17 de julho de 2012

“Deus tem uma obra mesmo na minha vida”

Quem já conferiu o timbre marcante da voz de Dany Grace talvez nem imagine que três diagnósticos médicos quase acabaram com o sonho da cantora. Sempre incentivada pelos pais João Batista (já falecido) e Mirian Aparecida, a pequena Daniela Espósito Mariani (nome verdadeiro da cantora) foi dada como morta aos oito meses de gestação. Superado esse pesadelo, a família recebeu a notícia de que a menina era surda, muda e tinha um grau de autismo. Quadro este que também foi revertido graças às incansáveis orações e a fé da família. E se você pensou que isso foi muito, o que dizer quando ela soube que perderia a voz devido a um cisto nas cordas vocais?

Fotos: Marcos AC (Graça Music)
Uma verdadeira guerreira, Dany Grace tem se firmado no mercado gospel como uma das mais potentes vozes da nova geração de adoradores, algo que lhe rendeu a indicação à Melhor Cantora na primeira edição do Troféu Promessas realizada no ano passado. Hoje, aos 32 anos, a cantora coleciona histórias desde os tempos em que foi back-vocal do Pr. Adhemar de Campos, a quem ela considera um pai na fé, e chegou a encerrar o Criança Esperança 2007. Casada há menos de um ano com Denis Mariani, a quem ela considera “o melhor baterista do mundo”, Dany ainda se divide entre as gravações do Programa Noite com os adoradores de Deus, que vai ao ar todos os domingos à noite na RIT TV, e o projeto Caixa de Som. Membro do Ministério Evangélico Nova Aliança em Cristo, em São Paulo, a cantora ainda tem o que comemorar pela recente conquista de seu primeiro Disco de Ouro pelas mais de 50 mil cópias vendidas do CD Na hora certa, seu álbum de estreia pela Graça Music por onde também lançou o CD Dependente. Confira agora um pouco mais sobre a trajetória de Dany Grace e os próximos projetos da carreira dessa adoradora:

1. Quem vê Dany Grace cantando hoje talvez não imagine que você por pouco não chegou a nascer. Fale um pouco de seu testemunho de vida para nós.
Quando meu pai soube que minha mãe estava grávida, ele já profetizava de que seria uma adoradora e que seria bênção na vida do povo de Deus e do Reino. Então vieram as más notícias no oitavo mês de gestação em que fui dada como morta e Deus mudou toda a história e eu nasci para a glória de Deus e, pouco tempo depois, mais um diagnóstico de que eu era surda, muda e tinha um grau de autismo e a gente está hoje aqui para declarar que tudo isso foi mentira porque Deus tinha algo planejado e hoje posso adorar, tenho uma audição ótima e nada de imperfeição porque Deus tinha uma promessa. Mais para a frente, em 2001, ainda tive uma experiência já cantando quando fiz meu primeiro solo e tive um cisto nas cordas vocais no lado esquerdo e o médico me chamou de cantora fajuta e disse que eu ia ficar sem voz em um ano. Cheguei em casa muito desanimada e falei: ‘Deus, se Tu queres eu continuo a cantar porque foi Tu que me deu, senão, amém também. Eu vou continuar Te adorando independente de cantar ou não’. Para a glória do Senhor fui curada e não tenho mais nada nas cordas vocais. Cantei o Sonda-me debaixo de muita oração e pude ver que Deus tem uma obra mesmo na minha vida.

2. Mas você já pensava em gravar um CD?
Nunca imaginei gravar CD. Papai só queria me ver cantando na igreja com as crianças e ele sempre investia na minha vida, me colocando nas aulas de teclado e de piano e eu sempre lá tocando teclado e piano de qualquer jeito e usando colher como microfone. Nunca me imaginava tendo CD solo, que eu teria uma carreira ministerial conhecida na mídia. Deus tinha isso pra mim, papai sempre dizia que Deus já cumpriu a obra, então, se eu gravasse um CD seria só para concretizar.

3. E quando você começou a ver a música realmente como um ministério?
Eu tinha 11 anos de idade quando aceitei a Cristo porque nasci num berço cristão, mas isso não quer dizer que eu era serva de Deus. Eu entreguei minha vida a Ele na sala da minha casa e dobrei o meu joelho e entendi que o meu chamado era para ser uma levita, uma adoradora, uma serva de Deus e estava ouvindo uma canção famosa na época e eu cantei e falei: ‘Jesus, entrego minha vida a Ti, perdoa os meus pecados e faz de mim aquilo que Tu já falaste que eu vou ser’. Dali o Senhor só concluiu, desci nas águas do batismo, fui batizada com Espírito Santo, minha vida fluiu diante de Deus e entendi que meu chamado era para obra e para o ministério de louvor.

4. E três anos mais tarde você cantou ao lado do Pr. Adhemar de Campos, uma das referências para muitos cantores até hoje. Como foi essa experiência?
Pr. Adhemar praticamente viu meu crescimento na igreja com a música e ele falou que um dia eu ia acabar ministrando com ele. Pensava em Adhemar como meu pai na fé, um ícone na minha adolescência. E ele me chamou um dia dizendo que a gente ia cantar no culto de domingo e eu fiquei nervosa, fiz gargarejo, orei, fiz de tudo para fazer bonitinho ao lado dele e a partir dali foram nove anos como vocal do Pr. Adhemar e foi um privilégio ter tido ele como professor e pai na fé depois que meu pai faleceu.

5. Além disso, você cantou ao lado de nomes consagrados do cenário gospel como o Vencedores por Cristo.
É verdade. Tive o privilégio inclusive de gravar uma participação especial no CD Louvor 10 do Vencedores por Cristo. Hoje já é uma nova formação, mas, na época que era a Lucitânia Egg e a galera das antigas, eu consegui fazer essa participação junto com o Paulo César Baruk. Então, pra mim, é só privilégio cantar com pessoas assim.

6. E dessa amizade com Adhemar de Campos, veio a participação no quarto volume da série Comunhão e Adoração em 2004.
O Volume 4 foi uma experiência muito boa ao regravar a canção Sonda-me que marcou gerações. A primeira gravação foi feita com a Aline Barros junto com o Robson Nascimento e eu sonhava cantar essa música e consegui regravar com meu amigo Paulo Rogério no Comunhão 4 e foi dali que a obra começou e eu tive um convite da Gravadora Aliança, do meu querido amigo Ricardo Carreiras, de dirigir o Comunhão e Adoração 5 com participação do David Quinlan, Daniel Souza, Pr. Adhemar de Campos. Vesti a camisa do ministério e durante muitos anos liderei e divulguei durante três anos. Na gravação tivemos mais de cinco mil pessoas reunidas e gente que não conseguia entrar na igreja. Foi um marco no início do meu ministério.


7. E você ainda conseguiu um feito inédito de encerrar a edição do Criança Esperança em 2007?
Outro presente de Deus! Na época tinha acontecido o acidente do avião da TAM e muitas pessoas foram vitimadas e perderam famílias e filhos. Então, nós fizemos uma canção com nosso amigo e produtor César Elbert que mostrasse nosso amor pelas vidas, pelas almas, independente de sermos cristãos ou não. Ali era a questão social e gravamos essa canção e foi para o YouTube de uma filmagem bem simples numa igreja onde fomos eu, Baruk, Pr. Adhemar de Campos e Bianca Toledo. Não sei como o diretor da Rede Globo descobriu essa gravação e, apaixonado pela canção, entrou em contato com o César e quis que a gente cantasse no Criança Esperança que sempre fecha com o Renato Aragão ou com a Xuxa. Aí nós entendemos que era a hora de Deus na nossa vida de brilhar no meio das trevas. E ali nós fomos, cantamos e encerramos o Criança Esperança. Eu entrei logo depois do Tony Ramos que anunciou a canção e eu tremia com milhões de pessoas no Brasil assistindo e a gente pôde falar do amor de Deus. Ali foi onde começou realmente o espaço que hoje o gospel tem ganho com os adoradores indo a programas seculares e propagando o Evangelho genuíno.


8. E quando você se deu conta de que era hora de investir na carreira solo?
Iniciou em 2008 quando gravei o CD Na hora certa aqui pela Família Graça Music que eu tenho uma honra de fazer parte. Eu tenho o respaldo e o privilégio de saber que foi Deus que me colocou aqui realmente, foi a hora de Deus pra mim e eu me sinto privilegiada de caminhar ao lado do Missionário R. R. Soares, de ser uma das ajudadoras do ministério, das campanhas e pra mim não tempo ruim. O que tiver que fazer eu faço porque eu sei que essa é a obra de Deus para nós.

9. E como ingressou no cast da Graça Music?
Foi no Troféu Talento em 2006 que eu estava em cinco indicações com o Comunhão e Adoração 5 e o Mauricio Soares estava lá e disse que um dia ia gravar meu CD solo e me levar pra algum lugar. Quando o Mauricio veio para a Graça Music, ele falou que queria fazer algo novo e de repente eu poderia ser a primeira contratada. Orei e pedi a Deus que me aprovasse isso e Ele aprovou, deu tudo certo e fui a primeira contratada da nova geração da Graça Music e depois foram vindo esses ícones que nós temos hoje aqui como Thalles e Mariana Valadão. Mas eu fui a primeira que encarou, que vestiu a camisa do novo tempo, do novo conceito de adoração da Graça Music.

10. E o que mudou com o CD já pronto?
Muda tudo porque a gente tem um respaldo e tem com quem contar. Eu sei que o trabalho para quem é independente é árduo e os gastos financeiros são exorbitantes, mas tendo a Graça Music é bênção demais e disso tem fluido vários caminhos, portas se abrindo como o Programa Noite com os adoradores de Deus que é um presente by Graça Music também.

11. Como você avalia a Dany Grace na época do CD Na hora certa para a cantora quando já lançou o CD Dependente em 2010?
Eu senti a maturidade espiritual e musical também. O Na hora certa, como foi o primeiro filho, a gente meio que vai fazendo as canções e vai acertando para que lado vai dar. O estilo musical no Dependente me definiu mais, então eu vi que minha onda é mais pop-rock e creio que o estilo musical aflorou. E maturidade espiritual em saber que Deus tinha algo preparado pra mim, as canções foram escolhidas assim com muito cuidado, inclusive tem uma canção do Missionário R. R. Soares que é a música Primeiro amor. E foi nesse CD que eu pude fazer a primeira composição que foi o Debaixo de Suas asas, em parceria com Anderson Freire, e nunca imaginei que ia compor. O disco ainda tem um mega dueto com a Nívea Soares. Eu achei que pela correria ela não ia ter tempo de aceitar nosso convite, mas ela aceitou de primeira e aí fizemos esse dueto lindo e ficou incrível.

12. Mudando um pouco de assunto, além de cantora, você também é apresentadora do Programa Noite com os adoradores de Deus que vai ao ar todas as noites de domingo na RIT TV. Como surgiu o convite para assumir a atração?
Esse é um presente que veio assim na hora certa também, mas eu nunca imaginei que eu ia ser apresentadora. Nunca fiz curso de jornalismo, de rádio e TV, não entendo nada dessas coisas. Mas o Missionário disse para a equipe fazer um teste comigo por eu conhecer todo mundo que é da área da música. Aí me ligaram para apresentar junto com o Pr. Josias Cruz e eu não estava entendendo nada, com a pauta na mão e lendo e errando, mas Deus estava tanto no negócio que já estou há quase dois anos no Noite com os adoradores de Deus. Hoje o Pr. Josias está no Rio de Janeiro dirigindo a Igreja na Taquara e eu estou lá e o Missionário até elogiou no Show da Fé falando que eu tinha jeito pra coisa e hoje a audiência cresce cada vez mais e temos mais de seis mil seguidores só no Twitter.

13. Houve algum programa que foi realmente marcante?
Teve dois: um foi no dia que o Paulo Rogério fez piano e voz e, contando sua trajetória, nós cantamos o Sonda-me novamente juntos e ali me emocionei demais porque passou uma fita na minha cabeça e me lembrei de tudo que Deus tinha feito. O especial do Dia das Mães também foi maravilhoso porque minha mãe esteve comigo este ano e ela participou da gravação toda tímida porque ela não gosta de câmera, mas foi realizador ver minha mãe lá participando daquilo que ela tanto orou para que Deus me abençoasse.

14. E além de comandar uma atração na TV, você ainda trouxe novidades em seu canal no YouTube com o Caixa de Som. Como nasceu o projeto?
Hoje eu posso dizer que eu tenho uma equipe de amigos que tem me ajudado: a Carla que cuida da agenda, eu tenho a Simone Borges que cuida da parte de looks e o Jader Borges que cuida da parte de mídia. Um dia a gente estava batendo papo em casa e tomando café e o Jader falou que eu precisava criar alguma coisa no YouTube em que eu cantasse fazendo estilos diferentes de músicas já conhecidas e nasceu Caixa de Som – Dany Grace bota som na caixa. Aí fechou e fizemos o primeiro com a canção Vim para adorar-Te e hoje ela faz parte da ministração do meu repertório do jeito que eu gravei. Muita gente está me perguntando quando tem o próximo e, em primeira mão, vai vir com uma música que muita gente não vai acreditar porque vou cantar rock. Vai ser uma música do Oficina G3 da época que marcou história com o PG cantando Te escolhi, mas não vou contar a surpresa. Mas tem outros projetos para vir aí: o GPS com Dany Grace e o projeto Toques ensinando a galera a tocar os estilos e até toques da Dany Grace na parte de técnica vocal. Aguarde que vem surpresa aí.


15. Casada há quase um ano com Denis Mariani, que também é seu baterista, como faz para conciliar casamento e ministério?
Muita gente falava que eu ia ter que parar e dar atenção pro marido, mas acho que ele é o maior incentivador do meu ministério. Foi ele quem acreditou e me incentivou em momentos que desanimei e tentei desistir. Eu falo que hoje o ministério não é só da Dany, é do Denis também e ele é parte disso integral. Ele chega do trabalho e já vai pra internet para ver o que aconteceu. Ele é mais que um assessor de imprensa, é minha metade, o homem que eu escolhi em Deus porque eu falo que Deus não escolhe ninguém para você, é você que escolhe e Deus dá sinais. Ele tem o excelente, às vezes a gente escolhe o bom e eu soube esperar o excelente de Deus para mim. Ele é incrivelmente parceiro, amigo de chorar junto em prol da obra do Reino e se alegrar com a vitória que Deus tem a nos dar.

16. Recentemente você fechou parceria com a Agência NaMassa. O que vem por aí?
Olha, essa padaria está dando o que falar como diz o Lincoln Baena. O Lincoln é amigo de muitos anos e eu gosto do trabalho dele e, na verdade, a gente está meio que na amizade crescendo juntos e eu precisava realmente de alguém que ajudasse por fora e repaginasse Facebook, Twitter, as camisetas que vão vir por aí e um pingente que é parte da minha logomarca. Eu conversei com o Lincoln, ele curtiu a ideia e a gente fechou essa aliança e agora tem a fan-page que ele lançou www.facebook.com/danygraceoficial. Fora isso tem o Flickr que é onde a gente posta todas as fotos de tudo que acontecesse não só na estrada ministerial da Dany, mas no Noite com os adoradores de Deus, nos eventos que participo e os bastidores.

17. E como foi receber seu primeiro Disco de Ouro pelas mais de 40 mil cópias vendidas do CD Na hora certa?
Eu imaginava que se eu chegar a vender mais de 50 mil cópias quer dizer que 50 mil almas foram ministradas. Então, sempre tive isso na minha mente e orei e profetizei sobre esse CD que seriam 50 mil cópias ou mais e quando eu recebi eu chorei muito, foi emocionante porque lembrei da promessa de Deus na minha vida. Deus é fiel, Deus é demais, Ele faz coisas loucas e agora é trabalhar para que o CD Dependente chegue nessa marca também e, quem sabe aí para 2013, a gente lança o DVD com essas canções que marcaram esse dois projetos e canções inéditos.

18. E por falar em DVD, quais são seus próximos projetos?
Já tenho orado e Aninha Porto (Ana Paula Porto, gerente executiva da Graça Music) também está orando com a gente para que o Missionário R. R. Soares aprove o próximo projeto. Então a gente está na dependência de Deus total e sei que o melhor está por vir e vai acontecer em nome de Jesus na hora dele.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...