20 de novembro de 2009

"Eu tenho um sonho"

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississipi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!

O famoso discurso de Martin Luther King feito em 28 de agosto de 1963 ainda repercute nos ouvidos e corações daqueles que lutam pelos direitos dos negros. No Dia da Consciência Negra, o Gospel no Divã presta sua homenagem àqueles que foram os precursores da música gospel mundial ainda no período da escravidão nos Estados Unidos através dos Spirituals, a forma escolhida para que os escravos se comunicassem em código indicando os caminhos de fuga até os abolicionistas que lhes dariam a liberdade. Canções como Wade in the Water até hoje são cantadas em algumas igrejas americanas. Ela era uma mensagem cifrada que explicava que eles deveriam fugir em direção a água para que os cães não os rasteassem e é com essa canção, aqui interpretada pelo Voices Of Unity Youth Choir, que homenageamos esses guerreiros que até hoje lutam contra o preconceito e por seu lugar ao sol. Sejam eles ricos ou pobres, famosos ou anônimos, todos merecem seu lugar ao sol e ter seus direitos respeitados. Que Deus ilumine a todos e que lhes dê forças para realizar o sonho daquele que lutou por um destino melhor para esses filhos da África possam um dia dizer:

E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:

Livre afinal, livre afinal.

Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal.



0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...