9 de agosto de 2012

“Deus tem um propósito na vida da mulher”

A imprensa gospel que marcou presença no 17º Encontro de Mulheres Comprometidas teve a oportunidade de participar de uma coletiva de imprensa especial que contou com a presença do Apóstolo Ezequiel Teixeira, da Pra. Márcia Teixeira e das cantoras Tati Teixeira e Ana Paula Valadão. Organizado pelo Projeto Vida Nova, o encontro aconteceu no dia 04 de agosto (sábado) no Ginásio do Maracanãzinho e reuniu mais de 10 mil pessoas em prol da reconstrução dos valores da família. Confira a seguir como foi o bate-papo:

Ramon Buçard (Portal DT): Quais mudanças vocês observaram nesses 17 anos de realização do congresso e como elas influenciaram no ministério com mulheres?
Apóstolo Ezequiel Teixeira | Fotos: Efraim Fernandes
Apóstolo Ezequiel Teixeira: A realidade é que nossa igreja sempre esteve na vanguarda concernente às mulheres e a gente entendeu que elas têm um potencial tremendo e nós fomos agraciados por isso e hoje a maior parte das igrejas está começando os congressos de mulheres e nós estamos no décimo sétimo. Entendemos que a mulher tem um potencial e que ela poderia fazer e ir muito mais longe do que tinha ido.
Pra. Márcia Teixeira: Na realidade, o Apóstolo Ezequiel acredita muito nas mulheres e por isso nós somos as auxiliadoras e Deus tem levantado as mulheres porque elas fazem com perfeição, colocam o coração nisso e, na realidade, nós fomos os precursores dos congressos de mulheres. Inclusive, até a Pra. Ana Paula Valadão sempre fala que ela se espelhou na gente e começou a fazer o congresso de mulheres lá porque a gente tem visto que Deus escolher a mulher sábia para ser coluna de uma casa então Deus quer trabalhar muito na vida das mulheres. Nós estamos nos levantado e cada congresso tem sido um divisor de águas, tem revolucionado o Projeto Vida Nova e outras denominações. Nós organizamos, mas também agonizamos porque nós oramos, jejuamos. A gente faz com excelência pro Senhor, mas se não tiver a presença de Deus de nada adianta.
Tati Teixeira: Só pra finalizar, o congresso de mulheres é o maior congresso do Projeto Vida Nova e também Deus está investindo muito pesado nas mulheres. Até na área da música, do louvor e adoração, a Ana Paula Valadão é a líder do Diante do Trono. Antigamente era muito mais homens. Quando eu era bem pequena eu via muito mais homens despontando e hoje estou vendo as mulheres se despontando também. Eu também como líder do The Lion’s Face, isso pra mim tem sido como um momento de honra e pra glória de Deus, Deus está investindo pesadão nas mulheres e eis-nos aqui.
MT: Estamos vendo muitas mudanças com mulheres se posicionando até mesmo dentro da política porque Deus tem um propósito na vida da mulher. Antes ela era muito menosprezada e o próprio Jesus edificou a mulher e nós temos nos levantado para sermos bênçãos, não para atropelarmos o homem, não somos feministas, somos mulheres espirituais, comprometidas com o Senhor.

Rafael Ramos (Gospel no Divã): Apesar de vocês já terem uma experiência na organização dos congressos, qual o maior desafio para o deste ano visto que foi a primeira vez que aconteceu no Maracanãzinho?
MT: Nós fomos vendo que a cada ano a boa mão do Senhor estava prosperando. A cada ano tínhamos uma revolução espiritual e a nossa igreja não estava mais comportando o número e Deus foi abrindo as portas. Começamos a fazer no Ginásio do Olaria, ano passado fizemos no Riocentro e esse ano Deus abriu a porta do Maracanãzinho. No ano que vem talvez seja no Maracanã.

Roberto Azevedo (Super Gospel): Como surgiu o tema desse ano?
Pra. Márcia Teixeira
MT: Todo início de ano novo, Deus sempre dá uma palavra ao nosso apóstolo e esse ano foi o ano da reconstrução e eu comecei a fazer com as Mulheres Comprometidas em março o Reconstruindo os valores da mulher porque a mulher está muito desvalorizada. A gente está vendo que é Mulher Filé, Mulher Melancia e eu vejo lá em Provérbios que a mulher é mais valiosa do que a pedra de rubins. Então, peguei esse gancho para trabalhar na reconstrução dos valores da mulher.
ET: Você pega o tema de reconstrução que é amplo e aí a gente desafiou as famílias a se voltarem para Deus porque os parâmetros do mundo são muito cruéis. Para agradar tem que ter um sobrenome, uma herança, um bumbum grande, tem que ter um peitão e a palavra de Deus te manda procurar alguém que tenha um coração de Deus para você ser feliz.

Pedro Souza (RenattoManga.com): Pra. Márcia, a senhora está lançando o seu livro “Ansiedade, quero descansar” e como foi lidar com sua ansiedade para organizar o evento?
MT: Ansiedade é um mal que nos aflige por 24 horas do dia e eu tenho procurado viver e praticar o que Jesus deixou muito claro pros discípulos quando ele estava ensinando sobre não andarmos preocupados. Não adiante você ficar ansioso porque você não vai conseguir fazer nada como diz Mateus 6. Eu tenho procurado praticar essa Palavra de confiar porque se Deus não fizer, não adianta. Estou querendo compartilhar essa experiência que estou tendo de realmente confiar no Senhor e descansar porque sei que no final dá tudo certo porque a mão de Deus é sobre a nossa vida. Eu tenho procurado descansar porque eu vi que eu estava ficando doente fisicamente e, quando eu fui ao médico, ele me diagnosticou com ansiedade e aquilo mexeu comigo. Fui para minha casa e não aceitei essa Palavra porque sou filha de Deus, eu não posso ficar ansiosa e dali eu fui descansando no Senhor.

Luciano Oliveira (Projeto Vida Nova de Irajá): A igreja já vem se destacando há muitos anos com estratégias de evangelismo e começa a se destacar muito nos congressos de mulheres comprometidas. A partir desse congresso no Maracanãzinho, o Congresso de Mulheres passa a ser uma ferramenta forte de evangelização?
TT: O Congresso de Mulheres é uma forma de profetizar sobre a nossa cidade, sobre a nossa família com cura, restauração, transformação. Eu vejo o Congresso de Mulheres como um ato profético onde a gente move o espiritual mexendo com principados, potestades, forças espirituais do mal para verdadeiramente destronar esses principados e levantar um altar de adoração a Deus, além de servir também como instrumento de evangelização. Eu sei que muitas pessoas vêm aqui também convidadas por outras e já vi testemunhos de pessoas que aceitaram Jesus e foram completamente transformadas porque esse é o verdadeiro evangelho: a transformação de vidas.
ET: Eu vejo que é uma oportunidade para Deus desafiar a igreja. Deus abriu uma contagem regressiva para iniciar a geração de novas famílias que vão ser formadas agora conforme a permissão de Deus.

Tati Teixeira: "Eu vejo o Congresso de Mulheres como um ato profético"

Ramon Buçard (Portal DT): Quais são as armas espirituais usadas para combater o inimigo num mundo onde a mídia mostra a mulher com padrões totalmente contrários à Bíblia?
AT: A gente não abre mão da santidade. O mundo toda hora tenta impor seus parâmetros na gente, os parâmetros do mundo são terríveis e os parâmetros de Deus valorizam a mulher. Pega aquela mulher que talvez não seja aquele avião, mas tem o coração de Deus e ali se forma uma família. Fazer uma família sob os parâmetros do mundo é edificar a casa sobre a areia.
TT: E nós como mulheres temos que ser sal fora do saleiro, influenciar a nossa sociedade. Tenho certeza que Deus vai levantar mulheres também para serem instrumento de influência, de referencial em todos os aspectos da nossa sociedade. Nós somos mulheres como símbolos espirituais, não sexuais.
ET: Deus tem parâmetros. Aparentemente, as coisas parecem que estão se desvirtuando, mas há pessoas que mantêm o padrão de Deus e vão ser instrumento de transformação de cidades, de famílias, de nações.

Rafael Ramos (Gospel no Divã): E vimos com isso que a igreja ficou ainda mais em evidência este ano com o último Censo que mostrou o crescimento dos evangélicos. Acredita que isso represente também que nosso desafio aumentou diante da sociedade?
ET: É um desafio a mais. Eu fiz uma viagem para o exterior e eu ouvi assim: ‘O Evangelho no Brasil cresceu como um oceano com a profundidade de uma piscina’. Essa era a visão que os estrangeiros tinham do Brasil. Eu fiquei triste quando escutei isso, então comecei a refletir e vi que tem muita coisa a ver. Quando chega a política, todo candidato é crente, agora pra se destacar, a pessoa se converte e vira notícia. Partindo desse prisma, a gente tem ver que tipo de filhos estamos gerando para Deus. Que tipo de geração gospel estamos gerando? Uma geração que não tem nada a ver com Deus? Uma geração comprometida ou descomprometida? Se crescemos como um oceano, temos que crescer com a profundidade de um oceano também.
TT: E tem até uma coisa que eu ouvi falar que agora está assim: é evangélico praticante ou não-praticante? Era o católico antigamente. É uma coisa já normal...
ET: Pois é, você não vai à igreja, não tem pastoreio, não tem uma submissão...
TT: Assiste o culto pela internet e tá bom...

Luciano Oliveira (Projeto Vida Nova de Irajá): Tati, você é uma jovem ministra de música de nossa igreja e missionária. Normalmente a gente ouve que a igreja é cheia de gente quadrada, careta e, para nós que somos a igreja, você é uma referência de uma mocidade alegre, feliz e realizada. Existe essa alegria dentro da igreja de fato pelos jovens?
TT: Estava lendo outro dia em Romanos 6 que fala que somos presos, somos escravos com Cristo Jesus. Na verdade, estamos presos na verdadeira liberdade que temos em Deus. Porque se você for parar para pensar, o jovem no mundo usa drogas e não consegue se libertar disso e ele curte aquele momento e não consegue ser feliz. Ainda há um vazio. Mas em Deus vai ser tudo preenchido. Eu entreguei a minha juventude para Deus, a minha mocidade pra Deus e eu sou muito bem realizada. Teve momentos em que tive que abrir mão de muita coisa por Deus, mas nada se compara com a recompensa que Deus está me dando hoje. Foi a melhor escolha que eu fiz em toda a minha vida: viver as minhas maiores aventuras com Jesus e eu tenho certeza de quem fizer essa escolha vai ser muito feliz, muito abençoado.

Ana Paula Valadão
Luciano Oliveira (Projeto Vida Nova de Irajá): Pra. Ana Paula, a senhora já ministrou em vários eventos no Brasil e fora e ministrar hoje no Maracanãzinho no Projeto Vida Nova é especial para a senhora?
Ana Paula Valadão: É especial porque eu confesso que ministrar no Rio é tocar todo o Brasil, ministrar no Maracanãzinho tem uma relevância e todo evento aqui tem uma relevância muito grande. E este evento, eu admiro muito o Projeto Vida Nova. Eu estava mais cedo agradecendo porque a primeira vez que preguei para mulheres foi no Projeto Vida Nova há uns anos atrás. E a Tati tem se tornado cada vez mais uma amiga querida do coração, eu oro por ela e creio nos propósitos de Deus na vida dela e dessa família. Estou começando o ministério com mulheres e estou aqui não só para compartilhar, mas para receber e estou aprendendo muito.

Ramon Buçard (Portal DT): Como é pregar na Lagoinha e estar aqui num congresso que já tem 17 anos?
APV: Aqui eu fui convidada, então estou curtindo. Hoje aqui pra mim é um bálsamo, estou podendo fazer aquilo que Deus me chamou para fazer com toda estrutura de excelência, estou saindo daqui muito enriquecida.
ET: A Ana tem o tempero de Deus e veio aqui para somar com a gente e o mais interessante é que ela veio com o coração aberto porque ela sentiu que tinha um compromisso com Deus e com a cidade do Rio de Janeiro.
APV: Nós que temos o chamado ministerial sabemos que não é uma carreira profissional e o que há de vir não podemos colocar como requisito. Ministério em primeiro lugar é doação.
TT: Eu tenho aprendido que a Igreja Batista da Lagoinha e o Projeto Vida Nova é uma soma que Deus estabeleceu na cidade do Rio de Janeiro.
APV: Uma das coisas que meu pai diz é que ‘é difícil viver o que se prega, mas é fácil pregar o que se vive’. O que a igreja precisa ver são famílias de Deus, nós pastores e pastoras somos humanos, mas temos esse comprometimento com Deus.

Ramon Buçard (Portal DT): Quando vocês sentiram no coração há 17 anos atrás que deveriam iniciar um ministério próprio para mulheres?
MT: Primeiro foi a revelação de Deus para o coração do nosso apóstolo que queria mudar o nome para fazer um culto de mulheres e colocou reunião de mulheres comprometidas. Daí eu fui me dedicando, buscando o coração de Deus e Ele foi nos capacitando e eu tenho uma equipe muito boa de pastoras e obreiras que me ajudam e Deus vai prosperando.
ET: Entendeu? Os homens deram a partida e como os homens começaram a crescer nos encontros que fazíamos, nós dois começamos a pensar na possibilidade de fazer o encontro das mulheres. Começou com um culto e foi tomando proporções gigantescas.
MT: E o que vem no coração é usar as mulheres na parte musical. Eu as incentivei a aprender teclado, bateria, guitarra e todas elas ficaram desafiadas e nossas meninas só são acompanhados por uma banda de mulheres.
ET: O potencial que a mulher tem é fora do comum, elas prosperam e crescem muito e esse sucesso todo tem o respaldo de todos os pastores.

Ana Paula Valadão: "O que a igreja precisa ver são famílias de Deus"

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...