14 de maio de 2010

"Não queremos que o prazer se torne um fardo pesado"


Esses quatro amigos moram em Florianópolis, capital de Santa Catarina, e conquistaram o Brasil com a proposta de fazer um pop-rock com letras que falam sobre os pensamentos comuns a todos, questionamentos e fé, sempre buscando aliar poesia e criatividade em todo o trabalho. Após lançar um álbum homônimo em 2004 que foi distribuído pela Bompastor, a banda Aeroilis apresenta o CD Nada mais além com um diferencial: disponibilizou o álbum completo para download no site oficial que foi um dos temas nessa entrevista que eles concederam ao Gospel no Divã: “É uma aposta que estamos fazendo para este álbum e já estamos vendo resultados”.

1. Como foi a experiência de fazer parte da Bompastor que já contou com nomes como Cristina Mel e Prisma Brasil em seu cast?
Diria que a experiência foi ótima. A Bompastor nos deu uma projeção que demoraríamos muito tempo para alcançar, inclusive nos inseriu em muitas rádios e nos colocou em grandes eventos, o que deu um retorno muito bom para nós.
2. Vocês foram considerados a recente e grata surpresa para o meio cristão nacional por trazerem algo realmente novo com um pop/rock alternativo. Como administrar essa responsabilidade de ser referência para o público jovem?
Acreditamos que a receita para isso é não puxar sobre si a responsabilidade de ser referência, até porque nunca buscamos isso mesmo, sempre gostamos muito de música, consumimos muito isso, logo nos juntamos e procuramos fazer um som contextualizado. Somos cristãos, logo as letras também acabam refletindo isso, acreditamos naquilo que criamos, nossa música tem que agradar primeiramente a nós. Criamos e divulgamos, mas nunca pensamos em nos tornar algum tipo de referência, ainda mais para uma banda de Florianópolis, distante dos grandes centros.
3. Por que gravar um CD independente e disponibilizá-lo para download visto as dificuldades, algumas vezes até financeiras, que são enfrentadas por ministérios independentes?
Com o tempo entendemos que a venda de CD, salvo poucas exceções, não gera retorno financeiro, o grande bônus de se lançar um álbum é que ele é o seu portfólio, é uma amostra do potencial que a banda tem. Já que estávamos com o CD pronto para ser lançado e como também estava difícil encontrar uma distribuidora que se enquadrasse com o nosso perfil, resolvemos dar um presente a todos que curtem o Aeroilis liberando o álbum gratuitamente e com isso também esperando uma divulgação muito maior de nossas músicas, fazendo com que pessoas que nunca tiveram acesso ao nosso primeiro CD físico possam nos conhecer através deste segundo material via web. Muitas bandas tem feito algo parecido, principalmente fora do Brasil e isso acaba servindo como um ótimo trabalho de marketing para a banda.
4. O CD também será vendido nas lojas?
Mesmo liberando esse material pelo nosso site, pretendemos prensar esse CD em breve, por um valor módico, em nossos shows. A distribuição gratuita desse CD não impede que um próximo álbum saia pelo método tradicional, prensado e vendido. É uma aposta que estamos fazendo para este álbum e já estamos vendo resultados.
5. Além do download legal, a banda tem um perfil na LastFM. Essa era digital é o futuro da nossa música?
A internet com certeza é A ferramenta a ser utilizada, se bem aproveitada pode-se ter ótimos resultados. Tivemos essa experiência com o nosso primeiro CD e isso que, em 2004, ainda não tinha Facebook, Twitter, etc. Nós temos uma preocupação muito grande de estarmos antenados com as novas tecnologias e fazer uso delas para divulgar o Aeroilis. Essa era digital que estamos vivendo está modificando o mercado fonográfico, gravadoras acabam reduzindo seu cast, artistas cada vez mais encontram vantagens em serem independentes, a mídia se aperfeiçoa, é uma evolução constante que a banda pode fazer parte ou senão apenas ficar contemplando os que sabem aproveitar.

6. Apesar dos seis anos entre o primeiro CD e o atual, vimos um trabalho muito bem acabado. Como foi esse processo de gestação desde as composições passando pelo encarte (outro ponto a ser ressaltado) e o produto final?
Nesse meio tempo muita coisa aconteceu: alguns de nós casaram, filhos nasceram, dentre outros eventos importantes. Nossa banda não nos sustenta financeiramente logo não tem como ser prioridade em nossa vida particular. Fica muito difícil você fazer um projeto como foi o caso do nosso segundo CD, buscando qualidade quando não se tem muito tempo útil para o desenvolvimento dele e nem verba suficiente para se bancar num curto espaço de tempo. Foi uma gestação de elefante, é verdade, mas foi o tempo necessário para fazermos dentro das nossas possibilidades e com o padrão que queríamos.
7. Como foi trabalhar com o Lampadinha que já produziu bandas jovens como NXZero e Fresno?
O cara foi extremamente atencioso com a gente e super profissional. Ele dedicou uma atenção muito bacana à banda e curtiu bastante durante o processo da master, o que de certa forma contribuiu para um resultado legal.
8. Jars of Clay é uma das bandas que os influenciaram. Pensam em gravar alguma canção deles em um próximo trabalho?
Sempre curtimos Jars of Clay e com certeza há algo deles em nossas composições, mas regravar uma música deles não faz parte dos nossos planos.
9. Vocês estão totalmente inseridos nas redes sociais. Como usar a web 2.0 em prol do Evangelho?
A internet é hoje em dia a ferramenta mais importante a ser utilizada para divulgar qualquer trabalho, seja ele música, arte em geral, comércio e inclusive divulgar o evangelho, onde você pode expor suas ideias, seus pensamentos e até mesmo suas confissões. O retorno é imediato, seja ele positivo ou não, então é importante também estar preparado caso receba um retorno não muito agradável.
10. Nesse pouco tempo de lançamento do CD, já existe uma canção que se tornou hit do trabalho?
Acho que Cega Inocência por ter sido a primeira música a ser divulgada e que o pessoal acabou conhecendo através do nosso MySpace e também a música Passos Lentos. Talvez a gente possa considerar essas duas como hits.

11. E como está a agenda da banda?
Estamos começando de novo, fazendo contatos e já estão surgindo algumas datas. Somos de Santa Catarina, que fica no Sul que infelizmente é uma região pobre em eventos musicais cristãos se comparado a outras regiões do Brasil onde já tocamos. Mas em breve novas datas devem surgir e estaremos divulgando na agenda do nosso site.
12. Quais são as próximas metas a serem atingidas? Conseguir um Aero Willys seria uma delas?
O Aero Willys foi a nossa inspiração para o nome, é um lindo carro, mas acho que ninguém tem ele como meta não. Na verdade nossa linha imaginária como banda é nos mantermos fiéis às nossas convicções e dar longevidade à banda. Todo o resto pode ser alterado no meio do caminho. Acredito que quando tudo já está pré-determinado e se por acaso o alvo não for alcançado, isso pode gerar frustração, que gera muitas outras coisas desagradáveis por consequência, que são normais ao ser humano. Temos o Aeroilis como algo que adoramos fazer, que é tocar, não queremos que o prazer se torne um fardo pesado.
13. Que mensagem vocês deixam para a garotada que deseja criar uma banda com os amigos?
Não tenha muita pretensão de inicio, deixe as coisas acontecerem naturalmente, mas não deixe de divulgar seu trabalho; trate a música como arte e não como produto; busque boas referências musicais; se dedique; componha e não copie; seja seu principal crítico; apague tudo e recomece do zero se for preciso, mas acredite que pode fazer melhor sempre.


Conheça agora os integrantes da banda:

Raphael Campos (vocalista)
Data de nascimento: 19/08/1978
Profissão: Produtor Musical
Igreja: Luterana e Primeira Igreja Batista de Florianópolis
Time: Figueirense futebol Clube
Música favorita: Maripoza Tecnicolor Fito Paez
Comida favorita: Macarrão e galinha ensopada
Hobby: Tocar com a banda
Mania: Não lembro




Arvid Auras (baterista)
Data de nascimento: 02/03/1974
Profissão: Gerente Administrativo/Financeiro
Igreja: Primeira Igreja Batista de Florianópolis
Time: Figueirense Futebol Clube
Música favorita: Clair de Lune Claude Debussy
Comida favorita: Churrasco
Hobby: Tocar com meus amigos
Mania: Minha mulher desconfia seriamente que tenho TOC, não duvido




Alan Wenning (baixista)
Data de nascimento: 30/06/1977
Profissão: Produtor técnico de palco
Igreja: Primeira Igreja Batista de Florianópolis
Time: Brasil
Música favorita: Fool you - King's-x
Comida favorita: Picanha e salada
Hobby: A banda
Mania: Não tenho, eu acho


Fernando Silveira (guitarrista)
Data de nascimento: 20/06/1980
Profissão: Eletrotécnico
Igreja: Primeira Igreja Batista de Florianópolis
Time: Internacional de Porto Alegre
Música favorita: todas do King's-x
Comida favorita: Churrasco e chimarrão
Hobby: A banda
Mania: Dar presentes no Natal

2 comentários:

  1. Que legal. Bom conhecer melhor esse pessoal.
    Gosto muito das músicas deles.

    ResponderExcluir
  2. é uma banda muito especial para mim,ouço todos os dias desde 2012 ou 11 as músicas deles são ótimas para viajar, muito bom no espírito santo cachoeiro de itapemirim e vargen alta.

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...