28 de setembro de 2010

"Se a fé é real, o sonho acontece"

Por Rafael Ramos – Fotos e vídeo: Rafael Paressa

Foi num bate-papo bem animado que transcorreu a entrevista com a dupla Rayssa & Ravel na sala da Sony Music. Empolgados com o lançamento do CD Sonhos de Deus, a dupla retornou as raízes que os consagraram no mercado fonográfico com seu sertanejo pentecostal. Flamenguistas e românticos declarados, os irmãos falaram sobre tudo: futuro, família, casamento, twitter, dieta, só não falaram qual é o verdadeiro nome dos dois e isso eles não contam nem sob tortura.

1. Vamos começar com uma curiosidade: qual o nome verdadeiro de vocês e como escolheram o nome artístico Rayssa & Ravel?
Rayssa: Nós não vamos contar.Ravel: Meu nome é muito bonito e não posso revelar.
Rayssa: Meu nome é muito bonito, mas como ele não pode revelar o dele que é muito feio, eu não revelo o meu só por ética.
Ravel: Nem minha mãe me chama pelo nome.
Rayssa: Só os engraçadinhos no meio da multidão que conhecem e gritam o nome de verdade igual a uns desesperados (risos).
2. Mas por que o nome Rayssa & Ravel?
Rayssa: Ravel é o nome de um menino que achei sozinho na praia pegando tatuí. Me aproximei e perguntei por que ele estava ali e ele disse que é porque apanhava muito da mãe. Eu perguntei o nome dele e ele disse Ravel e achei lindo porque nunca ouvi esse nome na minha vida.
Ravel: E o nome dela foi o sobrinho da Roberta Miranda que achou que Ravel combina com Rayssa.
Rayssa: Que é o nome de uma rainha da Europa.Ravel: Dali para cá ficou Rayssa & Ravel.

3. Como vocês fazem para sempre criar algo novo e não cair no óbvio com tanto tempo de carreira?
Ravel: A gente procura saber tudo o que acontece porque o segredo de tudo é Deus, não tem fórmula. A gente procura se atualizar a cada trabalho que a gente faz até para não cair na mesmice e fazer algo diferente que possa glorificar e exaltar ao nome do Senhor.
4. Como está sendo esse momento na Sony Music?
Rayssa: Momento de muito trabalho, mais do que em outros tempos e os frutos já estamos colhendo que é a retribuição e o carinho do público com testemunhos dizendo que as canções falaram muito ao coração das pessoas e o melhor de Deus ainda está por vir com certeza.
5. Como foi montado o repertório do CD Sonhos de Deus?
Rayssa: Tem só uma canção nossa por incrível que pareça.
Ravel: Tem do Jean Spagnol que é a famosa Tadim dimim e a que é nossa – Virou virou – que escrevemos há dez anos. Este CD é o resgate do nosso estilo sertanejo. Fizemos outros trabalhos em outros estilos, mas esse em especial é o nosso retorno às origens do sertanejo pentecostal que corre em nossas veias. Nós somos nascidos no fogo.
Rayssa: Tem canções do Júnior Maciel que são Sonhos de Deus e Zé Valente. Roberto Reis que é um compositor que nós nunca tínhamos gravado que são as canções Não é o fim e Lágrimas de um campeão. Anderson Freire com Gostinho de quero mais e Já era!. Pastor Amaury do Ministério Fortaleza de Adoração que é o compositor da Nazireu que é uma canção linda que fala sobre Sansão. A Nazireu é uma canção diferente.
Ravel: É marcante, é Bíblia.
Rayssa: Nós conhecemos muitos nazireus que foram presos, cegos...
Ravel: E muitos ainda estão caídos nas mãos dos filisteus e que essa canção sirva como uma mão ajudadora para que ele possa reconhecer e fazer como Sansão fez: orar, reconhecer que errou e pedir a Deus uma vez mais.
6. Como foi gravar com a equipe do Studio Yahoo por onde passaram grandes ícones da música sertaneja como Chitãozinho e Xororó, Daniel e Leonardo?
Ravel: Não só gravar como ser produzido pelo Yahoo, PH Castanheira e Ayra Peres. Já havíamos feito algumas músicas com eles, mas esse CD foi todo produzido por eles minuciosamente em cada detalhe. Foi uma experiência diferente e muito boa por ver o que Deus já estava fazendo lá dentro do estúdio na vida de cada um. Muita gente grava lá e sempre que eles mostravam para as outras pessoas, elas saíam impactadas e a gente vê a mão de Deus agindo desde lá do estúdio.
7. Falem sobre a canção Zé Valente.
Rayssa: Essa canção é uma história que fala de um camarada que não gostava de crente, era mandão, briguento.
Ravel: Até bandido corria dele, mas um dia ele ficou na prova, perdeu família, o dinheiro e a razão.
Rayssa: E pra igreja foi chorando aquele valentão.
Ravel: E agora?
R&R: E o Zé Valente agora é crente. Só grita agora quando dá glória.
Rayssa: É tipo uma tomada de viola, um forrozinho. O CD está uma coisa gostosa.
Ravel: Está pentecostal bem produzido com uma qualidade que vale a pena conferir.
Rayssa: Eu quero frisar uma canção que é Deus proverá. Essa canção é linda que conta a história de Abraão e Isaque contada em uma linguagem diferente da que nós vimos até hoje e o refrão fala que Deus proverá a bênção na sua casa, Deus proverá, não vai lhe faltar nada. É uma canção profética sobre a vida das pessoas. A primeira – Mais um milagre – fala do filho do centurião. Temos ainda três bônus começando na faixa 11 que é a gente falando de amor no estúdio. Eles gravaram e ficou como um modo da gente quebrar um pouco e presentear o público com essas três românticas.

8. E as canções românticas de vocês como O amor marcam até hoje...
Rayssa: Acho que nós somos os únicos cantores que tiveram a ousadia e a coragem de gravar um CD só romântico. Deu tão certo que nós fizemos dois da faixa 01 a 13 todo romântico.
9. E vocês pensam em dar sequência à série Apaixonando você?
Rayssa: Não com esse nome...
Ravel: Não é um projeto para agora. Quem sabe no futuro? Agora nosso negócio é viver os sonhos de Deus. A gente faz planos, mas quem realiza é o Senhor. Eu quero o que Deus tem projetado, quero sonhar e realizar os propósitos e os sonhos de Deus na minha vida.
10. Falem mais sobre as novas canções românticas.
Ravel: Escute com carinho a faixa 13 – Tadim dimim.
Rayssa: Tadim dimim é uma canção para os solteiros, para aquele que está procurando e ainda não encontrou o sapato para o seu pé literalmente. Você nunca diz para sua amada: ‘As muitas águas não vão afogar esse amor’. Você diz: ‘Eu te amo! Eu não vivo sem você! Você é a minha vida!’. É isso que você fala quando ama alguém.
Ravel: A gente fala da maneira que eu falo para a minha esposa.
11. Vocês são muito românticos?
Ravel: Eu acho que eu sou.
Rayssa: Mais que romântico seria Rayssa e Ravel (risos).
Ravel: Eu não sou de dar presente, mas quando eu dou...
Rayssa: Eu não canto para o meu marido, mas eu sou de ligar, escrever email. Ele pode estar em casa e eu mando email pra ele.
Ravel: Eu não gosto desse negócio de mandar email. Eu mando logo um inteiro (risos). A gente é bem romântico.
12. Mas parece que o evangélico tem medo de declarar o que sente...
Ravel: As pessoas acham que crente não sente saudade, que crente não pode ser romântico...
Rayssa: É por isso que muitos casamentos estão em crise dentro da igreja porque falta o romantismo.
Ravel: Nossa preocupação nas músicas românticas é não denegrir a família, é falar do amor que Deus colocou entre o homem e a mulher. Esse é o amor que a gente quer passar, que a pessoa pode pegar o CD e oferecer para sua esposa porque é um trabalho romântico que não fere os princípios bíblicos que nós acreditamos. Não é porque eu sou crente que eu não sinto amor, que eu não posso oferecer uma canção romântica, que eu não sofro de saudade. Crente não sente dor de cotovelo? Alguns, infelizmente tomam um par de galhadas e não é mentira. Você é um ser humano, você está no mundo. Existem várias maneiras de falar de amor e Jesus é a essência do amor, mas um amor verdadeiro que eu sinto pela minha família e é dessa maneira que a gente fala de amor. É uma maneira que você tenha alguma coisa e possa chegar em casa e ouvir com sua esposa, ter alguma coisa evangélica com preceitos bíblicos que tem a finalidade de abençoar a sua casa. Melhor do que você colocar outros CDs...
Rayssa: Aqui quem está cantando são servo e serva de Deus. A linguagem é a linguagem do amor acima de qualquer coisa, mas qual o diferencial dessas canções? Quem está cantando: homem e mulher de Deus para abençoar a sua casa.
Ravel: Se 41% da população é a favor do divórcio para onde está caminhando a família? A primeira instituição criada está indo para onde? Nós somos a favor da família, do casamento, da união entre um homem e uma mulher, de um relacionamento lindo e saudável.
13. Vocês sonham em ouvir suas músicas tocadas em uma novela ou filme?
Ravel: Se for isso que Deus tem, vai ser e vai se realizar. Se não for, Deus vai me abençoar e vai fazer. Irmão, Deus faz porque Ele é Deus.
14. Vocês também gravaram um CD em espanhol. Pensam em se aventurar por essa praia novamente?
Ravel: Si, pero que si.
Rayssa: Olha, a Sony é uma gravadora internacional que tem abertura em todos os países. Quem sabe?
Ravel: Se for sonho de Deus (risos).
15. Um estilo que se tornou uma febre é o sertanejo universitário. Vocês acham que um dia teremos um representante do gênero no meio gospel?
Rayssa: Nós temos três canções nesse estilo: Tadim dimim, Gostinho de quero mais e Vou acreditar. Aí tem um pouquinho de cada coisa. Tem o pentecostal com Avivamento, sertanejo com Não é o fim e Mais um milagre, tem o romântico, tem o universitário, tem a Nazireu. Não tem como não gostar.
16. Falem sobre o Wanderly Macedo que foi o grande incentivador da carreira de vocês.
Rayssa: Ele é nosso pai na fé.
Ravel: Gente boa, homem de Deus. Saudade dele. Tem tempo que a gente não se fala, mas é alguém por quem a gente tem um carinho e um respeito muito grandes por ele, sua família e seu ministério.
Rayssa: Nascer de novo é nossa e dele.
Ravel: Outros cantores também despontaram no cenário gospel com canções dele. Sem dúvida é um homem de Deus com um talento assim abençoador.
17. Ainda falta Deus realizar algum sonho na carreira de Rayssa & Ravel?
Ravel: Rapaz, olha, a Bíblia diz que existe um segredo para que sonhos se realizem. A primeira coisa é sonhar os sonhos de Deus porque os sonhos de Deus jamais serão frustrados porque, às vezes, nem tudo aquilo que eu sonho para minha vida é o que Deus tem sonhado para mim. Às vezes você está querendo uma Mercedes e Deus sonhou para você uma BMW. A melhor coisa que tem é você sonhar os sonhos de Deus porque os sonhos de Deus jamais serão frustrados e o segredo é como diz o final da canção Os sonhos de Deus: se a fé é real, o sonho acontece.


Rayssa
Data de nascimento: 23 de janeiro
Igreja: Batista Monte Hermom em Teresópolis
Time: Flamengo
Música favorita: Todas do novo CD
Comida favorita: No momento só folha, mas eu amo carne de sol com aipim acompanhado com Coca ou Guaraná Zero
Hobby: Twittar e ficar com as minhas filhas em cima da cama, rindo, contando piada e ouvindo as pérolas que a minha filha mais nova me conta. Preciso escrever um livro: Contos de Paloma. Eu escrevo errado no twitter, se não tiver erro não sou eu porque aperto o Enter direto e depois que vejo. Já entro no twitter com o Caps Lock.
Mania: A minha mania é correr atrás do Ravel porque ele anda na frente e não me espera. Você só vai ver Rayssa & Ravel juntos sentados no aeroporto. Enquanto estiver caminhando é o Ravel na frente e eu lá atrás.

Ravel
Data de nascimento: 16 de maio
Igreja: Batista Monte Hermom em Teresópolis
Time: Flamengo
Música favorita: Todas do novo CD
Comida favorita: Frutos do amor, mas dispenso refrigerante
Hobby: Gosto de ficar em casa e curtir bem a família
Mania: Perfeccionista. Não marca comigo às 19h e chega 19h10. Eu também não aguento ficar no meio da bagunça.

Um comentário:

  1. Independente do estilo que eles cantam, Rayssa e Ravel são canais de Deus pra abençoar vidas através do louvor. Cada música é como um remédio para alma, pq eles cantam a Bíblia, a palavra de Deus que libera cura. Mais que fã, admirador sou intercessor. Que Deus derrame sobre eles toda sorte de benção e continue realizando seus sonhos na vida deles, pq os sonhos dEle não cessam. Deus sempre tem algo novo pra nós... o melhor de Deus ainda está por vir.

    ResponderExcluir

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...