20 de fevereiro de 2012

Conheça a Essência do louvor de Jotta A

Fotos: Divulgação
Considerado um dos lançamentos mais aguardados do ano, o CD Essência de Jotta A chega para preencher uma lacuna carente no segmento gospel que são vozes masculinas voltadas para o público adolescente. Revelado no palco do Programa Raul Gil no quadro Jovens Talentos Kids, o cantor, que integra o cast da Gravadora Central Gospel, foi produzido por Jeziel Assunção e William Augusto, em um repertório que une o estilo pop com a força do louvor pentecostal. O álbum foi gravado por Luciano Marciani no Estúdio Baeta (SP) por onde já passaram grandes nomes da música gospel e secular como Elaine de Jesus, PG, Paulo César Baruk, Luciano Claw, Exaltasamba, Victor e Leo e Maria Rita. Na parte gráfica, disco teve o encarte impresso em papel reciclado no estilo digipack desenvolvido pela JrDesigner com fotos clicadas por Junia Lane. Mas agora vamos ao que realmente interessa: as músicas.

Quem assistiu as apresentações de Jotta A no palco do programa vespertino, pôde conferir a pegada americanizada do jovem cantor de 14 anos. Então, para manter a identidade do mesmo, o disco abre com A maior bandeira, escrita por Jhour Bayron e com todo estilo dos corais americanos. Apesar de ter menos de dois minutos, a canção já serviu para dar um aperitivo do que virá a partir da próxima faixa. O back-vocal formado por Paulo Zuckini, Paloma Possi e Janeh Magalhães realmente dão um show na música.

Claro que a canção que lançou Jotta A no Brasil não poderia ficar de fora do CD. Agnus Dei, conhecida na voz do americano Michael W. Smith, ganhou uma versão em português por Clóvis Ribeiro. A introdução instrumental ficou um pouco diferente da versão original, mas aqui a interpretação do cantor aliada ao back realmente surpreende e não é à toa que o menino foi elogiado pelo próprio autor desse sucesso internacional.

Ao som do piano de William Augusto e do violão de Eduardo Victorino a canção Lágrimas (David Marx e Jhoon Kemuel) é mais leve e versa sobre os momentos em que a esperança parece se esvair de nossas vidas mediante aos conflitos da vida. Em Quem sou eu? o cantor abusa das firulas e agudos e mostra também seu talento para a composição.

Escrita por Daniela Araújo (esposa de Leonardo Gonçalves), Essência tem um tom mais baixo. Ela começa apenas ao piano, mas vai ganhando força e sendo preenchida pelos demais instrumentos e pela força do back ao longo da faixa onde é declarado “Que nada pode me deter / Pois Tua graça e o Teu amor / Vão me guiar”.


“O que dizer, o que pensar, / Quando parece que tudo vai acabar? / Onde a minha fé provada é / E os meus sonhos parecem que não vao chegar?” abrem a composição de David Marx e Jhon Albuquerque. Longe versa sobre a confiança de que a alegria irá chegar mesmo que choremos durante a noite inteira como mencionado no Salmo 30.5 sabendo que “o dia vai raiar / E com o dia, a alegria então virá”.

Favorito de dez entre dez cantores, claro que Anderson Freire não deixaria de ter uma de suas composições no repertório da nova revelação da música gospel. A escolhida Dependente caiu como uma luva na voz e no estilo do cantor que não economizou nos agudos em versos como “Por mais que eu cresça / Sou uma criança / Buscando no Maior confiança / Sou aprendiz do agir de Deus em mim / Por toda a minha vida”.

Estou contigo, mais uma composição de Jotta, segue a temática da canção Longe, versando que “o choro pode uma noite durar, e pela manhã a alegria virá”. Entretanto, essa vem com uma pegada mais pentecostal e bem marcada pela bateria de Cleverson Silva e Samuel Fagundes com grande chance de ser um dos hits do disco e já teve clipe dirigido por Vlad Aguiar da ASAS Produções.




Outra versão contida no álbum é Descansarei, gravada originalmente como Still (Reuben Morgan) pelo Hillsong Live no CD Hope (2003). A roupagem ficou bem diferente da original, mas não deixou a dever ao ministério de louvor australiano e vale ressaltar no capricho em cada detalhe do disco que foi feito em 27 dias, um tempo recorde em se tratando de produção de um álbum de qualidade. (Obs: A canção Descansarei também faz parte do primeiro CD da Comunidade Evangélica de Maringá Te quero mais que tudo (2005) – que também faz parte do cast da Central Gospel).

Voltando ao estilo pentecostal com uma composição de Tony Ricardo, outro compositor bem requisitado por intérpretes do gênero, O extraordinário abre ao som de um arranjo de cordas primoroso e lembra muito os hinos Deus, Tu és Santo e Ele é capaz respectivamente gravados por Danielle Cristina e Elaine de Jesus. Escolhida para ser o primeiro single do disco, O extraordinário faz jus ao nome com arranjos carregados, letra que mescla adoração com pentecostal e produção vocal de peso – “Absoluto, Exaltado, Ele é Senhor / Leão imbatível, Campeão de Judá / Revelação perfeita, Santo de Israel / Em Seu DNA tem os mistérios de Deus” – que também ganhou clipe dirigido por Vlad:



 
Amor maior (Jhour Bayron) retoma o estilo pop-adoração declarando que “nada pode ser tão doce quanto sentir alívio no meu coração” e que o amor de Deus é maior do que tudo. Já em O Teu chamar (Dispô Santos) temos um belo acompanhamento de violão de Eduardo Victorino e mostra como é fácil esquecermos de quem nos amou e só lembramos quando vem a dor.

Paulo Zuckini que faz parte do back e cuidou da produção vocal de Jotta A assina Viverei, uma declaração a Deus de que viveremos a vida dEle e não a nossa e de que provaremos do melhor dessa terra. Jhour Bayron assina Ajude-me a seguir onde Jotta mostra mais uma vez sua extensa capacidade vocal em músicas lentas e que exigem tons mais prolongados.


Fechando o disco temos a já conhecida Vem com Josué lutar em Jericó de Vasco Collins que ganhou uma roupagem bem diferente e melhorada da versão usual. A faixa que é a maior do disco começa com batidas fortes que dão o ar da batalha descrita no texto bíblico com direito a rap que confere a sonoridade jovem da proposta oferecida pelo CD.

5 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo como é bom ver crianças sendo usadas pelo pai Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso , qui Deus possa te usar ca vez ,mais e mais .

    ResponderExcluir
  3. É disso que o mundo está precisando. Esse menino é um anjo enviado por Deus para através de sua voz e canções fazer a diferença nesse mundo tão mal. Que ele reconheça sempre que o dom dele foi dado por Deus é que a estrela maior é Cristo, para que não venha se perder como tantos cantores famosos que sairam de dentro de uma igreja e se perderam com a fama. Oro muito por vc. JOTTINHA. BJS ! Te amo

    ResponderExcluir
  4. D+ espero que ele ganh logo disco de ouro, platina e assim vai! rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Parabéns que Deus possa iluminar sua vida cada dia mais....
    Você é a nova mudança para esse mundo, que Deus possa crescer sua vida, ganhando almas com o teu testemunho, mundo veras que tens Deus em sua vida... Deus abençoe...

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...