20 de outubro de 2010

Três anos que valeram a pena

Por Alex EduardoCasa Gospel.com

Por uma promessa de Deus, desde pequena já estava com uma voz forte e afinadíssima se destacando entre as outras crianças. Aos 12 anos foi colocada com percussionista do conjunto de jovens da Igreja, porém sua mãe, a Pra. Rita, já observava a grande benção que estava por vir.

Em meados de 1997, Lydia e sua família mudaram-se para São Francisco, Califórnia, e começaram a fazer cultos ao Senhor Jesus em sua própria casa, onde havia um piano velho. A partir daí, seu pai comprou uma bateria e um contrabaixo para que toda a família louvasse a Deus. Sara sentada à bateria, Rebeca no contrabaixo, Pr. José Luiz no violão e Lydia no piano, todos juntamente com a Pra. Rita cantavam e louvavam ao Senhor. Foi assim que o ministério de louvor começou em sua vida. Em um dos cultos. Lydia começou a cantar e Deus agiu soberanamente e, a partir daí, em todos os cultos as pessoas pediam para que ela louvasse, tamanha era a presença de Deus que dominava o local. Iniciou-se, assim, seu ministério levítico e Deus começou a usá-la cada dia mais e mais.

Quando a família retornou dos EUA, o Pr. José Luiz foi tocado por Deus para que ela ingressasse no conjunto Voz da Verdade, tornando, assim, sua voz conhecida por todo o mundo gospel. Em 2005, Deus proporcionou a Lydia Moisés a gravação de seu 1° CD solo – Protegida – grande sucesso de vendas. E agora em 2009, Deus realizou seu mover novamente de maneira extraordinária, Lydia se casou no dia 14 de março com Rafael e proporcionou a cantora a gravação de seu 2° CD solo – Desafio – com 11 músicas inéditas, todas feitas em gravação analógica e digital.


Abrindo a análise com uma versão do compositor e ministro de louvor Randy Phillips, Desperta ó minha alma com o violão e baixo em alguns riffs, uma linda versão. “Quando perco meu orgulho eu sou Tua imagem, quando esqueço, esqueço de mim então Te encontro”. Lydia interpreta com muita clareza e sensibilidade, com seu agudo afinado, o backing vocal também contando com a produção de Paulo C. Baruk fizeram um excelente trabalho. Ao final todos terminam a música naquele agudo.

Na mesma pegada do violão e agora com as cordas bem presentes ouvimos a canção que deu nome ao projeto Desafio. Edielson Aureliano caprichou na abertura como no conjunto musical da canção. “O medo vem e vai crescendo em mim e quando a queda inevitável vem não tenho forças pra reagir”. Quantas vezes nos colocamos nesta situação de medo e quando esta queda aparece em nosso caminho precisamos muito de Jesus pra nos ajudar a ser levados pelas asas de Jesus. O backing vocal vem com muito peso, peso de coral.

De Mark Hall vem esta Louvarei com Danças com muito violão a guitarra com chorus. Se não bastasse sua linda voz, Lydia fez o backing desta canção dando um toque bem gringo, coisa que excelentes cantoras fora do Brasil fazem e aqui não é muito utilizado. Bem agitada pode muito bem se dar bem nos períodos de celebração em nossas igrejas. Voz de Jesus é outra versão de Mark Hall. No Brasil já ouvimos esta versão na voz da cantora Alda Célia, mas aqui ficou com outra pegada a começar pela voz da cantora e o backing que ela mesmo colocou. “Mas a voz de Jesus me fala outra história, a voz de Jesus me diz pra não temer”. A voz de Jesus é algo que temos de ouvir sempre, pois ouvimos muitas vozes, mas a voz em que devemos crer é a voz de Jesus. Esta é a mensagem que podemos ouvir nesta canção.


Cântico de Ana é uma composição do produtor deste projeto e conta a história de Ana num estilo que Lydia carrega desde suas participações nos CDs do conjunto Voz da Verdade. Costumamos dizer que é o estilo bíblico da Bíblia utilizando muitos instrumentos como cordas e percussão típica da Ásia. Os arranjos vocais que a cantora colocou nesta música é coisa dela mesmo e quem curte o som vai adorar esta canção. O coro da canção junta-se numa mistura messiânica com rock e a voz dela ganha mais peso e as cordas sempre acompanham o crescimento da música. Guerra Espiritual vem bem na pegada do Voz da Verdade com bastante riffs de guitarra, mas com uma pitada daquelas cantoras americanas, mas lembra muito bem Anastácia, composição da própria Lydia.

O Senhor é Deus, outra versão presente no projeto com muitas cordas, o violão bem presente na produção deste projeto que valeu a pena esperar por tanto tempo (mais de três anos sendo específico). Muito bom quando esperamos e vemos um CD bem produzido, bem escolhido no repertório. Em Remédio Certo, composição de sua mãe Rita de Cássia, o backing que Lydia convidou para abrilhantar o CD abre dizendo “É você meu bom pastor” e na seqüência numa canção bem agitada, a levada é meio country rock, diferente, gosto destes ritmos que fogem um pouco do comum, digo isso porque podemos ouvir a guitarra em riffs, o violão levando a música, a percussão com a meia lua dá um clima meio country.


Tradução do Amor é uma canção bem interpretada com muito instrumental, coisa que podemos ouvir em todo este projeto. Quando digo interpretação é devido à mensagem que nela é trazida que fala do nosso Criador, o que Ele tem feito pelos seus, composição de seu pai José Luiz Moisés. Quero Te adorar vem com o violão as cordas mais que presentes, na intro. Parece que vamos assistir a um concerto, muito boa a sensação. Lydia usou muito o grave que também faz parte desta bela voz. O CD finaliza com que se diminui em uma palavra que deve ser ponto de partida para todo o cristão que acredita, que quer seguir a Cristo. Eita, abertura nervosa que a cantora deu com muito agudo... Também Lydia seleciona canções que dão essa abertura, o vocal bem a lá DreamGirls. Bem alegre a canção, bem finale.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...