3 de fevereiro de 2012

"Esses mais de 15 anos de carreira foram uma escola"

Com mais de 15 anos de estrada, a cantora Betânia Lima acumulou várias experiências ao longo dessa caminhada iniciada na extinta Banda Rhemajireh que marcou época na música gospel trazendo o reggae nos anos 90 ao lado das irmãs Roberta e Valéria Lima e do amigo Marquinhos Menezes. Após a saída do grupo, Betânia começou a fazer back-vocal para diversos artistas e, em 2001, nasceu o Grupo Ellas ao lado das irmãs no qual faz parte até hoje onde gravou diversos trabalhos. Em 2011, a cantora sentiu de Deus um chamado para iniciar uma carreira solo e lançou o elogiado CD Vivo pra Ti com os sucessos A cruz, Meu coração queima e Canaã. E mostrando que veio para marcar essa geração de adoradores, Betânia Lima concedeu esta entrevista ao Gospel no Divã onde falou sobre carreira, os desafios e sonhos que já está traçando para este ano:

1. Você começou na Banda Rhemajireh, passou pelo Ellas e fez back-vocal para muitos cantores. Como é agora sendo você o centro das atenções e como esse processo colaborou para formar a cantora Betânia Lima?
Esses mais de 15 anos de carreira foram uma escola para que eu aprendesse tudo que era bom e o que não era bom. Então, hoje estou pronta para o Senhor, porque preparada e pronta eu não estava, mas Ele confirmou o CD solo e eu só quis obedecer a voz de Deus.

2. Quando se sentiu pronta para iniciar uma carreira solo?
Bom, no início não me sentia pronta para este trabalho. Mas depois de tantas orações, tanto choro, tantas coisas que aconteceram, eu vi que realmente estava na hora de fazer esse CD solo. Relutei muito, relutei muito mesmo. Falei: ‘Senhor não precisa, não quero. Como eu vou fazer? Como eu vou falar?’. E Deus ministrou em meu coração que a obra não é minha, é dEle e é Ele quem vai me usar e fazer por mim e então é só eu estar disponível para Ele. Isso é ter disponibilidade pra Deus.

3. Enfrentou e ainda enfrenta dificuldades nesse início de carreira?
Ah, com certeza! Principalmente no início de tudo quando o pessoal não tinha assimilado que eu era a Betânia Lima do Grupo Ellas. Muita gente achava que o grupo tinha acabado, que eu não deveria continuar no grupo e tal... Eu continuo no grupo, é como eu falo pra outras pessoas: ‘A Ana Hickmann era de um programa famoso na televisão e ela simplesmente foi convidada e foi fazer um programa só dela, entendeu?’. Há outras pessoas que também como vocês já sabem (não preciso citar nomes) que começaram num grupo e depois fizeram um CD solo. O importante é pregar a Palavra, pregar o Ide de Jesus independente de você estar num grupo ou não, a nossa missão aqui na Terra é de pregar as boas novas.

4. Sobre o CD Vivo pra Ti, como foi a escolha do repertório?
Eu estava orando ao Senhor: ‘Tudo bem, Senhor, fui chamada para mais uma missão e quero que o Senhor mande as músicas para mim’. E o Senhor fez. Eu queria músicas que fizessem sentido com o que acontecia comigo, minhas experiências com Deus. Então desde a primeira música até a última foram músicas vindas de Deus e também compus umas três músicas. Eu não quero gravar uma música para falarem: ‘Ah, essa aqui é bonitinha, é bobinha, todo mundo vai cantar e vai vender CD!’. Amém, vender CD é uma benção que abençoa o nosso ministério, porém, o mais importante pra mim, é viver o que a gente prega. Não posso pregar uma mentira para satisfazer outra pessoa. Eu quero pregar a verdade e a verdade é a Palavra do Senhor que está nas músicas desde a 1ª a 12ª (risos).

5. A Cruz tornou-se um dos sucessos do álbum. Fale um pouco da produção desta música?
Quando eu ouvi pela primeira vez essa música na sala da Dona Yvelise, falei: ‘Caramba! Essa música é cheia de detalhes. Vai subir aqui, vai subir ali... Será que eu vou dar conta? A música é meio melancólica, meio sentimental, então será que eu vou poder transportar pela minha voz o que a mensagem dessa música está falando aos meus irmãos?’. Aí a gente foi conversando, fui cantando, aprendendo com o compositor da música que é o Marcelo Bastos e aí eu simplesmente disse: ‘Vambora! Se o Senhor mostrou essa música então Ele sabe que eu vou conseguir’. Foi quando o Rogerinho (Rogério Vieira – produtor musical) mostrou a guia da música e achei lindo.

6. O que realmente é viver pra Deus?
Viver pra Deus é um estilo de vida, estilo de adoração a Ele independente das circunstâncias, de lutas, de aflições, de choro, de alegria. Viver para Deus é você saber que está pensando que está sozinho, sendo que Ele está contigo em todas as horas e em todos os minutos. Viver pra Deus é a gente saber que sempre vai poder contar com Ele... Isso é viver pra Deus!

7. A canção que encerra o CD é uma versão de Lilly Goodman. Por que a escolha desta artista e desta canção especificamente? Quais são os outros artistas nacionais e internacionais que te influenciam?
Gosto muita dessa música – Teu amor não tem fim da Lilly Goodman com quem me identifiquei pelo ritmo, pelo jeito que ela leva as músicas dela. Eu comprei este CD – Sin miedo a nada – porque gosto de comprar CDs internacionais para pesquisar, e ouvi essa música e disse: ‘Vou colocar uma música assim. Tem tudo a ver comigo e com o CD e ainda quero colocar na última faixa para agradecer todo o meu amor e carinho por Deus’. Dos cantores nacionais que eu amo estão André Valadão, Ana Paula Valadão, Kleber Lucas, minhas irmãs Roberta Lima e Valéria Lima, Marina de Oliveira, Fernanda Brum, Leonardo Gonçalves. Internacional: Mary & Mary, Cece Winans, Marcela Gandara, Lilly Goodmam.

8. Uma pergunta que não quer calar: o Grupo Ellas acabou?
Nãooooooooooo (risos)! Não, não acabou! Entendam uma coisa: o Grupo Ellas foi levantado por Deus e a única pessoa que pode acabar com o grupo é Ele e tenho certeza que não vai querer porque estamos pregando a palavra dEle. Estamos fazendo em prol do Reino, ganhando almas e quanto mais pessoas querendo ganhar almas, tá perfeito (risos)!

9. Quais são seus projetos para o futuro?
Projetos para o futuro? Vou falar uma coisa: eu queria muito gravar um CD infantil, mas é um CD infantil diferente que englobe adolescente também, bem dançante. E o novo CD que virá com mais composições minhas, de outros também e eu quero enfatizar: vou sempre levantar a bandeira dos compositores anônimos que muita gente pode não conhecer, mas que vão passar a conhecer porque são pessoas de Deus, pessoas boas que têm relacionamento com Deus e eu sempre vou colocar no meu CD esses profissionais. É isso! Deus tem me dado cada canção, tem uma que não posso falar o nome, mas que vocês vão gostar muito e assim vai ser bem diferente. O CD Vivo pra Ti foi uma experiência com Deus, relacionamento com Deus das coisas que eu estava passando e o segundo vai continuar sendo experiências com Deus, sendo que vocês vão ver novidades. Aguardem!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...