11 de janeiro de 2017

ARTISTA NO DIVÃ: Diretor Vlad Aguiar fala sobre as filmagens de “Entre a Fé, o Medo e a Coragem”, filme que conta a história de Jonas Maciel

“Uma história de muita luta e superação”... Assim o diretor Vlad Aguiar define o seu novo projeto para o cinema cristão em 2017. Intitulado Entre a Fé, o Medo e a Coragem, o novo curta metragem do filmmaker, que já conta com Nova Chance (2012) e Perdoados (2013) na bagagem, traz a história de vida do cantor Jonas Maciel e tem previsão de lançamento para o final de janeiro. Conhecido também por suas produções em videoclipes, Vlad tem se firmado como diretor de curtas e contou como foi a produção desse novo desafio de sua carreira e avisa que já tem várias ideias para 2017 também voltadas para o teatro.

1. Como faz um balanço da experiência com curtas após “Nova Chance (2012)” e “Perdoados (2013)”? Como tem sido o reflexo deles na sua carreira e na vida das pessoas?
Nova Chance e Perdoados foram dois filmes que iniciaram a minha carreira no cinema cristão. Nova Chance me rendeu o prêmio de melhor filme no primeiro Festival de Cinema Cristão. Foi um marco para a vida de muitas pessoas e até hoje ele continua sendo algo que traz impacto. Eu recebo mensagens de mães pelo meu Facebook dizendo que seus filhos mudaram após terem assistido. O filme já foi passado nas principais casas de detenção de menores de São Paulo, BH e Goiás e já foi exibido em mais de 50 comunidades e tem sido um instrumento de evangelismo. Muita gente ainda hoje faz comentários e envia testemunhos. Perdoados já foi um filme que retrata uma história de amor e perdão com uma força maior diante de algo impossível. Perdoados não foi um roteiro fácil, mas foi muito divertido e animador fazer. Foi uma benção de Deus mesmo. Ambos os filmes despertaram certa atenção do público para curta metragens evangélicos e as participações dos mesmos foram presentes de Deus.

2. Diria que esse atual projeto é seu maior desafio visto que é baseado em fatos reais?
Talvez, mas quando se é história real, já existe um roteiro e você não foge muito da realidade e não precisa criar muita ficção. O difícil é adaptar de forma que as pessoas gostem e se interessem por assistir. As histórias reais têm crescido muito em filmes. Não é de hoje, mas, com recursos de tecnologia hoje nas grandes produções todos nós estamos conseguindo ser transportados ao Mar Vermelho, à Arca de Noé, ao momento exato da morte e da ressurreição de Cristo. É muito bom fazer isso.
Vlad Aguiar já possui outros dois curtas na carreira além de Entre a Fé, o Medo e a Coragem (Arquivo Pessoal)

3. Por que optou fazer um curta baseado em alguém real?
Então, a ideia era um curta, mas se tornou um longa e quis fazer porque realmente nunca tinha feito e queria ter essa experiência.

4. Como e quando decidiu transportar a história do Jonas Maciel para a tela?
Quando há uns dois ou três anos eu fiz um clipe dele da música Pequena Família e, durante as filmagens, eu visualizei um filme e comentei com ele. Ele não acreditou que realmente eu faria e amadureci a ideia durante esses anos e agora foi.

5. Como foi a concepção do roteiro do curta? O Jonas ajudou de alguma forma a escrevê-lo?
Jonas escreveu toda a história e eu adaptei e fiz algumas mudanças que tornariam mais atrativo em termos de ‘poesia’ para a história, mas tudo segue exatamente como foi a realidade.

Adam Lee interpreta Jonas Maciel (Arquivo Pessoal)
6. Quantas vezes foram necessárias para chegar ao texto final?
Uma vez só e com o roteiro em mãos, durante os sets, eu fui fazendo na hora juntamente com os atores, as modificações necessárias.

7. Como foi a seleção do elenco?
Jonas quem escolheu todos e eu inseri a Perlla no elenco e o Ruy Carreiro em uma pequena participação, Ruy é meu cenógrafo (risos).

8. Como foi o começo das gravações?
Diferente dos outros filmes, esse foi mais difícil um pouco porque a produção não estava com a minha equipe, mas ao decorrer de tudo a gente foi se adaptando e conseguimos completar o filme.

10. Onde foram as locações?
Em Rio Bonito/RJ.

11. Quanto tempo levaram as filmagens?
Cinco dias.

12. Quem é sua equipe técnica e elenco?
Minha equipe em projetos assim sempre é reduzida, pois concentro muitas coisas em mim, uma vez que a produção também não tem recursos financeiros para ser executada. Então, éramos eu, um assistente de câmera, um assistente de direção e o Ruy como cenógrafo. O elenco conta com atores profissionais e a participação da Perlla também. Foi muito legal trabalhar com eles porque são muito profissionais e sabem fazer muito bem o trabalho. Eles deram um show à parte.

13. O que podemos esperar desse projeto?
Uma história de muita luta e superação. O legal é que muitas pessoas vão se identificar no desenrolar da trama. Os atores transpareceram muito bem cada cena do filme, os sentimentos vividos na história.

14. O que pode falar da parte técnica: equipamentos, enquadramento...
Tem muito da minha identidade visual. Eu nunca busquei copiar nada de ninguém, acho que isso é o legal dos diretores. A gente sempre consegue identificar quem fez o que né? Nesse caso, tive tempo para mostrar muito de mim ali com muitas ideias e tive a liberdade de criar muita coisa legal. Então, creio que todos vão ter prazer em assistir as imagens.

15. Jonas já viu o filme? Qual foi a reação dele?
Acredita que até agora ele não viu? Eu acho que ele só vai ver na pré-estreia que vamos fazer.

16. O que o público pode esperar desse curta e quando será a estreia?
Acredito que no fim de janeiro para que haja tempo de promover uma campanha e espero que todos gostem bastante não somente por ser um trabalho novo, mas pelo conteúdo e por tudo o que foi feito.

17. Já existem novos projetos em andamento?
Olha, alguns cantores amigos me pediram seus filmes também (risos) e eu quero mesmo fazer isso, mas vou esperar um pouco. Nesse ano de 2017 quero fazer um novo filme, dessa vez , mais um curta. Pretendo iniciar a nova temporada do DOSES DE ÂNIMO (projeto de mensagens em vídeo ao lado do Pr. Marquinhos Menezes) e pretendo dirigir muitas coisas em teatro também. Os clipes continuam, só que nesse ano, com uma roupagem nova.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...