14 de agosto de 2014

“Devo sempre fazer tudo com Excelência para o Excelente”

Ele nasceu apenas com 1,5kg e medindo 33 cm – um verdadeiro pingo de gente. Você pode até no conhecer o Valternei Serafim de Souza, mas já ouviu falar pelo menos uma vez do Mr.PinGO. O apelido surgiu justamente pelo tamanho pequeno, mas esse baiano que mora em Brasília se mostra grande por não medir esforços para expandir e profissionalizar cada vez mais a música cristã no Brasil. Nascido em um lar cristão e em um ambiente musical formado pelos tios e pelo avô, o caminho para esse mundo da música era mais que inevitável e isso aconteceu por volta dos 11 anos.

Cada vez mais apaixonado pela música, PinGO se profissionalizou naquilo que ele resolveu levar para a vida toda e chegou a tocar com grandes representantes do gospel nacional como Adhemar de Campos e Cláudio Claro. Agora, ele está envolvido com o lançamento de seu primeiro projeto – o CD #DeDentroPraFora – que reúne vários amigos que ele conquistou ao longo da caminhada e que breve também será lançado em DVD. Confira agora um pouco desta entrevista que Mr.PinGO concedeu ao Gospel no Divã e conheça mais sobre a vida e carreira do músico, cantor, produtor musical, apresentador e, mais do que tudo, adorador.

1. Você começou a se envolver com música aos 11 anos, mas ali já era o prenúncio de que isso seria sua profissão ou encarava mais como uma diversão?
Era um pouco de tudo, diversão, profissão, mas, quando eu vi que já estava tocando pra valer, comecei a levar mais sério a arte e procurei me profissionalizar. Aí eu não parei mais, comecei a tocar em corais, orquestras, bandas.

2. Você andou pelo Brasil ao lado de um coral de 500 vozes. Como essas andanças serviram para moldar seu talento e sua personalidade?
Foi uma escola incrível viajar com aquele coral e tocar naquela orquestra que ajudou muito no meu crescimento tanto musical quanto espiritual. Lembro que fui batizado com Espirito Santo aos 16 anos em uma dessas viagens dentro do ônibus. Nunca me esqueço: dia 14/08/95 à meia-noite saindo de Porto Seguro com destino a Salvador. Também lembro as palhaçadas com os amigos da orquestra, era uma bagunça santa dentro dos quartos, muita piada, alegria... Bons tempos.

Fotos: Divulgação
3. Como e quando aconteceu a estreia na cena gospel e qual foi o momento mais marcante desse início de caminhada?
No ano de 1997 em entrei na Banda Átrios do Rei que já vinha tomando uma grande notoriedade no cenário da música gospel baiana. Naquela época acompanhei juntamente com a banda vários artistas como Adhemar de Campos, Cláudio Claro, Baby do Brasil, Nengo Vieira, dentre outros.

4. Fale um pouco sobre o projeto QUENANI. O que o nome significa e quais têm sido as conquistas com esse projeto?
Quenani significa aperfeiçoar do hebraico e era uma tribo de músicos descrita em Neemias 9.4 – E Jesuá, Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenani se puseram em pé no lugar alto dos levitas, e clamaram em alta voz ao Senhor seu Deus. Sem duvida o Quenani foi um dos melhores presentes que Deus me deu nessa minha caminhada. No ano de 2002 formei um coral de aproximadamente 60 vozes para cuidar e reger e, no ano de 2005, já morando em Brasília, montei uma banda com o mesmo nome só que com uma proposta diferente do coral. Infelizmente, no dia 06/03/2010, o Quenani terminou suas atividades. Creio que em um futuro breve o projeto Quenani possa voltar. Quem sabe? Só Deus sabe!

5. Quando começou o projeto do CD e DVD #DeDentroPraFora? Por que esse nome e por que optou em lançar no formato CD e DVD?
#DeDentroPraFora foi mais outro presente de Deus depois que as atividades do Quenani terminaram em 2010. Fiquei três anos desempenhando outras atividades, comecei a tocar novamente e acompanhar alguns artistas, produzir alguns eventos e, em 2013, surgiu a possibilidade de gravar um CD e DVD. Fiquei surpreso e logo de imediato comecei a compor e Deus me deu o nome #DeDentroPraFora falando da maneira na qual Deus enxerga a humanidade. Ele nos Enxerga #DeDentroPraFora, querendo sempre potenciar o que é de mais valioso que habita dentro do ser humano. Foi assim que saiu o CD e logo também o DVD que conta toda minha história ministerial e nele contém alguns clipes musicais.

6. O que o público pode esperar desse projeto tanto em questão de música quanto de mensagem?
O CD #DeDentroPraFora é um CD pra dançar louvar e evangelizar, rico de elementos musicais brasileiros, muita percussão e metais, que vai do reggae a bossa nova com mensagens de comunhão, louvor,  arrependimento e celebração.

7. Qual foi o momento da gravação do projeto foi o mais marcante?
Foi quando um dos músicos que estava gravando o CD estava desviado dos caminhos do Senhor e, logo após a gravação, de imediato se reconciliou com o Pai.

8. Como foi a escolha das participações especiais?
Foi fácil e simples: chamei amigos de longa data e Deus foi ajustando na medida do possível o repertório. Tudo ficou lindo para a glória de Deus! Quem tem amigos, tem tudo! Marcela Taís, Clayton O’lee, DD Junior, Chris Dantas, Rimador Israel, Jamile Cerqueira, José de Angola, Patricia Rezende e todos músicos deram um show com seus talentos.


9. Além de cantor e produtor você ainda apresenta o programa “Os Verdadeiros”. Como surgiu essa proposta e como é esse lado apresentador do Mr. Pingo?
Surgiu de forma espontânea. Eu recebo muitos e-mails de músicos pedindo conselhos, querendo tirar dúvidas e, vendo essa necessidade, eu quis ajudar essa galera. Peguei uma câmera de um amigo emprestado e filmei as primeiras entrevistas. O engraçado que depois de um ano eles foram ao ar e logo de cara teve uma boa repercussão. Tomei gosto por apresentar programas e creio que em um futuro bem próximo vem novidades por aí (risos). Em breve eu anuncio para vocês do Gospel no Divã.

10. O programa saiu da internet e veio para o “mundo real” com o seminário “Os Verdadeiros” trazendo a palestra “STOP – Erros que um ministro de louvor não deve cometer”. O que mais lhe motivou para implantar esse projeto?
Vendo a necessidade brutal dentro das igrejas, em especial aos grupos de louvor, me arrisquei em escrever um livro e criar esse seminário justamente para repartir um pouco do que aprendi durante essa minha caminhada de músico dentro da igreja. Amo trocar experiências e com isso tenho crescido também.

11. O quanto é importante que o ministério de louvor da igreja entenda que unção e aperfeiçoamento devem andar lado-a-lado?
É de grande valia que o ministério de música entenda que unção e aperfeiçoamento é um casamento. A Bíblia fala em Salmos 33.3 – Louvai ao Senhor com júbilo e TOCAI BEM! Sendo assim devo sempre fazer tudo com Excelência para o Excelente.


Conheça mais sobre Mr.PinGO no site www.mrpingo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, critique, elogie!
Sua opinião é importante para nós
Shalom Adonai



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...