9 de outubro de 2010

Vivendo a vontade do Pai

A Assembleia de Deus Vitória em Cristo virou mesmo um celeiro de grandes talentos. Depois de Jossana Glessa, Eyshila, Jozyanne, Liz Lanne, Rachel Malafaia e mais alguns cantores que fazem parte da igreja, apresentamos o cantor Moisés Lopes que está com seu segundo trabalho pela gravadora Alfa Music – o CD Dupla honra misturando a vibração do estilo pop com a força do louvor pentecostal que foi produzido por duas referências no estilo: Silvinho Santos (faixas 4, 5, 6, 7, 9, e 10) e Wagner Carvalho (faixas 1, 2, 3, 8, 11 e 12). O encarte do álbum ficou por conta de Marlon Saint que usou tons marrons em toda arte do CD que traz fotos de Moisés ora com um figurino mais esporte ora mais formal assim como o repertório com estilo mais jovem junto com músicas mais pentecostais.

Abrindo o repertório com um som bem pop-rock, a guitarra de Marcio Carvalho pontua Farei discípulos com assinatura de Anderson Freire que também compôs Com excelência ainda com a batida do pop-rock e é onde Moisés impõe mais a voz ao lado de um back de peso formado pelo próprio cantor ao lado de Janeh e Fael Magalhães, Cleyde Jane e Demetrius Lima. Já em Adorando de Dayenne Oliveira, temos a marca de Wagner Carvalho que é o uso de efeitos digitais nas vozes com destaque para o baixista Charles Martins.


Agora, não vá pensar que A fila andou da dupla Junior Maciel e Josias Teixeira é uma daquelas canções românticas em que o cantor quer dar um recadinho para alguma garota, a faixa tem um conteúdo bem pentecostal e é a primeira do repertório sob a produção de Silvinho Santos que traz uma canção de ânimo para quem acha que tudo acabou e a esperança já morreu, fazendo referência a Josué em Jericó – “Sua bênção está cercado como esteve Jericó / Seja um Josué desse tempo, você não peleja só / Uma hora essa muralha vai cair / Porque o Deus que faz sempre é maior”.

Violão e cordas abrem Dupla honra de Izaque Dionízio é baseado na vida de José, filho de Jacó, e traz frases marcantes como “Percebi que por causa dos meus sonhos tinha provas para enfrentar / ... / Percebi que as derrotas e fracassos eram apenas um trampolim”. O back, com adição de Aline Santana, faz um verdadeiro espetáculo na faixa. Seguindo na linha pentecostal, Rubens Silva compôs Poder e glória que tem bastante influência do segmento. Denner de Souza e Adriano Barreto assinam O Mestre chegou que narra o momento em que Cristo desce ao inferno e toma a chave das mãos de Satanás – “De repente o inferno ouve passos / E se vê a luz que toma a escuridão / E calado vem prostrado de joelhos sem ter reação / Pra quem duvidou o Mestre chegou, Ele ressuscitou”.

Foi Deus falando pode ser considerada a composição mais inusitada feita por Anderson Freire que também participa da faixa fazendo um belo dueto com Moisés Lopes. A canção traz um alerta sobre o que é verdadeiramente ser um servo de Deus – “Meu melhor vou viver / Entregando meu tempo pra Deus / Minha vida a Ele consagrar / Adorar é viver todo tempo a vontade do Pai / Não deixar a chama se apagar”.

Qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando se fala em música pentecostal? Forró, letras falando de anjos, sobrenatural, fogo... A dupla Gislaine e Mylena, famosa por canções nesse segmento, assinam É hoje o dia onde o cantor faz uma mistura do pop com o flamenco (não espere ouvir Moisés cantando forró). O violão de Silvinho dar esse ar flamenco unido aos metais e a percussão de Zé Leal. Mesmo não sendo forró, o rapaz mostra que é nascido no fogo. As compositoras também são responsáveis por Para sempre que é mais voltada para a adoração. Com o sax de Juan Maximiliano, a canção fala sobre o encontro da Igreja com Cristo nos ares. A produção de voz feita por Fael Magalhães é forte e vai agradar aos mais exigentes. Baseado em trechos de alguns Salmos como o 18 e o 120, Gislaine e Mylena também assinam Contigo meu Senhor que fala sobre a confiança em Deus – “Contigo meu Senhor / Eu entro dentro da fornalha / Contigo meu Senhor / E saltarei uma muralha / Contigo meu Senhor / Posso enfrentar o que vier”. Fechando o álbum, Klênio compôs A mão de Deus que é a mais lenta do trabalho com destaque para teclados, cordas e baixo fazendo deste um CD que promete agradar aos adoradores que desejam ser envolvidos pelo fogo de Deus e creem que Ele virá com dupla honra.

Um comentário:

  1. Preciso ser sincero! Nunca vi uma matéria tão informativa e esclarecedora. A análise do CD foi feita minuciosamente de forma correta em todos os detalhes, destacando arranjo musical, figurino, composição, foto e arte. Parabéns à toda equipe por ser um grande referencial para a música gospel! Fico feliz em saber que existem pessoas sérias e muito capacitadas sem desejar nada ao secular como infelizmente tem se mostrado algumas áreas do meio gospel. Fica aqui o meu respeito e agradecimento pela matéria inteligente e agradável de se ler.

    Demetrius Lima

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...