28 de dezembro de 2011

“O papel do adorador é levar todo o público ao único Digno de ser adorado”

Com 28 anos, casado e pai de três filhas, o paraibano Felipe Aragão Gurgel, mais conhecido como Felipão, é o novo contratado da Graça Music. Antes de exaltar ao nome do Senhor com canções no ritmo do forró como Paredão de Jesus, Sou Vencedor, Meu Tudo e Gosto de Jeová, ele começou no meio secular, mas a paixão pela música surgiu ainda aos 16 anos numa brincadeira entre a família. Depois de passar alguns anos cantando em diferentes bandas, a família chegou com a ideia de montarem uma banda juntos e assim nasceu Felipão e Forró Moral que fez história na música nordestina. Convertido a Deus após um momento de crise na carreira secular onde ficou por dez anos, o novo Felipão trilha agora uma história de louvor e adoração sem perder o estilo que o consagrou. Confira agora um bate-papo arretado que ele concedeu ao Gospel no Divã e saiba quais são os futuros projetos do cantor em sua nova gravadora:

1. Como e quando surgiu a banda Forró Moral? Quem eram os componentes?
A ideia surgiu porque minha família via todo o meu sofrimento no inicio da carreira, humilhações, distância de casa e a intenção era ter mais controle sobre isso de forma que eu estivesse mais presente em casa e fosse melhor tratado. Com essa ideia surgia o Felipão e Forró Moral.

Foto: Solmar Garcia
2. Como o período na banda serviu para construir sua identidade musical?
Eu gostava de forró, mas sempre escutei todo tipo de música: samba, pagode, axé, rock, pop, reggae, rap, romântico, MPB. Isso sempre me ajudou a diversificar muito. Nossa base sempre era o forró, mas nós somamos ao forró uma grande mistura de ritmos que nos tornaram conhecidos também pela irreverência de um show muito eletrizante e espontâneo.

3. Com todo sucesso adquirido, ainda assim havia um vazio a ser preenchido?
Desde minha adolescência não me sentia feliz, mas acreditava que quando realizasse o sonho de me tornar famoso e rico, seria feliz e realizado. Me imaginava em carrões, ganhando muito dinheiro e muito famoso. Meu grande conflito foi por ter realizado todos os meus sonhos profissionais e materiais e mesmo assim continuar me sentindo infeliz, quer dizer, a infelicidade e o vazio só aumentavam. Para mim os meus sonhos perderam todo sentido. Entrei em depressão e me refugiava na bebida.

4. E foi nesses momentos de depressão que você conheceu o amor de Cristo?
Passei a beber diariamente. Não tinha mais gosto nenhum pela carreira, meu casamento estava se destruindo e todos os propósitos iniciais da banda foram esquecidos por conta do sucesso e do dinheiro. Isso trouxe uma grande confusão com minha família. Um dia, acordei de ressaca num quarto de um hotel, numa cidade onde íamos fazer um show, caí em prantos ajoelhado no chão e falei com Deus:  ‘Se o Senhor estiver me escutando e mudar minha vida, me tirar desse lixo, dessa ilusão... Te prometo que nunca mais coloco uma gota de álcool na boca’. E assim Ele fez (risos).

5. Como os músicos da banda receberam a notícia? Decidiu sair da banda de imediato?
Dias depois resolvi sair da banda e foi uma guerra. Minha família passou seis meses sem falar comigo. Mas fui procurado pelo escritório de shows que nos empresariava e eles me mostraram um contrato de quase dois anos que eu ainda teria que cumprir. Para cumprir este contrato, montei minha própria banda: Felipão e Banda. Mas Deus já havia começado a trabalhar e um dia fui convidado a conhecer uma igreja evangélica em Fortaleza. Fomos eu e minha esposa e lá fomos pegos de vez por Jesus! Cumpri um ano e meio de contrato, ao mesmo tempo sendo tratado fortemente por Deus. Foi um dos períodos mais difíceis de minha vida ter que cantar para um mundo que eu não mais pertencia.

Foto: Reprodução do site
6. Ainda mantém contato com os músicos da banda?
Nesse período de um ano e meio, comecei a evangelizar a banda e, no final deste período, tivemos 14 pessoas convertidas. Dessas 14, alguns estão comigo.

7. Como foi o começo de seu ministério no segmento gospel?
Não queria mais cantar! Para mim a paixão pela música havia morrido. De tanto ser cobrado pelos amigos, resolvi começar a fazer um disco só para dar aos conhecidos da igreja e amigos. Nessa brincadeira, iniciou-se o novo tempo em minha vida. E foi com esse CD que Deus tocou o meu coração para largar a TV e a banda e iniciar um Ministério de Louvor e testemunho. Larguei tudo e passei a viver dependente do ministério que Deus nos deu.

8. E como foi a produção do CD Novo tempo?
Este CD foi uma produção independente onde eu quis expressar toda novidade de vida que eu estava vivendo com Deus. Conversei com alguns compositores e também escrevi algumas canções do disco e reunimos um repertório de muita oração e intimidade. Particularmente gosto muito deste trabalho apesar de hoje ter voltado ao meu ritmo de origem.

9. Você diz em seu site que não deseja ser um artista gospel e que tem tentado levar a verdadeira adoração a Deus. O que você entende por verdadeira adoração?
Essa diferença está no propósito e no coração. Hoje quando pego o microfone só tenho um propósito: levar as pessoas a conhecerem a Jesus Cristo através do meu exemplo de vida. O papel do adorador é esse, levar todo o público ao único Digno de ser adorado.

10. E quanto aos outros projetos como o CD com seu testemunho e a gravação do primeiro DVD?
Estamos paralelamente saindo com o projeto Transformação que é o CD e DVD do meu testemunho.

CD É desse jeito será distribuído pela Graça Music (Foto: Divulgação)
11. E como foi que os seus caminhos se cruzaram com os da Graça Music?
Deus preparou um momento sobrenatural na ExpoCristã. Estive lá visitando o stand da GMusic e fui apresentado a Andréa Rocha (gerente geral da gravadora). Apresentei nossos projetos e propósitos e deixei nossos contatos. Dias depois recebi a ligação dela dando a notícia que recebeu direção de Deus para fecharmos contrato. Nosso relacionamento começa com a distribuição do CD É desse jeito e acreditamos num grande resultado que nos levará a fazermos outros grandes projetos juntos.

12. Quais são os próximos projetos de seu ministério agora de casa nova?
Quero gravar o DVD do nosso novo show. As pessoas já estão nos cobrando, mas será no tempo determinado por Deus.

13. Um de seus sonhos é a criação de um Complexo de Evangelização e Desenvolvimento Humano. Quando surgiu esse desejo e o que falta para que ele se realize?
Deus colocou esse projeto no meu coração no início do ano passado. As obras iniciam no início de 2012.

14. E quanto ao projeto “Deus nas Escolas”? Como ele surgiu e qual o balanço feito até hoje?
Trabalhamos este projeto em paralelo aos eventos. É um trabalho que faz toda diferença na formação da nossa juventude. Abrir ao ensino a necessidade de agregar os valores de Cristo na educação básica nas escolas. Os resultados são maravilhosos.

15. Além de cantor você é apresentador de TV. Como unir essas duas paixões?
Apresentei dois programas de TV quando ainda cantava no secular. Amo TV, mas neste momento o foco tem sido o ministério. Vai chegar a hora de voltar. São planos futuros.

Assinando contrato com a nova gravadora - Foto: Solmar Garcia

16. Que balanço faz do cenário gospel de hoje?
Vejo o cenário gospel como uma criança recém-nascida. Estamos no início de um grande movimento que vai mudar a história da adoração no Brasil. Sou novo por aqui, mas vejo o ‘movimento musical gospel’ vivendo ainda os primeiros passos. Acredito que no gospel só fica quem tem intimidade com Deus. Artista não sobrevive.

17. Qual experiência mais marcante que teve nesse período?
Não tenho como descrever uma. Tenho vivido momentos incríveis na presença de Deus. Sejam os momentos onde Deus se revela a nós ou os lindos momentos onde as pessoas se prostram recebendo Jesus como Salvador. Em um show de prefeitura, três pessoas embriagadas vieram chorando e se ajoelharam com o rosto no pó pedindo o perdão de Deus. Foi tremendo!

18. Que mensagem deixa para os admiradores do seu ministério?
Aos admiradores... Obrigado! Meu sonho é que cada um seja tocado de maneira a viver para Deus e também que se envolvam todos neste compromisso de espalhar o Evangelho no nosso país. Não busco que me sigam, o propósito são levantar Seguidores de Cristo!

2 comentários:

  1. Ótima entrevista, eu ja´até tinha connhecimento da História de Felipe, nos shows que tenho acompanahdo com ele ao vivo.Que DEUS o abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Felipão,tu é uma bênção!

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...