15 de outubro de 2011

História marcada pela adoração

Ele surgiu no cenário gospel ainda em 1998 cantando ao lado de Samuel Mizrahy e Nívea Soares, mas ele quis muito mais e 11 anos mais tarde o público pode conhecê-lo melhor e se apaixonar de vez pelo talento, voz e ousadia de Thalles Roberto. O cantor que foi apontado como uma das grandes surpresas da nossa música assinou com a Graça Music em 2009 onde lançou o CD/DVD Na sala do Pai e o Projeto Raízes, mas uma voz como essa não cabe apenas em um estúdio. Não foi à toa que a gravadora resolveu transportar todo esse talento para o Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, para a gravação do álbum Uma história escrita pelo dedo de Deus que contou com uma plateia de quase cinco mil pessoas na noite de 30 de julho. E com tanta história a ser contada, um disco só foi pouco e as 22 faixas foram reunidas em um CD duplo com produção do próprio Thalles ao lado de Fábio Aposan, irmão do baterista Alexandre Aposan (Oficina G3) e um dos contrabaixistas mais requisitados atualmente que já gravou com Paulo César Baruk, Dany Grace, Apocalipse 16 e Comunidade Vida Cristã.

Antes de falarmos das músicas, não podemos deixar passar o detalhe da capa feita pela Imaginar Design sob a batuta de Marcus Castro. A arte teve atenção nos mínimos detalhes para torná-lo um álbum inesquecível em todos os sentidos, tanto com fotos incríveis quanto com a capa que traz a silhueta do rosto do cantor feita na Espanha. Mas, agora vamos ao que interessa. Com vocês, um Thalles como nós nunca vimos antes:

Foto: Marcelo Nejm
Abrindo o repertório do Disco 1, Escrita pelo dedo de Deus é composição de Thalles e do Missionário R. R. Soares que já pôde ser conferida na versão em estúdio no CD Minhas canções na voz dos melhores - Volume 04. A voz rouca de Thalleco arranca gritos da plateia que corresponde a cada minuto da gravação. A faixa é o testemunho fiel da vida do cantor que tem uma sonoridade apenas voz e violão que em alguns momentos lembra a de Casa do Pai. É realmente impressionante ouvir a voz do público em “Eu não tinha nada / E, agora, eu tenho vida / E uma história nova e linda / Escrita pelo dedo de Deus”. A canção tem quase nove minutos, mas o jeito que ele tem de prender a plateia não deixe que a faixa fique cansativa.

Deus da minha vida, um dos sucessos do álbum de estreia, ficou ainda mais contagiante. A impressão que se tem é que, a qualquer momento, o Chevrolet Hall virá abaixo só pela sonzeira que as pessoas fazem ao lado de Thalles. Os riffs de guitarra feitos por Cacau Santos são de fazer qualquer amante de boa música enlouquecer.

Chevrolet Hall tomado pela glória de Deus (Foto: Marcelo Nejm)
E por falar em guitarras, elas também estão na introdução da inédita Me faz viver“Meu Senhor, meu Rei, meu Pai / Eu não quero nunca mais viver sem Tua presença / O que eu sofri, como eu sofri / Meu Deus, porque eu não sei andar sozinho”. Música nova, mas que não diminui o volume do show. A próxima é a conhecidíssima Arde outra vez que, de certa forma, supre a falta de Quero as águas. A pausa de 30 segundos para manter o suspense para a segunda parte da faixa foi estratégica para segurar o povo com direito a coral de mulheres e homens cantando separadamente.

As próximas faixas seguem numa velocidade mais lenta, Como é bom poder acordar é mais uma inédita e traz aquele estilo mais intimista já visto em canções anteriores. O mesmo pode ser conferido na também inédita Eu amo vocês 3, uma declaração de amor à Santíssima Trindade – “Deus, meu Deus / Inexplicável Te sentir / Espírito Santo, meu Amigo íntimo / Jesus... Ah, meu Jesus! Ah, meu Jesus!”. Repare bem no solo de guitarra que pontua a canção.

Thalles e Gabriela Rocha (Foto: Marcus Castro)
A inédita Eu escolho Deus foi escolhida para ser o primeiro single do projeto e segue a linha lentinha de voz e violão e fala sobre as escolhas que fazemos em nossa vida – “Todo o dia o pecado vem me chamar / Todo dia as propostas vêm e me chamam / Todo dia vêm as tentações e me chama / Todo dia o pecado vem / Mas eu escolho Deus”.  O momento acústico do álbum continua em Mesmo sem entender que repete a dobradinha voz e violão nessa oração que declara a total dependência de Deus. Essa modinha de violão permanece em Nada além de Ti que traz uma surpresa: a participação de Gabriela Rocha (revelação do palco do Programa Raul Gil) que arranca gritos da plateia em um dueto comovente que une talento, técnica e unção. Sem dúvida, é um dos pontos altos do Disco 1 e você vai querer ouvir várias vezes esse encontro de timbres de vozes tão diferentes, mas que se complementam perfeitamente. Vale a pena conferir.

Seguindo, bastou cantar a primeira frase de Casa do Pai para levar a multidão ao delírio que acompanhou a letra do início ao fim. Nessa versão, a música ganhou mais peso nos teclados e no baixo. E fechando o disco, Oh, meu irmãozinho retorna ao estilo Thalles que todos conhecem: elétrico e pulsante. A composição do próprio em parceria com Daner Trindade e tem aquela pegada gostosa do baixo e tem tudo para se tornar canção obrigatória nas apresentações do cantor.

Chegando agora ao Disco 2, temos a inédita Meu mundo escrita por Thalles, Marcos Marques e Eliseu Rosa com um naipe de metais de primeira que preenche a canção que versa sobre quão simples é o viver em Cristo – “É fácil demais viver em paz / A gente é que complica tudo / Vem, vamos viver, viver Jesus / Pra gente ser feliz”. O que queres de mim também é outra música marcante e toca na ferida de muitos que se tornaram “estrelas gospel” e se esqueceram completamente de pôr Deus no Centro de tudo – “Filho, eu já ouvi outros tantos orarem assim / Mas, depois que eu usei, o coração mudou / Fui abandonado, não fui mais o Centro / Toda a glória é minha e de mais ninguém”. Tudo isso acompanhado pelos gritinhos estridentes do cantor que todos conhecem, mas a longa duração (mais de oito minutos) deixa a canção em alguns instantes meio cansativa.

Já em Quando essa igreja ora, as guitarras retornam com força total nessa inédita que invoca o poder do nome de Jesus e a operação de Deus. A canção acaba funcionando como uma prévia do que estar por vir com Deus da força com aquelas distorções das guitarras que já pudemos conferir na versão em estúdio da música. O mesmo frenesi foi causado por Ele é contigo que Thalles deixou o povo cantar à vontade. O único porém foi a ausência de Marcos Kinder, mas o mineirinho conseguiu segurar muito bem as pontas do início ao fim e divertiu a galera ao contar a história da canção que nasceu durante uma situação que ele passou na Bahia.

André Valadão: dueto em Deus me ama (Foto: Marcelo Nejm)
Como Ele sempre faz, mais uma inédita, nasceu em parceria com o Apóstolo Estevam Hernandes e fala sobre depositarmos nossa fé em Deus, crendo que Ele agirá na hora certa – “Quando espero no Deus Criador / A minha fé é o alento / E Ele vem no tempo certo pra me socorrer / Como Ele sempre faz”. Uma surpresa no repertório do novo trabalho é a regravação de Deus me ama (gravada primeiramente por Mariana Valadão no CD De todo meu coração e também no álbum Vai brilhar). Composição de Thalles, a roupagem investiu bastante nas guitarras e nos teclados e para completar conta com a participação de André Valadão que foi o aditivo especial nos nove minutos de música devido às ministrações e ao público cantando o refrão em uníssono – “Deus me ama / E o Seu amor é tão grande, incondicional / Deus me ama / E Ele está sempre de braços abertos pra mim”.

Ao som do teclado, Thalles interpreta Aleluia com aquele ar de louvor congregacional. Essa é para provar que Thalles é realmente um cantor eclético e de múltiplos talentos. A próxima inédita Clareia tem apenas quatro versos e é bem fácil para aprender. Não foi à toa que a multidão logo aprendeu e cantou junto – “Através de mim, Jesus clareia / Vou brilhar a minha luz / Eu carrego a luz de Deus / Através de mim, Jesus clareia”. Jesus me achou é outra faixa testemunhal e Thalles declara que, depois do encontro com Cristo, ele se tornou outra pessoa através desse amor. Tudo isso ao som dos metais que dão todo um molejo ao Disco 2 que fecha com a swingada Esse que é Deus, escrita em parceria com o amigo Samuel Mizrahy, e tem todo o jeito festeiro de Thalles Roberto que soube fazer um CD especial que confirma que realmente sua trajetória foi escrita pelo dedo de Deus.

Um comentário:

  1. sou de manaus espero que sua vinda em manaus seje para impactar a vida de muitos jovens e toda glória ao rei Jesus Cristo!! Leandro dos Santos manaus e facebook

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...