16 de outubro de 2011

“O Senhor nos mostra que sempre temos que recomeçar”

Ela é cantora, compositora e escritora, além de ser apontada como uma das referências quando o assunto é extensão vocal. Com mais de 15 anos de carreira, Soraya Moraes foi um dos grandes lançamentos da Graça Music na ExpoCristã com o CD Minha esperança e os livros Não chores mais e Não desanimes pela Graça Editorial. Atuante no Evangelho também como pastora da Comunidade da Promessa em Osasco (SP) ao lado do esposo Marcos Moraes, Soraya falou sobre o início ao lado da banda de rock Metanóya e, mesmo depois de ganhar quatro Grammys Latino (incluindo o de Canção Brasileira por Som da Chuva em 2008), ela deixou um recado importantíssimo durante a entrevista: “Estou super preparada para esse mais de Deus que vem aí”.

1. Apesar de seu estilo ser focado no louvor e adoração, você começou como vocalista da Metanóya, uma banda de rock fundado pelo seu esposo (Marcos Moraes) em 1992. Como esse período serviu para construir sua carreira?
Comecei na Igreja Pentecostal da Bíblia do Brasil que era bem tradicional e cantava os hinos da Harpa Cristã e dos cantores Luiz de Carvalho e Adhemar de Campos. Quando meu marido criou o Metanóya, que fazia um rock misturado com clássico, ele acabou me impulsionando a descobrir os meus limites. Foi nessa época que comecei a dar aqueles agudos e descobrir os limites da minha voz e a extensão vocal que até então eu não tinha dado conta que podia alcançar.

Soraya Moraes (Foto: Rafael Ramos)
2. A canção Se tu quiseres crer (versão de When you believe do filme O Príncipe do Egito) é uma das mais executadas pelos novos talentos em disputas de programas de calouros e eles acabam tendo você como referencial. Como é ser vista assim por essa nova geração?
Gente, para mim é uma alegria e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande porque a juventude realmente procura ouvir o que já gravei como uma forma de estudar, de conhecer e se aperfeiçoar. E isso me leva a cuidar da minha voz justamente por ser referência e principalmente por adorar ao Senhor. Quando comecei, eu não fazia aula de canto e cantava bastante e, quando fiquei rouca, eu culpei o diabo. Mas Deus falou ao meu coração e me mostrou que não é porque tenho o dom natural que vou fazer de qualquer jeito. Procurei uma fonoaudióloga (a doutora Sílvia Pinho) que me deu a noção de respiração e hoje tenho muito mais resistência vocal.

3. Você também é a cantora gospel brasileira com mais conquistas no Grammy Latino. Mediante a esse sucesso, como faz para não cair na chamada zona de conforto?
Olha, eu vi um grande pastor de Bahamas dizer que o princípio do fracasso é o seu último sucesso e existe uma tendência humana de “Já consegui, já tô bem e vou me acomodar agora”, mas quando nós temos as promessas de Deus nas nossas vidas, o Senhor nos mostra que sempre temos que recomeçar e toda honra e toda glória é dEle. Então, se o Senhor me fez alcançar isso, eu quero crer que ainda há muito mais e estou super preparada para esse mais de Deus que vem aí, então não se assustem com o que está por vir. Costumo frisar que quero ir pro céu vazia e realizar aqui tudo o que o Senhor tem.

Rayssa Moraes (Foto: Rafael Ramos)
4. E por em recomeço, você inicia uma nova fase em sua carreira agora como artista da Graça Music e lançando o CD Minha esperança. Como foi sua entrada na gravadora?
Olha, foi super tranquila. O Missionário R. R. Soares foi um fator determinante por ser um homem de Deus, com uma integridade muito grande em todo o Brasil e deixou nosso coração bem à vontade. A gente está tendo condições de realizar um ótimo trabalho. O CD está com uma qualidade maravilhosa e conseguimos agregar os melhores músicos do Brasil como Jane Magalhães, Paulo Zuckini e Carina Carfi. A gente realmente prima muito pela qualidade porque acima de tudo esse trabalho é pro Senhor e as pessoas de hoje têm a música gospel como referencial de qualidade, então é uma responsabilidade muito grande em tudo o que a gente for fazer.

5. Você sempre costuma convidar outros cantores para gravar duetos em seus trabalhos e este conta com a participação da sua filha Rayssa na faixa Abraça-me, Senhor. Como surgiu essa ideia?
Foi a grande conquista que Deus me deu porque ela sempre foi muito tímida. Mas quando a gente fez a proposta, ela topou e fez excelentemente bem.

6. Além do CD, a Graça Editorial trouxe seus livros Não chores mais e Não desanimes. Como é o processo de criação de cada obra?
O processo mesmo é analisar meu dia-a-dia. Eu compartilho minhas vitórias como se fosse um bate-papo mesmo compartilhando minhas experiências. O primeiro livro – Não chores mais – traz meu testemunho e o segundo – Não desanimes – é como se fosse uma continuação e traz histórias de várias mulheres e estou super feliz por estar lançando pela Graça Editorial, uma super editora que tem se firmado no mercado cada vez mais. Escrever acaba funcionando como uma terapia e também posso ver tudo o que Deus está fazendo e já tenho tido muitos testemunhos de pessoas abençoadas. O ser humano tem problemas gravíssimos e, às vezes, uma experiência pequena que você tem já ajuda a levar a fé que é a cura de todos os males.

A cantora fez o público lotar o stand da Graça Music durante a ExpoCristã (Foto: Rafael Ramos)
7. E podemos observar que seu principal propósito e levar essa cura para as pessoas.
Eu e meu marido nos preocupamos com o indivíduo, com a parte interior e esse é o legal da coisa. A pessoa vai pro show, vê a ministração, leva o livro para casa e a ministração continua. Aproveito para falar que já estou escrevendo meu terceiro livro – Não temas – que vai falar sobre medo e vamos lançar muito em breve.

Um comentário:

  1. Excelente matéria... ficou bem diferente das demais entrevistas da Soraya!
    Parabéns GND!

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...