20 de outubro de 2010

Uma nova concepção do pop nacional

Por Alex EduardoCasaGospel.com

Aos 32 anos, André Valadão é um ícone da música gospel brasileira. Com sete anos, ele já cantava, tocava e escrevia letras de músicas. Durante a adolescência, André viajou por todo o Brasil em trabalhos missionários em colégios e praças.


Compositor de todas as canções gravadas em CD ao longo desses cinco anos de carreira (com exceção do CD Clássicos), André Valadão já viajou por mais de 500 cidades em eventos nacionais e internacionais falando de fé e cura na vida das pessoas. Mais de um milhão de CDs e 150 mil DVDs foram vendidos ao longo de sua carreira. Considerando que todos os CDs conquistaram o Disco de Platina. O CD Alegria, lançado em junho de 2006, recebeu Disco de Ouro já na primeira semana de lançamento.

Em setembro de 2010, André Valadão lançou um dos mais ousados projetos de sua carreira, o CD André Valadão Minhas Canções – R.R. Soares. Um CD com dez canções escritas pelo missionário R.R. Soares e com composição musical em parceria com o produtor Ruben di Souza. Como o próprio cantor define “mais pop do que nunca”.

Até Quando foi a canção escolhida para ser trabalhada nas rádios e traz uma mensagem evangelística em sua essência. O Missionário RR Soares procura em suas canções, pelo menos na maioria, traz uma palavra de ânimo, uma palavra de resgate e esta canção ela faz um questionamento de até quando você continuará neste caminho de morte, amanhã tudo acaba aqui. A parte instrumental é um lado mais pop que André Valadão procurou usar aqui, mostra um amadurecimento musical e uma entrada de vez no pop.


Parte de Ti com uns riffs de guitarra na abertura, alguns arranjos vocais com o André mesmo. Aqui mais agitada que a anterior, o ritmo mais compassado com várias vertentes mudando de ritmo, uma crescente. “Quero viver só pra Ti, eu não posso viver sem Ti, eu sou parte de Ti”. Acontece bem interpretativa ao início só com efeitos no teclado, e uma cobertura ao fundo, a letra é muito forte “Não condene o oprimido, e nem diga que é castigo, seja santo no olhar, não se atreva a julgar, só Deus sabe tudo e pode se pronunciar”. Depois de uma palavra tão forte assim, é melhor nos sentarmos e ouvirmos a bela interpretação do cantor.

Em Como posso me calar, Ruben di Souza sabe como fazer um CD pop com muitas vertentes, usando muito efeitos, coberturas pra que a canção não fique vaga, defeito de alguns produtores do mercado, conseguem deixar a canção vaga, aqui você ouvirá alguns lances de segunda voz com André Valadão misturando à letra da canção que RR Soares fala “Hoje, sou protegido pelo Senhor, tenho que ser perfeito, como Tu perfeito és, tenho que fazer Sua vontade, pois só assim eu viverei de verdade”.

Um homem de bem é uma canção mais agitada que vai colaborar muito nos shows que o cantor fizer pelo Brasil, com uma agenda bem extensa a Turnê 2010 está a todo o vapor e o cantor com certeza incluirá esta canção que mistura o som da guitarra bem compassado. O Verbo começa com o violão e também numa linha mais agitada, mas ganha alguns efeitos sonoros e esta também merece espaço em seus shows. “Quero ser controlado pelo Verbo, como servo quero ser controlado pelo Verbo, pelo Verbo, Verbo de Deus” é algo mais além na questão de letras que André Valadão já trouxe em seus trabalhos anteriores. Esta parceria com RR Soares trazendo letras e a inclusão das melodias por parte de André e seu produtor Ruben di Souza foi um casamento muito bom, trazendo algo ao mercado algo novo.

No início de Santidade, André pede ao Senhor santidade para O agradar e traz o som do teclado com efeitos e a cama aos fundos. Produtores, aprendam que é interessante ao fundo das canções acrescentar um fundo para que a mesma não fique vazia. Novamente falo que o produtor que deseja produzir algum trabalho pop precisa aprender muitas coisas ouvindo este trabalho. Aqui uma canção mais interpretativa pra falar da santidade, o que ela é, o que ela traz e o que ela faz em nós. Na volta da canção podemos ouvir bem mais encorpada com toda a cozinha.

Tua palavra é uma canção bem finale pela melodia e a letra. Esta ideia de tirar o backing e colocar o cantor mesmo para fazer a segunda voz foi uma sacada muito boa que casou bem com AV e a letra é bem extensa. Eu bem sei é pra frente com muito violão riffs de guitarra, e o baixo numa pegada muito boa. Gostosa de ouvir.

Finalizando o CD podemos ouvir a canção Ele reina sobre tudo é bem Michael W. Smith, ou seja bem pop, bem pra frente com uma concepção nova do pop nacional. André Valadão conseguiu colocar em dez canções do trabalho uma sonoridade bem aplausível. Você pode sem dúvida procurar o CD do cantor e comprar sem medo de ter de pular uma canção porque não curtiu. O CD foi muito bem conduzido e merece destaque em sua casa.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...