiou em minhas mãos possa se consolidar ainda mais.
20. O que você acha de ser chamado de O Poeta de Cristo?
Fico muito feliz, mas todas as honrarias que sejam para Jesus, pois tudo que faço ou escrevo é para louvor e glória dEle. Antes quando eu escrevia canções românticas, muitos me chamavam de Poeta do Amor, penso que agora realmente este apelido possa ser mais real, pois agora escrevo sobre a essência do verdadeiro amor: Jesus.



17 comentários:

  1. Esse poeta de Cristo, tem muito futuro, eu amo ouvir ele louvar a Deus, a historia de vida dele é um milagre de Deus!
    Parabens Márcio, a cada dia fico mais seu fã..rs!
    Deus te abençõe sempre...torço muito por voce!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Márcio!!! Você é demais - Exelente entrevista

    ResponderExcluir
  3. DEUS TE ABENÇOE AMADO AMIGO SOU TEU FÃ GRANDE POETA ABRAÇÃOOO MARCIOO MEU MANINHO

    ResponderExcluir
  4. Ei, Márcio! Q Benção, hein?? Sua vida realmente é e será sempre mais usanda pelo poder do Espirito Santo! Q Deus abençoe sempre mais nesse seu ministério. Mtos sucessos ao lado d Deus! Beijinhos Juliana

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso!! um homen abençoado por Deus,eu tenho certeza q vc vai fazer muito sucesso ou melhor já esta fazendo. que Deus continue te abençoando. te adimiro muito amigão. bjs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Marcio vc merece muito sucesso na sua vida vc e um grande guereiro dezeijo a vc toda felisidade do mundo são os voto de quem de adimiramuito seu tio Manoel um grande abraço fique com deus

    ResponderExcluir
  7. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo;
    não temas, nem te espantes; porque o Senhor
    teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9

    ResponderExcluir
  8. Adorei suas musicas
    Deus te abençoe!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Sou sua fã numero 1 Marcio Nato!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Márcio, desejo de todo meu coração que cresça musicalmente e em todos os sentidos da sua vida. Você leva a paz que muitos precisam...
    Obrigado por ser um exemplo e por ser um grande amigo.
    Professor Jorge Barros

    ResponderExcluir
  11. Não só um homem lindo por fora mais também esplendoroso por dentro. Conhecendo um pouco do homem Márcio, podemos entender o que você canta e passa na sua voz doce e macia é uma verdade vinda dos céus para os nossos corações. Jesus abençoe a sua vida rouxinol de Cristo
    um Beijo Grande.
    Ana Alice Cardoso

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda ñ consigo entender como um talento como este ainda ñ está numa das gravadoras grandes do país. Parabéns poeta Te amo!!!
    Carla alexandra Minas Gerais

    ResponderExcluir
  13. Márcio, acompanho o seu ministério de perto, sei que vc é um guerreiro de Deus! um Rapaz honesto e sincero naquilo que prega e e acredita. VC mano é o verdadeiro poeta da musica cristã, pois vc canta e escreve o ue vive, vc traduz em melodia as suas experiencias com Deus e sua Palavra Santa.
    Estou ansioso aguardano seu novo CD, espero q chegue logo, pois precisamos de musicas ungidas e de qualidade para nos aproximar de Deus. oro por ti irmão! paz!!!

    ResponderExcluir
  14. É maravilhoso ver as mudanças que Deus pode fazer!
    Que Deus continue lhe abençoando e que você seja um instrumento em suas mãos.

    ResponderExcluir
  15. Márcio VC é um homem muito abençoado por DEUS e ele vai te abençoar mais e mais, pois ele tem dado este talento precioso e a cada lugar que VC for receberá muitas vitórias pode ter serteza disso....muito susseso nesta carreira profissiolal e sensacional...beijokas no coração!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá grande poeta de Cristo! Fico feliz em ver essa entrevista e saber que a esperança que é Jesus, alcançou a sua vida! Suas músicas são realmente tremendas, reflexivas e que nos levam mais próximo do coração de Deus. Letras inteligentes e inspiradas pelo Espírito Santo. Não é esse oba oba que ouvimos por aí. Estou orando por seu ministério, parabéns aos organizadores do site por valorizar e dar espaço a tão grande obra do Senhor! A Paz do Senhor Jesus amados irmãos. Abraços poeta de Cristo, Márcio Nato!

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente estou maravilhada, mesmo não lendo toda sua entrevista. Como é gratificante ver o que o Senhor Jesus tem feito em nossas vidas. Posso ver atravéz da sua o que Ele tem feito. Márcio , como tentar por aqui o que senti ao ler sua entrevista/ Estou maravilhada, sinceramente sem palavras. Que Deus possa sim te usar cada dia mias em suas mãos colocar a unção para que atravéz de ti milhares e mais milhares de ps se convertam e conheçam o amor do noso Senhor. Parabéns.

    Michelle G.Silva
    Goiânia-GO

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...