28 de setembro de 2010

O despertar das gravadoras

Por Alex EduardoCasaGospel.com

Um mercado que outrora estava estagnado começa a ganhar corpo e também atrai profissionais competentes para assumir cargos de relevância no segmento que antes era rejeitado até mesmo por profissionais cristãos. A entrada de algumas gravadoras consideradas seculares agora ganhando sua fatia no segmento cristão, fez com que algumas gravadoras se mexessem e outras que já eram potência no meio reforçarem seu cast, ou até mesmo que após frustrantes trocas de administração deixe de ganhar notoriedade do meio e seu cast a cada dia diminua perdendo artista para outras que estão ganhando mercado e isso é em qualquer mercado. Não se assuste!


Foi bem visível como o mercado está mudando e evoluindo com profissionalismo que até um tempo atrás era difícil de se ver, o que conseguíamos ver era uma ou duas gravadoras com uma excelente estrutura e outras patinando e o que estava ajudando as demais gravadoras eram alguns artistas de peso, mas que agora algumas passam a perder suas estrelas de ouro e estão se rebolando pra sobreviver no mercado. E durante a ExpoCristã, em São Paulo, pudemos ver a qualidade dos CDs no quesito arte, produção musical e o cuidado com o atendimento ao público e até mesmo a concepção do stand para que os consumidores pudessem ali ter um breve momento de felicidade ao ver seu cantor ou cantora ou ministério de música presente na feira para autografar o seu CD. Isto há uns cinco anos seria visto como “o mundo entrando na igreja”, mas ainda bem que essa concepção está acabando e chega de espiritualizar o que não existe.

Queremos destacar a produção artística que vem sendo desenvolvida na Gravadora Graça Music, da ExpoCristã 2009 para esta vemos um cast maduro, cantores mais próximos do público, uma sinergia por parte dos funcionários no stand, tudo isso dirigido pela competente Ana Paula Porto, assumindo o lugar de Maurício Soares, hoje Sony Music. Cantores como André Valadão, Soraya Moraes, Mariana Valadão, Thalles, Dany Grace e Igreja Batista Nova Jerusalém estiveram presentes dando entrevistas, recebendo discos de ouro, contando suas conquistas e dando detalhes da produção de seus trabalhos que foram expostos na feira para o público. A gravadora que antes era vista apenas como uma gravadora que fazia CDs para atender ao seu público interno na Igreja da Graça e veicular os produtos do Missionário R. R. Soares está se tornando a segunda maior do segmento. E como comentamos o trabalho artístico da Graça, vamos destacar o que consideramos a melhor capa produzida na feira aos nossos olhos: o CD O tempo de Deus da Igreja Batista Nova Jerusalém.

A MK Music voltando à ExpoCristã após quatro anos vendo o segmento crescer e também as gravadoras que entraram no mercado e outras que estão ganhando corpo não poderiam ficar de fora nesta que seria o divisor de águas. Sob o olhar de todos como a maior gravadora cristã nacional, com um cast maduro dirigida pela competente Yvelise de Oliveira, que recentemente criou sua conta no twitter e lança promoções todo o dia para aqueles que a seguem, para a alegria dos paulistas voltaram com tudo na maior feira cristã da América Latina e trouxe em peso seu cast para atender ao público, bem como se aproximar novamente de seus clientes. Trouxeram de lançamento para a feira o DVD da banda paulista Oficina G3, muito aguardado pelos fãs e aclamado como a melhor produção em DVD do gospel nacional onde foi investido muito tempo e dinheiro claro em todo o projeto. Trouxeram alguns trabalhos que foram lançados anteriormente como Andrea Fontes, Alex e Alex, Ariely Bonatti, Fernanda Brum, Aline Barros, PG, Henrique Cerqueira, Marina de Oliveira e Eyshila.

Maurício Soares e sua equipe super preparada estiveram pela primeira vez na ExpoCristã vestindo a camisa da Sony Music, mas sua equipe já vem de outras feiras cristãs, inclusive o diretor que já tem em seu currículo passagens por gravadoras como Line Records e Graça Music. Por onde passa deixa seu profissionalismo e nesta feira surpreendeu o mercado cristão trazendo todo o cast à feira e foi um dos stands mais visitados, e não poderia ser diferente, colocar no mesmo stand no mesmo horário três das maiores cantoras pentecostal do momento Cassiane, Elaine de Jesus e Damares não tem como não chamar a atenção, as três com muita simpatia atenderam ao público presente autografando seus CDs de estreia, exceto a cantora Damares. Seu CD de estreia na Sony Music sairá somente em novembro com o título Diamante.

Não poderia dizer outros trabalhos da gravadora porque não é só de pentecostal que a Sony vive. Cantores de peso no sertanejo como a dupla Rayssa e Ravel e Marcelo Aguiar, representando o rap nacional com DJ Alpiste, no segmento louvor e adoração temos a Bispa Sônia Hernandes conduzindo o Renascer Praise, o Ministério Além do Véu cujo CD não ficou pronto para a feira, e os cantores solos Leonardo Gonçalves e o Pr. Marcus Salles, ex-4/1. Estes são os nacionais, mas não podemos deixar de comentar os internacionais como o americano Michael W. Smith e a banda Casting Crowns.

A receptividade do público e o poder de compra com que vieram à feira foi importantíssimo para mostrar o caminho em que as gravadoras devem seguir e também sentir o que podem oferecer ao público que realmente está disposto a gastar. Com a economia brasileira em alta o que podemos aguardar são mais movimentações nas gravadoras, crescimento de cast, profissionais competentes assumindo posições nestas gravadoras e quem sabe o ingresso de mais gravadoras que são consideradas seculares entrando neste segmento promissor que é o Gospel.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...