28 de setembro de 2010

"É num momento de vale que a gente vê os maiores milagres"

Por Rafael Ramos – Fotos e vídeo: Rafael Paressa

Considerada uma das cantoras pentecostais mais renomadas no meio gospel, Elaine de Jesus acaba de lançar seu primeiro CD pela Sony MusicCelestial. Com um estilo que ela carrega desde o berço, Elaine conversou com o Gospel no Divã na sede da Sony Music e falou sobre sua alegria com a nova fase em seu ministério, além de curiosidades sobre seus sucessos de ontem com É demais e o atual hit Pode ser você. Desculpem o trocadilho, mas a cantora vive realmente um momento celestial e compartilha tudo isso com você.

1. A primeira vez que nos encontramos foi na coletiva de imprensa em que você foi anunciada como artista Sony Music e, finalmente, o sonho virou realidade. Como está sendo agora com a chegada do CD Celestial?
Estou segurando ele aqui (risos). O sonho se tornou realidade e eu vejo Deus nisso tudo. A gente correu para lançar esse CD para a ExpoCristã e o Mauricio Soares de um prazo de 20 dias para gravar e entregar ele pronto. Deus agiu de uma forma tremenda e todo mundo se mobilizou para que esse CD acontecesse. O Mauricio queria um CD bem pentecostal porque é a minha área e comecei a fazer contato com os compositores e as músicas foram chegando e fechamos repertório no comecinho de agosto e entramos em estúdio onde vi esse CD nascendo desde a gravação de base.
2. Quando se fala em CD de Elaine de Jesus, logo se pensa nas composições do Elizeu Gomes que escreveu grandes sucessos de seu ministério como É demais, Até o fim e Terremoto santo. Alguma composição dele está neste novo trabalho?
Elizeu está comigo desde que gravei meu primeiro CD. Quando ele fez essas canções para mim, ele morava nos Estados Unidos onde tinha tempo para parar e compor, mas ele estava muito ocupado na fase do meu novo álbum. Ele mandou muitas músicas, mas eu gostei de uma só até porque outros compositores mandaram bastante. A música é a de número 04 – Sheknah – que fala sobre a glória de Deus e é linda como tudo que ele escreve.
3. Que outros compositores participam do CD?
Um compositor que me surpreendeu é o cantor Fernando Filho que é o compositor desse single Pode ser você. Quando ele me mandou essa música, ela falava de roda gigante, um negócio diferente. Eu ouvi pela primeira vez, depois ouvi de novo e meu esposo e meu filho começaram a cantarolar e vi que essa música não podia faltar. Aí, eu mostrei para o Pastor Paulo Corrêa Santos e a empregada dele começou a chorar e falou que eu não podia deixar de gravar essa música que é a que todo mundo está gostando. É um ditado que fala que a vida é uma roda gigante onde eu trago para o lado espiritual porque a gente passa deserto, mas é lá que a gente tem as maiores experiências com Deus. Quando Deus levou o povo de Israel para o deserto, foi onde eles tiveram as maiores experiências vendo maná caindo do céu, água brotando da rocha, Moisés tendo momentos especiais com Deus no monte. O deserto na vida do crente é necessário. Quando a música fala de estar lá embaixo não é derrotado, é um momento em que precisamos de intimidade para buscar a Deus. Quando Davi estava no vale e Saul enviou os exércitos para persegui-lo, Davi olhou para os montes e disse: ‘De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra’. Então, é num momento de vale que a gente vê os maiores milagres. Às vezes, a gente passa por vales, desertos, humilhação, momentos de dor e de luta, mas chega o dia de Deus te honrar e entrar com providência na sua vida.
4. E você já viveu momentos em que esteve por baixo e precisou se refugiar em Deus?
Todo crente tem porque a vida não é só flores. Já passei momentos de vales e a Bíblia diz que no mundo terei aflições, mas tendo bom ânimo.

5. Além de produzir seu primeiro DVD, Emerson Pinheiro também assina a produção da canção Não nos prostaremos. Como foi retomar essa parceria?
Na realidade, a gente estava ainda naquela expectativa de quem ia ser o produtor do CD e quando gravei o DVD com o Emerson pedi para ele produzir ao menos a metade do novo disco. Ele acabou fazendo Não nos prostaremos e mais uma que não entrou porque não deu tempo de terminar. O CD todo foi produzido pelo Ronny Barboza que trabalha com o Jairinho que me surpreendeu, mas em Não nos prostaremos o Emerson arrebentou. A produção instrumental foi toda feita no estúdio dele e quem fez a gravação de base foi a Fernanda Brum que acompanhou tudo de perto e deu muitas ideias. Eu só gravei a voz no Studio Shofar em Curitiba onde também tirei as fotos com o Manoel Guimarães.
6. Fale um pouco sobre as fotos que foram um verdadeiro desafio para que a Sony escolhesse qual seria a capa.
Muita gente não sabe, mas eu trabalho com o Manoel Guimarães desde o CD Pérola. O Sérgio Menezes fazia a arte, mas era o Manoel quem tirava as fotos. Foi com o Pérola que eu ganhei o Troféu Talento de melhor capa. Ele é muito profissional e foi escolha dele que fosse em Curitiba onde aproveitei e pus a voz no Studio Shofar a quem eu agradeço muito e também ao Manoel.
7. Gravou alguma versão internacional neste CD?
Eu sempre gravo versões, mas esse CD não tem nenhuma até porque os compositores mandaram músicas muito boas, mas quem sabe no próximo.
8. Voltando a falar no DVD, houve alguma música que você gostaria que tivesse entrada no trabalho?
Ah! Tinha muita coisa que a gente teve que cortar. Se eu fosse falar as músicas que eu queria que tivessem entrado iam ser umas 30. Pensei em colocar algumas do CD infantil, mas acho que vou ter que gravar uns três DVDs para gravar tudo que eu quero.
9. Além do DVD e do CD Celestial, a Aliança Produções lançou a coletânea É demais com as melhores canções de sua carreira. O que achou dessa homenagem da gravadora? Fale também sobre a canção É demais que foi um dos grandes marcos de seu ministério.
A gente trabalha com a Aliança há muitos anos fazendo uma parceria de distribuição do nosso material e eles são pessoas muito sérias. Quando me veio essa proposta dos sucessos antigos, achei muito bacana e fiquei muito feliz. Essa música, na verdade, não ia entrar no CD. Estava fechando o repertório do Até o fim e sempre mostro as músicas para o meu pai Pastor Ouriel de Jesus e comecei a cantar as canções. Quando acabei, ele falou: ‘Tá bonito! Não tem mais nenhuma não?’. Aí eu falei: ‘Tem uma que fica repetindo É demais! É demais!’. Ele me pediu para cantar e disse que essa música é boa para a hora do fogo. Gravei e foi a música que pegou.
10. Você gravou algumas canções com um estilo mais pop em seu último trabalho – Transparência – que foram Promessas e Em Tua presença. Tem alguma nesse estilo no atual trabalho?
Agitadinhas que eu tenho é o forró Ligado no céu do Agailton Silva e a faixa Luz que é bem para cima. O pessoal fala que o Transparência foi um pop pentecostal por causa das agitadinhas que eu coloco para dar uma mudadinha. Eu não acho que mudei o estilo, no CD Sala do trono quase todas as músicas foram do Elizeu Gomes que é um compositor pentecostal. O que aconteceu foi uma roupagem diferente que o produtor Rogério Vieira deu com uma nova sonoridade. Eu sempre mantenho o estilo pentecostal que é a minha raiz e é o que eu canto desde o berço.
11. No período do CD Pérola, você falou sobre o projeto de um CD em inglês. Como a parceria feita entre a Sony e a Provident, que detém grandes nomes do gospel internacional, pode ajudar esse projeto?
Eu moro na América e as nossas igrejas cantam muitas músicas de bandas americanas. Minha primeira língua é o inglês e, como eu moro lá e a Sony tem essa abertura nos Estados Unidos, isso facilitaria o acesso da mídia. Meu sonho seria lançar um CD em inglês para o público no exterior. Tenho inglês fluente, mas nunca consegui dar aula. O máximo é ensinar o Alexandre (Silva, esposo) e meu pai.
12. O seu filho (Alex David) já mostra alguma afinidade com a música?
Com certeza! Meu filho já levanta tocando bateria, ele tem muito ritmo. Eu estava de três meses quando estava gravando o Sala do trono e colocava o fone na minha barriga para ele ouvir. Ele já nasceu dentro da igreja com aquela zoeira, ele gosta de música e me acompanha nas viagens. Ele vai ser pastor, cantor, baterista, já é um escolhido.
13. O que o público pode esperar do CD Celestial?
Pode esperar que vou estar muito presente aqui no Brasil mais do que nunca. Como diz o Mauricio: ‘Vamos que vamos’. Estou aqui desde a Expo atendendo agenda. Graças a Deus tenho muito convite aqui no Brasil e conversei com meu esposo que a gente vai ter que comprar uma casa por aqui. Tenho feito muitos shows com banda e está uma bênção.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...